A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Estádios dos 3 Grandes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Estádios dos 3 Grandes"— Transcrição da apresentação:

1 Os Estádios dos 3 Grandes
Sporting C.P. S.L. Benfica F.C. Porto

2 Estádio da Luz O Estádio da Luz, ou Estádio do Sport Lisboa e Benfica (nome oficial), está situado na capital de Portugal, Lisboa, e foi inaugurado no dia 25 de Outubro de 2003 num jogo amigável contra a equipa uruguaia do Nacional que o Sport Lisboa e Benfica venceu com um resultado de 2-1, sendo que mais tarde no primeiro jogo de carácter oficial saiu derrotado. No âmbito da realização do Euro 2004 e devido à dimensão associativa do clube, foi demolido o antigo Estádio da Luz e foi construída este novo estádio em local adjacente - a nova Catedral do futebol dos benfiquistas. O antigo estádio foi inaugurado a 1 de Dezembro de 1954 e chegou a ter capacidade para 120 mil espectadores sentados, embora mais tarde tenha visto a sua lotação máxima reduzida para 80 mil espectadores. A antiga luz teve vários pontos altos sendo complicado realçar poucos, entre vários espectáculos futebolísticos míticos houve a final da taça UEFA entre Sport Lisboa e Benfica - Anderlecht ou a final do campeonato do mundo de sub-21 que Portugal venceu num jogo de estádio cheio.

3 Estádio da Luz Em 7 de Julho de 2007 será o palco da apresentação pública das Sete maravilhas do Mundo Moderno, assim como, das Sete maravilhas de Portugal, eventos que se encontram em votação via internet, entre outros meios. Inauguração: 25 de Outubro de 2003 Jogo inaugural: Benfica - Nacional (Uruguai) 2-1 Primeiro jogo oficial: Benfica - Beira Mar 3-2 Capacidade: lugares

4 O estádio do Dragão é um estádio de futebol localizado no Porto
O estádio do Dragão é um estádio de futebol localizado no Porto. É propriedade do Futebol Clube do Porto, que aí normalmente joga os seu jogos em casa. Tem uma capacidade de espectadores, todos sentados. Foi inaugurado em 16 de Novembro de 2003 num jogo particular com o FC Barcelona e utilizado em 2004 em cinco jogos do Euro 2004, foi palco do jogo inaugural deste grande evento desportivo, disputado entre Portugal e a Grécia no dia 12 de Junho, onde a equipa anfitriã foi derrotada por 2-1. Aqui também tiveram lugar os jogos da fase de grupos Alemanha - Holanda e Itália - Suécia, a 15 e 18 de Junho, respectivamente, e ainda o jogo dos quartos-de-final entre a República Checa e a Dinamarca, e a meia-final que opôs a Grécia e a República Checa. O estádio teve uma construção conturbada. Durante a construção, conflitos entre o presidente do clube, Jorge Nuno Pinto da Costa e o presidente da autarquia, Rui Rio, levaram a sucessivas paragens na obra e adiamentos. O estádio foi projectado pelo arquitecto Manuel Salgado e custou cerca de 98 milhões de euros, dos quais 18.5 milhões pagos pelo Estado.

5 Alvalade XXI O Estádio José Alvalade foi inaugurado a 10 de Junho de Uma das principais características deste estádio era a sua pista de atletismo feita em tartan. Pista que antes de ser colocado o piso sintéctico também serviu muito o ciclismo, inclusivé chegadas da Volta a Portugal. Mais tarde, em 1983, por força do Presidente João Rocha, concretizou-se uma velha ambição de todos os sportinguistas, para que as instalações do estádio fossem melhoradas, assim foi feito o “fecho” do Estádio através da construção da chamada Bancada Nova, que substituiu o peão herdado do recinto anterior. O espaço por debaixo da bancada foi muito bem aproveitado entre outras coisas para a construção de uma piscina e de um pavilhão para as restantes modalidades desportivas.

6 Alvalade XXI Foi em 2002 que se realizou a última festa da conquista do título de campeão nacional no antigo estádio, onde a equipa era aguardada, pois o jogo tinha sido realizado no norte no país. Já a comemoração do título de campeão nacional em 2002, foi feita nas ruas de Lisboa,e a equipa aplaudida na Camara Municipal de Lisboa. Alvalade XXI é o nome do actual complexo onde se encontra o Estádio José Alvalade, pertença do Sporting Clube de Portugal, inaugurado a 6 de Agosto de 2003, inauguração esta apadrinhada pelo clube inglês Manchester United. Este estádio vanguardista, que conta com 52 mil lugares, todos sentados e cobertos, deve ao seu nome a um dos fundadores do clube, José Alvalade, neto do Visconde de Alvalade, e foi desenhado pelo arquitecto Tomás Taveira. Dos estádios do Euro 2004, era o único a ser construído mesmo que o evento não se realizasse, e substituiu o antigo Estádio José Alvalade, construído em 1956 e demolido em 2003. A 18 de Maio de 2005 recebeu a final da Taça UEFA, disputada entre o próprio Sporting Clube de Portugal e o CSKA de Moscovo, vencida pela equipa russa.

7 Identificação do Aluno
Chamo-me Joaquim Massapina; Tenho 14 anos Sou SPORTINGUISTA Gosto dos escalfas Futuramente quero ser actor…


Carregar ppt "Os Estádios dos 3 Grandes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google