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RACIOCÍNIO LÓGICO Aula 6 – Análise de Gráficos. RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 RACIOCÍNIO LÓGICO Conteúdo Programático desta aula Gráficos.

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1 RACIOCÍNIO LÓGICO Aula 6 – Análise de Gráficos

2 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 RACIOCÍNIO LÓGICO Conteúdo Programático desta aula Gráficos Análise e Interpretação de Gráficos D ASS

3 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 Tipos de Gráficos Diagramas Gráficos geométricos dispostos em, no máximo, duas dimensões. Cartogramas Ilustrações relativas a cartas geográficas. Pictogramas Processo gráfico no qual constam figuras.

4 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 Diagramas Gráfico em linha ou em curva. Gráfico em colunas ou em barras. Gráfico em colunas ou em barra múltiplas. Gráfico em setores. Cartogramas Pictogramas

5 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 Gráficos em Linha ou em Curva Utiliza uma linha poligonal. Utiliza o Sistema de Coordenadas Cartesianas.

6 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 Gráficos em Linha ou em Curva

7 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 Mortalidade Infantil: Brasil nos últimos 30 anos ALVO

8 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 A tempe ( ) A temperatura máxima observada foi de 30 °C V ou F?

9 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 A tempe ( F ) A temperatura máxima observada foi de 30 °C V ou F?

10 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 A tempe ( ) Às 09:00 horas a temperatura era mais elevada do que às 08:00 horas. V ou F?

11 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 A tempe ( F ) Às 09:00 horas a temperatura era mais elevada do que às 08:00 horas. V ou F?

12 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 ( ) A variação das temperaturas observada foi de 6 °c. V ou F?

13 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 ( V ) A variação das temperaturas observada foi de 6 °c. V ou F? D Ass

14 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 Gráfico em Colunas Utiliza retângulos dispostos verticalmente. Os retângulos têm a mesma base e as alturas são proporcionais aos respectivos dados.

15 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 Gráfico em Colunas

16 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 Gráficos em Barras Utiliza retângulos dispostos horizontalmente. Os retângulos têm a mesma altura e os comprimentos das bases são proporcionais aos respectivos dados

17 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 Gráfico em Colunas/Barras Múltiplos Representa simultaneamente dois ou mais fenômenos estudados com o objetivo de compará-los.

18 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 Gráfico em Setores Gráficos de pizza. Construído com base em um círculo, dividido em setores, de acordo com o numero de parcelas. Os disponíveis no círculo são repartidos proporcionalmente. Regra de 3 simples, onde a soma de todas as parcelas corresponde a Ressalta a participação de cada parcela no todo.

19 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 No Brasil, há 24,5 milhões de pessoas com deficiência

20 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 Levantamento dos óbitos ocorridos nos últimos 25 anos, no município de Maratá-RS (município com menos de habitantes. 1994

21 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6

22 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 Alvo

23 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 ( ) Público em sua maioria jovem, até 34 anos. ( ) Público em sua maioria feminino, de idade avançada. ( ) Público em sua maioria pertencente à classe E e masculino. Perfil do público que acompanha ou pratica basquete e assiste a TV Globo

24 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 ( V ) Público em sua maioria jovem, até 34 anos. ( F ) Público em sua maioria feminino, de idade avançada. ( F ) Público em sua maioria pertencente à classe E e masculino. Perfil do público que acompanha ou pratica basquete e assiste a TV Globo D Ass

25 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 Cartograma Representam a cartas geográficas Objetivo: apresentar dados estatísticos relacionados com áreas geográficas ou políticas. Utilizado em Geografia, História e Demografia.

26 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 Cartograma

27 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 Câncer de mama

28 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 Cartograma

29 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 Mortalidade Infantil É um índice que mede a relação do número de crianças que morrem antes de completar um ano de vida calculado a cada mil crianças nascidas vivas. Cartograma

30 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 Taxa Mortalidade Infantil Mundial Baixa até 10 por mil ( verde) Moderada até 29 por mil ( amarelo) Alta até 54 por mil ( laranja) Altíssima 55 ou mais por mil ( vermelho)

31 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 Cartograma

32 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 Processo gráfico no qual constam figuras. População Urbana no Brasil em 1980 (x10) Pictograma

33 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 Pictograma Alvo

34 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 ( ) Em 2007 são 16 mil hectares de florestas queimadas. ( ) Em 2005 são 128 mil hectares de florestas queimadas. Pictograma

35 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 ( V ) Em 2007 são 16 mil hectares de florestas queimadas. ( V ) Em 2005 são 128 mil hectares de florestas queimadas. Pictograma

36 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 ( ) Em 1972 a produção foi abaixo da média. ( ) Em 1974 a Produção foi máxima. ( ) De 1970 a 1975 a produção cresceu sempre

37 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 ( V ) Em 1972 a produção foi abaixo da média. ( V ) Em 1974 a Produção foi máxima. ( F ) De 1970 a 1975 a produção cresceu sempre

38 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 Amostra dos alunos de uma escola sobre os seus desportos preferidos. Qual a relação entre os alunos que preferem futebol e volei?

39 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 Amostra dos alunos de uma escola sobre os seus desportos preferidos. Qual a relação entre os alunos que preferem futebol e volei? Futebol 2x Volei

40 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 Qual foi o aumento de produção entre os anos de 1996 e 1997? Pictograma

41 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 Qual foi o aumento de produção entre os anos de 1996 e 1997? Pictograma = 3245 ha

42 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 A cor que os alunos preferem em um determinado Jardim de Infancia. Quantos preferem a cor azul? Pictograma

43 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 A cor que os alunos preferem em um determinado Jardim de Infancia. Quantos preferem a cor azul? 11 alunos Pictograma

44 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 Quantos livros de autores portugueses se venderam? Qual foi o genero de livro menos vendido nesse mês?

45 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 Quantos livros de autores portugueses se venderam? 250 Qual foi o genero de livro menos vendido nesse mês? Historia/Filosofia

46 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 ( ) Lúcia tem mais moedas da Austrália do que do Canadá. ( ) O país do qual a Lúcia possui mais moedas é a Suíça.

47 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 ( F ) Lúcia tem mais moedas da Austrália do que do Canadá. ( V ) O país do qual a Lúcia possui mais moedas é a Suíça.

48 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 ( ) Lúcia tem mais 3 moedas do Brasil do que da Africa do Sul ( ) O número de moedas que a Lúcia tem na sua colecção é 84.

49 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 ( V ) Lúcia tem mais 3 moedas do Brasil do que da Africa do Sul ( V ) O número de moedas que a Lúcia tem na sua colecção é 84.

50 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 Observe o gráfico abaixo que retrata a Taxa de Mortalidade Infantil (TMI), segundo dados do SIAB para a região metropolitana de Goiânia, e considere as afirmações: (I) A Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) para a região metropolitana de Goiânia-SIAB, em 2002 é maior do que a Taxa de Mortalidade Infantil TMI do Brasil. (II) Entre os anos de 2000 e 2002 as estimativas para o Brasil mostraram pequena redução. (III) A menor Taxa de Mortalidade Infantil, entre os anos de 2000 e 2002, foi a de Goiânia.

51 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 (I) A Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) para a região metropolitana de Goiânia-SIAB, em 2002 é maior do que a Taxa de Mortalidade Infantil TMI do Brasil.

52 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 (I) A Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) para a região metropolitana de Goiânia-SIAB, em 2002 é maior do que a Taxa de Mortalidade Infantil TMI do Brasil. VERDADE

53 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 (II) Entre os anos de 2000 e 2002 as estimativas para o Brasil mostraram pequena redução.

54 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 (II) Entre os anos de 2000 e 2002 as estimativas para o Brasil mostraram pequena redução. VERDADE

55 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 (III) A menor Taxa de Mortalidade Infantil, entre os anos de 2000 e 2002, foi a de Goiânia.

56 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 (III) A menor Taxa de Mortalidade Infantil, entre os anos de 2000 e 2002, foi a de Goiânia. VERDADE

57 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 De acordo com o IBGE. A informática está longe de ser democratizada no Brasil, onde muitas pessoas não sabem utilizar um computador e outras nunca estiveram diante de um. Porém, não se pode negar que o surgimento dos computadores pessoais fez com que a informática se espalhasse pelo mundo de tal forma que o Brasil não ficasse de fora. Hoje, 10,6 % da população brasileira têm microcomputadores. Esta conclusão foi pautada no Censo Demográfico de 2000 e está retratada no gráfico abaixo. Observe as afirmativas abaixo com relação aos bens de consumo pesquisados:

58 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 (I) O bem de consumo mais utilizado é o serviço de Iluminação Elétrica.

59 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 (I) O bem de consumo mais utilizado é o serviço de Iluminação Elétrica. VERDADE

60 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 (II) O ar condicionado é mais utilizado que o microcomputador.

61 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 (II) O ar condicionado é mais utilizado que o microcomputador. FALSO

62 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 (III) A coleta de lixo é um serviço menos utilizado que a linha telefonica.

63 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 (III) A coleta de lixo é um serviço menos utilizado que a linha telefonica. FALSO

64 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 Observe o gráfico referente a uma pesquisa ( "Anatomy of an Entrepreneur: Family Background and Motivation) que consultou 549 empreendedores de sucesso. Considerando as porcentagens aproximadas, quantos desses empreendedores são os primeiros a abrir um negócio na sua família?"Anatomy of an Entrepreneur: Family Background and Motivation

65 RACIOCÍNIO LÓGICO Análise de Gráficos – AULA 6 Observe o gráfico referente a uma pesquisa ( "Anatomy of an Entrepreneur: Family Background and Motivation) que consultou 549 empreendedores de sucesso. Considerando as porcentagens aproximadas, quantos desses empreendedores são os primeiros a abrir um negócio na sua família?"Anatomy of an Entrepreneur: Family Background and Motivation 52% de 549


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