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Desenvolvimento de Jogos: Introdução
Maurício Gomes criadordejogos.wordpress.com @criadordejogos blog.agfgames.com @agfgames
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O que é um jogo? Definição de Chris Crawford: Expressão criativa.
Interatividade Objetivo Adversário Interferência
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Expressão Criativa
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Interatividade
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Objetivo
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Adversário
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Interferência
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Do que um jogo é composto?
Regras: Todos os jogos Conteúdo: Quase todos os jogos Programa: Somente em sistemas programáveis.
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Regras
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Homo Ludens O ser humano (e outros animais também) aprende jogando.
O ser humano é um animal único, por demandar aprender coisas a vida inteira e ter aversão a tédio. As regras de um jogo devem ensinar, treinar e depois testar.
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Ensinar
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Treinar
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Testar
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Fluxo
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Profissão Projestista de Jogos
Conhecido em países de língua inglesa como “Game Designer” Existe para escrever, testar e corrigir as regras. Game Design Document, GDD
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Conteúdo
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Conteudo deve dar retorno
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Conteudo deve chamar atenção
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Conteudo deve ter algum sentido
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Sons causam impacto Ninguém esquece música boa de seus jogos preferidos. Efeitos sonoros também passam informação. Tudo o que foi dito anteriormente também vale para sons, música, roteiro e qualquer outro tipo de arte.
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Profissões Artista conceitual Desenhista Modelador Animador Músico
Engenheiro de Som Roteirista
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Programação / Engenharia
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Motores Desnecessário reinventar a roda Motores para todos os gostos
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Linguagens Linguagens baixo e alto nível
Linguagens compiladas e interpretadas Linguagens com ou sem controle automático de memória Linguagens para manipulação numérica ou de lista
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Critérios Velocidade Plataforma Facilidade de uso
Quantidade de bibliotecas Estabilidade
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Unidade discreta de tempo
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Profissão programador
Monta o jogo a partir das regras Cria ferramentas Exibe o conteúdo Technical Design Document (TDD)
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