A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Alternativas a Transfusões de Sangue. Alternativas a Transfusões de Sangue 2 Vocês já viram estas mensagens. Sei que pelo menos o Dárcio e o Troza já

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Alternativas a Transfusões de Sangue. Alternativas a Transfusões de Sangue 2 Vocês já viram estas mensagens. Sei que pelo menos o Dárcio e o Troza já"— Transcrição da apresentação:

1 1 Alternativas a Transfusões de Sangue

2 Alternativas a Transfusões de Sangue 2 Vocês já viram estas mensagens. Sei que pelo menos o Dárcio e o Troza já doaram sangue. Mas, serão completamente seguras as transfusões? Será que existem melhores alternativas?

3 Alternativas a Transfusões de Sangue 3 Atenção: O objectivo deste trabalho não é demover ninguém de doar sangue! Antes, é explicar as vantagens médicas, sociais e económicas das alternativas às transfusões!

4 Alternativas a Transfusões de Sangue 4 Porque são necessárias alternativas? 1º - Problemas com as transfusões: Os efeitos adversos das transfusões podem ser classificados em duas categorias: primeiro, as doenças infecciosas transmitidas pelo sangue ou por hemoderivados [HIV, hepatite, malária, Doença de Chagas, …]; segundo, as chamadas reacções transfusionais, que podem ser de natureza imunológica, imediatas ou tardias, e não imunológicas, como reacções febris ou hemolíticas. Acrescente-se à lista outros riscos e complicações relacionados com a terapia transfusional, tais como, erros humanos operacionais (e. g., transfusão de tipagem errada do sangue) e a imunomodulação, i.e., a supressão do sistema imunológico do paciente, provocando aumento das chances de contrair infecções pós-operatórias e de recidiva de tumores. Concordemente, Roger Y. Dodd, chefe do Laboratório de Doenças Transmissíveis, da Cruz Vermelha Americana, comenta: Actualmente, o único meio de assegurar a completa ausência de risco é evitar totalmente as transfusões. A pesquisa na moderna literatura médica expõe o erro de presumir que a transfusão de sangue seja sempre uma terapia que salva a vida. Ela também pode reduzir a probabilidade de o paciente continuar vivo.

5 Alternativas a Transfusões de Sangue 5 Porque são necessárias alternativas? 2º - Rejeição de transfusões: Existem pessoas, onde estou incluído, que rejeitam transfusões de sangue por questões religiosas (Testemunhas de Jeová – que seguem a orientação bíblica de se abster de sangue – Atos 15:28, 29) Existem outros individuos que devido às razões do diapositivo anterior também rejeitam as transfusões. (Dr. Shander: In 1998 the number of patients who refused blood for personal reasons exceeded the number of patients who refused blood for religious reasons. Dr. Spahn: In our center those requesting bloodless medicine are usually extremely well- informed patients.) 3º - Custos Como os pacientes demoram mais tempo a recuperar custam mais dinheiro ao hospital. (Dr. Shander: There is a 25-percent reduction of cost with bloodless medicine.Dr. Boyd: If only for that reason, we should use it.)

6 Alternativas a Transfusões de Sangue 6 E passando ao trabalho em si …… Quais são os Tratamentos Alternativos à Transfusão? Aqui vão só alguns tratamentos: 1º - Eritropoietina Aumenta o número de glóbulos vermelhos, o que é essencial antes da operação (assim com a mesma perda de sangue ainda se fica com um número razoável de eritrócitos) e depois (para tratar a anemia).

7 Alternativas a Transfusões de Sangue 7 2º - Expansores de plasma Visto que o maior problema da hemorragia é a perda de volume (com pouco volume o sangue não tem pressão suficiente para irrigar todo o corpo) existem expansores de plasma que normalizam o volume sanguíneo, que cada vez são mais baratos. 3º - Instrumentos cirurgicos hemostásicos electrocautério/electrocirurgia; bisturi ultra-sónico; coagulador com raio de argon; ablação térmica por radiofrequência; dissector com jacto de água; dispositivo de microondas; laser.

8 Alternativas a Transfusões de Sangue 8 4º - Hemodiluição Esta é uma estratégia interessante; é retirada do paciente uma quantidade de sangue (mas que está sempre em contacto com o sistema circulatório do paciente) e é-lhe administrado substituinte de plasma. Assim, quando é perdido sangue durante a operação perdem-se poucos glóbulos vermelhos e vai entrando o sangue retirado. No final da operação retira-se o volume de plasma em excesso. 5º - Tampão de cola de fibrina A cola de fibrina é um coagulante. O tampão de cola de fibrina é utilizado para estancar a hemorragia em áreas de corte, p.ex. numa cirurgia em que é retirado um bocado de figado é colocado um tampão na área cortada. E agora a mais impressionante alternativa....

9 Alternativas a Transfusões de Sangue 9 6º - Recuperação intra-operatória (cell saver) Durante a operação há uma hemorragia, há sangue derramado. O que se faz então? Imaginem uma máquina que aspira esse sangue, retira as impurezas e volta a difundi-lo no paciente. Apresento-vos o Cell Saver.

10 Alternativas a Transfusões de Sangue 10

11 Alternativas a Transfusões de Sangue 11

12 Alternativas a Transfusões de Sangue 12 Isto são apenas algumas coisas que tenho sobre este assunto. Ah, e existem muitos mais procedimento que podemos falar. Portanto.... Temos trabalho ou não !?!?


Carregar ppt "1 Alternativas a Transfusões de Sangue. Alternativas a Transfusões de Sangue 2 Vocês já viram estas mensagens. Sei que pelo menos o Dárcio e o Troza já"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google