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O processo de aprendizagem em uma perspectiva sócio-interacionista: ensinar é necessário, avaliar é possível Eloiza Gomes de Oliveira – Uerj Cláudia Capello.

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1 O processo de aprendizagem em uma perspectiva sócio-interacionista: ensinar é necessário, avaliar é possível Eloiza Gomes de Oliveira – Uerj Cláudia Capello – Uerj Marta Lima Rego – Uerj Raquel Villardi - Uerj

2 Abordagem sócio-interacionista Aprendizagem realizada na interação Dimensão coletiva Vigotsky: aprendizagem deflagradora de processos internos de desenvolvimento mental Dois níveis de conhecimento: real e potencial Zona de desenvolvimento proximal: distância entre o conhecimento real e o potencial Segundo o sócio-interacionismo, interação significa afetação mútua

3 Sócio-interacionismo na Educação à Distância Interação tutorial Indivíduo como sujeito do processo de aprendizagem EADi: estrutura-se sobre 3 elementos: Material didático Ambientes virtuais de aprendizagem Tutoria

4 Ambientes virtuais de aprendizagem Incentivo da reflexão crítica e da possibilidade de escolhas Etapas da construção desses ambientes: 1a: opção por uma matriz epistemológica educacional 2a: escolha da tecnologia adequada à realidade dos atores envolvidos no processo 3a: trabalho de equipes multidisciplinares

5 As comunidades virtuais e as ferramentas dos ambientes virtuais de aprendizagem Comunidade virtual: articulação de um grupo que possui os mesmos interesses e se une em busca de objetivos comuns. Ambientes virtuais: WebCT, AulaNet e TelEduc. Ferramentas de comunicação síncrona: sala de aula virtual, sala de trabalho em grupo, ICQ interno, tutor on line, café virtual. Ferramentas de comunicação assíncrona: lista de discussão, mural, fórum de discussões, debate virtual, prova virtual, , perfil, portfólio, biblioteca virtual e tira-teima.

6 Avaliar é possível Avaliação com nível de abrangência compatível com a abordagem proposta, envolvendo: O aprendente, com suas funções cognitivas e níveis de conhecimento O ensinante, com sua visão do processo e suas expectativas A interação entre ambos O processo ensino-aprendizagem como um todo

7 Estratégias de avaliação na EADi Estratégias de aprendizagem Processos cognitivo-emocionais sensibilizaçãoMotivação, formação de atitudes, controle emocional, auto-estima atençãoAtenção global ou seletiva e fixada ou meta atenção aquisiçãoCompreensão, retenção, transformação personalizaçãoCriatividade, pensamento crítico, auto- regulação recuperaçãoPrimárias(relação entre o aluno e o material) e secundárias (aluno e ambiente)

8 Atributos da avaliação sócio- interacionista Enfoque pedagógico consistente e coerente com a proposta de curso Explicitação de metas, critérios e padrões Proposição de atividades autênticas e holísticas Grau facilitador da estrutura avaliativa Característica formativa conjugada com as características diagnóstica e formativa Consciência do contexto de aprendizagem, em interação com as características do aprendente

9 Proposta de avaliação Estratégias de aprendizagem Situações avaliativas aplicáveis à Educação à Distância sensibilizaçãoExercícios diagnósticos, atividades auto-avaliativas, debates virtuais atençãoAtividades que exijam percepção de detalhes, auto-correção, consultas aquisiçãoAvaliações presenciais e a distância, utilizando ferramentas de interação personalizaçãoAtividades propostas pelos alunos, participação em listas e fóruns recuperaçãoAtividades de revisão dos conteúdos, trabalhos em grupo


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