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Paulo Oliveira. Cenário conhecido... Quando se aproxima a data de entrega de uma release de software... Elevado volume de defeitos a corrigir... Processos.

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1 Paulo Oliveira

2 Cenário conhecido... Quando se aproxima a data de entrega de uma release de software... Elevado volume de defeitos a corrigir... Processos agora só atrapalham.. Intenso trabalho extra... Finais de semana dedicados a trabalho, X-Burguer, pizza e coca-cola...

3 Outro cenário conhecido... Quando a release finalmente é entregue... O prazo foi excedido... Os requisitos estão incompletos... A qualidade do código... A equipe está exausta e com moral abatida...

4 Alguém resolveu fazer alguma coisa! Metodologias Ágeis Programação extrema - XP SCRUM Desenvolvimento orientado a testes. Desenvolvimento Adaptativo - ASD. Processo Unificado Ágil

5 Manifesto ÁgilPreferimos indivíduos e interações software funcional colaboração do cliente (mesma equipe) respostas rápidas a mudanças a processos e ferramentas documentação detalhada negociação de contrato seguir um plano à risca Clássico Ágil

6 Mais princípios do Manifesto Ágil... Satisfação do cliente entregando rapidamente e continuamente softwares funcionais Softwares funcionais são a principal medida de progresso do projeto Até mesmo mudanças tardias de escopo no projeto são bem-vindas Cooperação constante entre pessoas que entendem do 'negócio' e desenvolvedores Os indivíduos são motivados, entre os quais existe relação de confiança Excelência técnica Simplicidade Rápida adaptação às mudanças

7 Origens do Scrum Nome: Estratégia em um jogo de rugby onde jogadores colocam uma bola quase perdida novamente em jogo através do trabalho em equipe. Utilizar princípios do Manifesto Ágil para Gerenciamento do processo de desenvolvimento de software. OBS: Até então os métodos que seguem o Manifesto Ágil eram focados no processo de desenvolvimento e não na Gestão.

8 Visão Geral do Scrum Papéis Product Owner Scrum Master Equipe Processo Reunião de planejamento de Sprint Reunião diária Reuniãp de revisão de Sprint Artefatos Product backLog Sprint backlog Burndown chart Scrum

9 Papeis - Product Owner Faz a interface com o cliente Pode ser o próprio cliente. Estabelece a lista de requisitos do produto - Product Backlog É responsável pela rentabilidade do produto (ROI) Prioriza os requisitos de acordo com o valor para o negócio Aceita ou rejeita os resultados do trabalho

10 10 Artefato - Product Backlog Lista de requisitos Priorizada pelo valor ao negócio Requisitos visíveis pelo cliente Requisitos técnicos A equipe estima o custo de desenvolvimento

11 11 Visão geral do processo 2 a 4 semanas 24 hrs Product Backlog Sprint Backlog Incremento potencialmente implantável do produto Sprint Planning Meeting Sprint Review Meeting Daily Scrum Meeting Selected Product Backlog Burndown Chart Sprint

12 Papeis - Scrum Master Responsável pelo sucesso do Scrum Ensina a equipe Implementa o Scrum na Empresa Lidera as reuniões diárias Dá soluções aos impedimentos Viabiliza a cooperação entre todos os papéis e funções Firewall, protege a equipe de interferências externas

13 Papeis - Equipe 7 +ou- 2 membros Escolhe as funcionalidades a serem desenvolvidas em cada interação A equipe se auto-gerencia, se auto-organiza Todos são coletivamente responsáveis pelo sucesso de cada iteração Ao final apresenta os resultados ao Product Owner

14 14 Processo – Reunião de planejamento de Sprint Ocorre no início de cada sprint Dividida em duas reuniões 2 a 4 semanas 24 hrs Product Backlog Sprint Backlog Incremento potencialmente implantável do produto O Product Owner e a Equipe definem em comum acordo qual será o próximo incremento do produto Duração usual: 4 horas Selected Product Backlog Estimativa

15 15 Processo – Reunião de planejamento de Sprint Segunda reunião 2 a 4 semanas 24 hrs Product Backlog Sprint Backlog Incremento potencialmente implantável do produto A equipe reúne-se sob a liderança do Scrum Master e define o Sprint Backlog

16 16 Sprint 1 Tarefa 18 Tarefa 24 Tarefa 38 Tarefa 416 Artefato - Sprint Backlog Tarefa 18 Tarefa 24 Tarefa 38 Tarefa 416 Artefato resultante da segunda reunião de planejamento do sprint Detalhamento dos itens do product backlog a serem implementados Lista de tarefas necessárias para implementar cada requisito As tarefas são quebradas em pedaços realizáveis em menos do que 2 dias

17 17 Processo – Reunião diária o Ocorre diariamente, numa mesma hora e local o Três perguntas são respondidas por todos: 1. O que você fez ontem? 2. O que você pretende fazer hoje ? 3. Quais obstáculos estão impedindo que você atinja os compromissos assumidos no sprint? 2 a 4 semanas 24 hrs Product Backlog Sprint Backlog

18 18 Artefato - Gráfico de Burndown O esforço inicial é estimado na reunião de planejamento do sprint O gráfico de burn down do produto mostra diariamente se o projeto está em conformidade com o plano

19 19 Reunião de Revisão do Sprint Ocorre ao final de cada sprint com duração fixa de 4 horas 2 a 4 semanas 24 hrs Product Backlog Sprint Backlog Incremento potencialmente implantável do produto Primeira parte da reunião: Equipe apresenta o incremento para o Product Owner. Duração usual: 2 horas Segunda parte da reunião: Retrospectiva Lições aprendidas entre a equipe r sob a liderança do scrum master Duração usual: 2 horas

20 20 Primeiros dias de uma sprint pequena...

21 21 No meio de uma sprint grande...

22 Quem usa o Scrum? Microsoft Yahoo Google Electronic Arts High Moon Studios Lockheed Martin Philips Siemens Nokia Capital One BBC Intuit Nielsen Media First American Real Estate BMC Software Ipswitch John Deere Lexis Nexis Sabre Salesforce.com Time Warner Turner Broadcasting Oce

23 23 Mais Informações Agille Alliance - Scrum Alliance -

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