A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LÍNGUA PORTUGUESA Camila, Irene, Rita.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LÍNGUA PORTUGUESA Camila, Irene, Rita."— Transcrição da apresentação:

1 LÍNGUA PORTUGUESA Camila, Irene, Rita

2 Núcleo Pedagógico – DER Jundiaí

3 Língua Portuguesa Em Língua Portuguesa, para as séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, recomenda-se observar : linguagem oral, se o aluno expõe, de forma clara, suas ideias; se consegue argumentar em defesa de seu ponto de vista e se utiliza a fala de forma adequada a diferentes interlocutores e situações de comunicação.  leitura, se o aluno compreende e é capaz de se expressar sobre o que lê; se reconhece e diferencia os diversos suportes textuais e os gêneros textuais já estudados, e quais relações estabelece com o texto literário. Núcleo Pedagógico – DER Jundiaí

4 produção escrita do aluno, é importante verificar se escreve convencionalmente, sem marcas de oralidade e se escolhe estruturas composicionais adequadas ao tipo de texto e ao objetivo a que se propõe. É relevante verificar, ainda, se há clareza e coerência em seu texto e se consegue utilizar adequadamente os elementos coesivos.  análise linguística busca-se a reflexão sobre o uso da língua sob dois aspectos: o primeiro refere-se à decisão sobre a melhor forma de registrar as ideias, de forma clara, coerente e coesa, sem erros ortográficos e de pontuação; o outro aspecto diz respeito às classificações ou às referências às regras gramaticais.Fonte: ORIENTAÇÕES PARA O PLANEJAMENTO ESCOLAR 2013 p Núcleo Pedagógico – DER Jundiaí

5 CADERNOS DO PROFESSOR E DO ALUNO CADERNOS DE LITERATURA : EF e EM
GÊNEROS DO DISCURSO LITERATURA CADERNOS DO PROFESSOR E DO ALUNO CADERNOS DE LITERATURA : EF e EM Livro didático, paradidático, jornais, revistas, vídeos, filmes. Núcleo Pedagógico – DER Jundiaí

6 Avaliação em Processo:
Ações Avaliação em Processo: elaboração de um plano de ação referente as dificuldades apresentadas pelos alunos. Sala de Leitura: parceria com o Instituto Ayrton Senna: formação dos professores da sala de leitura centralizada e descentralizada; acompanhamento às salas de leitura; orientações técnicas; atendimento aos professores. Chaves de Leitura: transmitir informações sobre as ações para a implementação do Currículo, bem como orientar a leitura e análise de textos de Literatura Brasileira e Portuguesa e seus vínculos com temas da cultura clássica.    Núcleo Pedagógico – DER Jundiaí

7 Caminhos da Escrita: tematizar o ensino de conhecimentos linguísticos de acordo com o Currículo de Língua Portuguesa; compartilhar projetos de formação para o ensino de produção textual realizados nas Diretorias de Ensino. Curso: SD Aprendendo por meio de resenhas – (online) – Olimpíada de LP Escrevendo o futuro - Inscrições 25/02/2013 – 14 h. Núcleo Pedagógico – DER Jundiaí

8 Olimpíada de Redação – Município de Jundiaí
Concursos: Olimpíada de Redação – Município de Jundiaí Concurso Literário – AMLAC – Município de Vinhedo Concurso: “A Literatura Poética de Vinícius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade” – Secretaria da Educação - SEE Núcleo Pedagógico – DER Jundiaí

9 PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
PROPOSTA DE LEITURA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL (OBRIGATÓRIA) 6º. ANO: Violino Cigano-Regina Machado; Fábulas de La Fontaine; Bolsa Amarela-Lygia Bojunga ; De repente nas profundezas do bosque – Amós OZ; Lendas da África- Júlio Emílio Braz e Mauríco Veneza; Poesia de cordel-Patativa do Assaré. 7º. ANO: O gênio do Crime – Marcos Rey, Indez – Bartolomeu Campos Queiroz. Núcleo Pedagógico – DER Jundiaí

10 8º. ANO: Os 13 contos de Amor- Rosa Maria Strausz; D
8º. ANO: Os 13 contos de Amor- Rosa Maria Strausz; D.Quixote-Miguel de Cervantes; Histórias de mistério – Lygia Fagundes Telles; O aprendiz de feiticeiro – Mário Quintana. 9º. ANO: As 100 melhores histórias da mitologia – A . S.Franchine/Carmen Seganfredo; O cão dos Baskerville-Sir Arthur Conan Doyle Núcleo Pedagógico – DER Jundiaí Til – José de Alencar

11 PROPOSTA DE LEITURA PARA ENSINOMÉDIO
(OBRIGATÓRIA) D.Casmurro-Machado de Assis; Laços de família-Clarice Lispector; Agosto-Rubem Fonseca; De moto pela América Latina – Che Guevara, Morte e Vida Severina-João Cabral de Melo Neto Nova Antologia Poética – Vinícius de Moraes 1ª. SÉRIE Viagens na minha terra : Almeida Garret A cidade e as serras – Eça de Queirós Til – José de Alencar Núcleo Pedagógico – DER Jundiaí

12 Memórias de um sargento de Milícias – Manuel Antônio de Almeida
2ª. SÉRIE Memórias de um sargento de Milícias – Manuel Antônio de Almeida Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis Capitães da areia – Jorge Amado 3ª. SÉRIE O cortiço – Aluísio Azevedo Vidas Secas – Graciliano Ramos Sentimento do mundo – Carlos Drummond de Andrade Núcleo Pedagógico – DER Jundiaí

13 A Unicamp/USP exige dos candidatos a leitura prévia e completa do texto integral das nove obras indicadas: Viagens na minha terra – Almeida Garrett; Til – José de Alencar; Memórias de um sargento de milícias – Manuel Antônio de Almeida; Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis; O cortiço - Aluísio Azevedo; A cidade e as serras - Eça de Queirós; Vidas secas - Graciliano Ramos; Capitães da areia – Jorge Amado; Sentimento do mundo – Carlos Drummond de Andrade. . Núcleo Pedagógico – DE Jundiaí

14 Na nova relação, deixaram de constar as seguintes obras indicadas nos vestibulares anteriores: Auto da barca do inferno – Gil Vicente, Iracema – José de Alencar, Dom Casmurro – Machado de Assis e Antologia poética – Vinícius de Moraes Núcleo Pedagógico – DE Jundiaí

15 PLANO DE CURSO PLANO DE ENSINO Núcleo Pedagógico – DE Jundiaí

16 Registro das atividades Envio ( ) - jornal e site da DE Exposição das atividades desenvolvidas durante o ano Núcleo Pedagógico – DE Jundiaí


Carregar ppt "LÍNGUA PORTUGUESA Camila, Irene, Rita."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google