A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Relação de Medicamentos Essenciais RESME -BA. Considerando a infinidade de medicamentos comercializados no país: Cerca de 20 mil especialidades farmacêuticas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Relação de Medicamentos Essenciais RESME -BA. Considerando a infinidade de medicamentos comercializados no país: Cerca de 20 mil especialidades farmacêuticas."— Transcrição da apresentação:

1 Relação de Medicamentos Essenciais RESME -BA

2 Considerando a infinidade de medicamentos comercializados no país: Cerca de 20 mil especialidades farmacêuticas Aproximadamente 2 mil princípios ativos

3 O recurso disponível no Estado é suficiente para adquirir todos os medicamentos prescritos? É realmente necessário adquirir todos os medicamentos prescritos?

4 Lista de Medicamentos Essenciais

5 Medicamentos Essenciais Medicamentos Essenciais são aqueles que satisfazem as necessidades prioritárias de cuidados de saúde da população (OMS, 2002)

6 O que é uso racional de medicamentos? Existe uso racional quando os pacientes recebem medicamentos apropriados a suas necessidades clínicas, em doses adequadas a suas particularidades individuais, por período de tempo necessário e com baixo custo para eles e sua comunidade. Conferência Mundial sobre Uso Racional de Medicamentos, Nairobi, 1985

7 Para que selecionar? A seleção cuidadosa de uma variedade limitada (em torno de 300) de medicamentos essenciais permite Melhor qualidade de atendimento Melhor qualidade de atendimento Mais fácil controle de qualidade Mais fácil controle de qualidade Mais fácil treinamento do profissional Mais fácil treinamento do profissional Melhor informação ao paciente Melhor informação ao paciente Mais fácil auditoria Mais fácil auditoria Hogerzeil HV. The concept of essential medicines: lessons for rich countries. BMJ 2004; 329: Hogerzeil HV. The concept of essential medicines: lessons for rich countries. BMJ 2004; 329:

8 Por que selecionar? Fornecer à população medicamentos mais eficazes, mais seguros e de menor custo Melhores desfechos clínicos Menores riscos Menor custo Maior acesso à população

9 Como selecionar os Medicamentos Essenciais? Este é um processo de avaliação comparativa entre vários medicamentos, fortemente orientado pelo paradigma das condutas baseadas em evidências que segue a melhor investigação farmacológico-clínica disponível no momento e que considera o custo comparativo.

10 Como selecionar os Medicamentos Essenciais? Utilizar critérios de: 1.Eficácia 2.Segurança 3.Conveniência 4.Qualidade 5.Comparação de custo favorável A tomada de decisão deve ser baseada em evidências científicas!!!!!!

11 Comissão de Farmácia e Terapêutica

12 Atribuições Atualizar periodicamente a lista de medicamentos Revisar periodicamente as normas de prescrição Fixar critérios para a obtenção de medicamentos não- selecionados Validar protocolos de tratamento elaborados pelos diferentes serviços Estimular a promoção do uso racional de medicamentos: boletins, cursos, fóruns de debates etc.

13 SELEÇÃO DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS Requisitos imprescindíveis dos membros de comissão de seleção Competência científica Isenção de conflito de interesse É necessário que a equipe seja multidisciplinar

14 PrevistaPublicação da Portaria RESME- BA Dezembro/2008 PrevistaSeminário de lançamento da RESME-BA Março/2009 CumpridaRedação das justificativas das inclusões na RESME-BA 02-31/julho CumpridaRedação final da RESME-BA01/julho CumpridaConsolidação pós-consulta pública 25-30/junho CumpridaConsulta Pública15/maio-15/junho CumpridaFinalização da lista pré-final08-09/maio CumpridaConsolidação Oficinas18/abril CumpridaOficinas Temáticas15-17/abril CumpridaSeminário14/abril CumpridaOficinas Harmonização05-07/março SituaçãoEtapasPeríodo Cronograma Elaboração RESME-BA

15 RESME-BA 345 fármacos 520 apresentações

16 Não se esqueça!!! É necessário adequar a lista à realidade local, observando as condições organizacionais do serviço de saúde, a capacitação e experiência dos profissionais, a quantidade dos medicamentos registrados e disponíveis no país e os recursos financeiros alocados para a saúde.

17 CEFT Lindemberg Assunção Izamara Catanheide Daniela Vitor Alyson Brandão Sóstenes Mistro Adriana Latado Gustavo Mustafa Flávio Will

18 Contatos (71)


Carregar ppt "Relação de Medicamentos Essenciais RESME -BA. Considerando a infinidade de medicamentos comercializados no país: Cerca de 20 mil especialidades farmacêuticas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google