A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTEGRALIDADE DO ATENDIMENTO NO SUS CONTRIBUIÇÃO DA HOMEOPATIA XVIII Jornada Docente do Serviço Phýsis de Homeopatia Belo Horizonte - 2007.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTEGRALIDADE DO ATENDIMENTO NO SUS CONTRIBUIÇÃO DA HOMEOPATIA XVIII Jornada Docente do Serviço Phýsis de Homeopatia Belo Horizonte - 2007."— Transcrição da apresentação:

1 INTEGRALIDADE DO ATENDIMENTO NO SUS CONTRIBUIÇÃO DA HOMEOPATIA XVIII Jornada Docente do Serviço Phýsis de Homeopatia Belo Horizonte

2 O Sistema Único de Saúde (SUS) e a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) O MINISTÉRIO DA SAÚDE ATRAVÉS DA PORTARIA Nº 971 DE 3 DE MAIO DE 2006 : Aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde: Medicina Tradicional Chinesa-Acupuntura Medicina Tradicional Chinesa-Acupuntura Homeopatia Homeopatia Plantas Medicinais e Fitoterapia Plantas Medicinais e Fitoterapia Termalismo Social / Crenoterapia Termalismo Social / Crenoterapia

3 Considerar que a melhoria dos serviços, o aumento da resolutividade e o incremento de diferentes abordagens configuram, assim, prioridade do Ministério da Saúde, tornando disponíveis opções preventivas e terapêuticas aos usuários do SUS.

4 A adoção pelas Secretarias de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, a implantação e implementação das ações e serviços relativos às Práticas Integrativas e Complementares. A adoção pelas Secretarias de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, a implantação e implementação das ações e serviços relativos às Práticas Integrativas e Complementares. POLÍTICA DE CARÁTER NACIONAL Recomenda:

5 Considerando que a Homeopatia é um sistema médico complexo de abordagem integral e dinâmica do processo saúde-doença, com ações no campo da prevenção de agravos, promoção e recuperação da saúde. HOMEOPATIA

6 O SUS SE APROXIMA DA HOMEOPATIA A Reforma Sanitária e a criação do SUS, baseadas nos princípios doutrinários de universalidade, integralidade e eqüidade, vêm ao encontro dos princípios doutrinários homeopáticos. Assim sendo, a visão e a compreensão generalista da Homeopatia contribui para uma maior abrangência das ações de promoção, prevenção e atenção à saúde da população brasileira.

7 CNS Eficiência, simplicidade, humanização, redução de custos, desmedicalização. Críticas à formação acadêmica dos médicos por ser centrada na doença. XI CNS Os médicos têm deficiência em sua formação em saúde pública, formação técnica e ética. Deveriam ser preparados quanto à humanização. XI CNS Os profissionais são formados para o uso intensivo da tecnolgia e para a especialização, o que não é um perfil adequado para o SUS.

8 O modelo de ensino atual apresenta-se distorcido ao se concentrar no atendimento hospitalar e na tecnologia, colocando a doença (e não a saúde) em primeiro lugar a humanização da medicina se afasta dos bancos acadêmicos.E quando o médico dá mais atenção à doença do que ao paciente, é a própria medicina que adoece.

9 BREVE HISTÓRICO Desde a sistematização dos princípios filosóficos e doutrinários da Homeopatia por Samuel Hahnemann no século XVIII, tendo como base a idéia de totalidade e de individualização no tratamento enunciado por Hipócrates no século IV a.C e o princípio da semelhança do qual Paracelsus (1493 – 1541) foi precursor, a Homeopatia como racionalidade médica experimentou grande expansão por várias regiões do mundo, estando hoje firmemente implantada em diversos países da Europa, das Américas e da Ásia.

10 HOMEOPATIA NO BRASIL Benoît Jules Mure

11 Quando a Homeopatia chegou ao Brasil com Benoît Mure, em 1840, ela foi oferecida imediatamente a todas as pessoas, ricas e pobres, como Hahnemann o fizera na Europa. Grande parte do público alvo de Mure e de seus discípulos era os excluídos. Esse é um dado histórico de relevância, pois mostra a vocação da Homeopatia para uma abrangência generalizada da população.

12 1979 a Homeopatia é reconhecida como especialidade médica pela Associação Médica Brasileira (AMB) e é fundada a Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB) o Conselho Federal de Medicina (CFM) reconhece a Homeopatia como especialidade médica.

13 (...) o oferecimento aos cidadãos de todas as formas de assistência e tratamento adequados, incluídas a homeopatia e as práticas alternativas conhecidas. (...) o oferecimento aos cidadãos de todas as formas de assistência e tratamento adequados, incluídas a homeopatia e as práticas alternativas conhecidas. (artigo 144, parágrafo 6) (artigo 144, parágrafo 6) LEI ORGÂNICA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE

14 PRHOAMA - SUS - BH Construído ao longo de 13 anos Trabalha para que a Homeopatia, a Acupuntura e a Medicina Antroposófica, sejam devidamente conhecidas e reconhecidas, e para que estejam onde, democraticamente, devem estar. ACESSÍVEIS A QUEM DESEJÁ-LAS, DISPONÍVEIS A QUEM DELAS PRECISAR.

15 PRHOAMA - SUS – BH Histórico Clínicos e Pediatras atendendo Homeopatia e Medicina Antroposófica nas Unidades Básicas de Saúde, 1 a 2 dias da semana Primeiro concurso público para médicos acupunturistas, homeopatas, antroposóficos, e farmacêuticos homeopatas da SMSA de Belo Horizonte Médicos e farmacêuticos aprovados foram nomeados e houve o segundo concurso Realizou-se o terceiro concurso público Quarto concurso público.

16 PRHOAMA - SUS- BH Atualmente: Atualmente: 29 médicos 17 homeopatas, 10 acupunturistas, 02 antroposóficos Na atenção primária: Na atenção primária: 28 médicos Na atenção secundária: Na atenção secundária: 01 acupunturista no CREAB (Centro de Reabilitação) da Unidade de Referência Secundária Sagrada Família

17 PRHOAMA - SUS- BH OBJETIVOS Atuar efetivamente na atenção básica ampliando as ações junto às Equipes de Saúde da Família e de apoio; Atuar efetivamente na atenção básica ampliando as ações junto às Equipes de Saúde da Família e de apoio; Ampliar a atuação na atenção secundária; Ampliar a atuação na atenção secundária; Implantar na atenção terciária; Implantar na atenção terciária; Divulgar nos níveis estadual e nacional. Divulgar nos níveis estadual e nacional.

18 Região Metropolitana de Belo Horizonte

19 Desigualdades nas condições de vida e saúde

20 REDE SUS BH REDE HOSPITALAR Público municipal: 1 Públicos estaduais: 9 Públicos federais: 2 Filantrópicos: 12 Privados: 13 Total: 37

21 REDE DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA 5 Unidades de Referência Secundária 5 Unidades de Referência Secundária 2 Centros de especialidade médica 2 Centros de especialidade médica Centro Municipal de Oftalmologia Centro Municipal de Oftalmologia Núcleo de Cirurgia Ambulatorial Núcleo de Cirurgia Ambulatorial 2 Centros de Reabilitação 2 Centros de Reabilitação 7 Grandes prestadores ambulatoriais 7 Grandes prestadores ambulatoriais Rede de Urgência 14 unidades - 7 municipais 14 unidades - 7 municipais

22 SITUAÇÃO ATUAL Áreas cobertas pelas Equipes de Saúde da Família

23 Atende pessoas com moléstias que se manifestem em qualquer sistema orgânico e de qualquer idade, do recém-nascido ao velho; tem como herança de Hahnemann a natural preocupação pelos mais diversos fatores que influenciam o estado de saúde do indivíduo. Em síntese, o homeopata, médico hipocrático por direito próprio, reconhece que o todo é mais do que a soma das partes. Como conseqüência de sua prática, a homeopatia representa maior simplicidade para o sistema. O Homeopata é o Médico Generalista por Excelência

24 Hahnemann se preocupou com a saúde, particularmente com a saúde coletiva e com o acesso democrático à Homeopatia, como também aos medicamentos homeopáticos. Foi pioneiro em preocupações de cunho sanitarista: encontramos a homeopatia como precursora de modernos conceitos em saúde coletiva.

25 Hahnemann em O amigo da Saúde Há muitas coisas familiares que transformam o ar que respiramos mais ou menos indesejável para a conservação da vida. Há muitas coisas familiares que transformam o ar que respiramos mais ou menos indesejável para a conservação da vida.

26 Homeopatia nas Epidemias Homeopatia nas Epidemias Epidemia de tifo 180 soldados ; 02 óbitos Epidemia de tifo 180 soldados ; 02 óbitos Epidemia de cólera 1831 Epidemia de cólera 1831 Epidemia de dengue, 1998 (Prass Santos, BH) Epidemia de dengue, 1998 (Prass Santos, BH) Homeopatia nas Doenças Mentais Homeopatia nas Doenças Mentais Visão integral, sem divisões; Visão integral, sem divisões; Não há diferença cartesiana entre mente e corpo; Não há diferença cartesiana entre mente e corpo; Esfera mental sempre é trabalhada; Esfera mental sempre é trabalhada; Não há normalidade estatística. Não há normalidade estatística.

27 HOMEOPATIA NO SUS – BH Dados A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte mostra dados extremamente favoráveis à homeopatia, quando analisados aspectos relacionados à resolubilidade, tais como encaminhamentos para especialistas, internação e solicitação de exames complementares.

28 Total de Consultas de 1994 a 2006 Total de Consultas de 1994 a 2006

29 PRHOAMA - SUS- BH

30 PRHOAMA - SUS- BH PRHOAMA - SUS- BH

31

32 Distribuição de consultas por faixa etária <11 a 45 a a 1920 a 5960 e mais de 60 PRHOAMA - SUS- BH PRHOAMA - SUS- BH

33 PRHOAMA - SUS- BH

34

35 Limitações e Dificuldades o paciente não encontra um médico homeopata nos pronto atendimentos e nos hospitais; o paciente não encontra um médico homeopata nos pronto atendimentos e nos hospitais; impossibilidade de atendimento e acompanhamento aos pacientes internados; impossibilidade de atendimento e acompanhamento aos pacientes internados; pequeno número de médicos homeopatas na rede ocasionando grande demanda reprimida e longas filas de espera; pequeno número de médicos homeopatas na rede ocasionando grande demanda reprimida e longas filas de espera; falta do fornecimento dos medicamentos pelo SUS, o que é sua premissa. O custo barato possibilita o tratamento, mas complica nas famílias de baixa renda, principalmente se houver mais de um membro em tratamento. falta do fornecimento dos medicamentos pelo SUS, o que é sua premissa. O custo barato possibilita o tratamento, mas complica nas famílias de baixa renda, principalmente se houver mais de um membro em tratamento.

36 A Homeopatia unifica, simplifica o cuidado, é econômica, tem resolubilidade com poucos exames e demanda poucos especialistas, além de humanizar o contato do médico com o paciente. Penso que Hahnemann se alegraria em ver o PSF como uma terra lavrada onde a semente da Homeopatia foi lançada e se atualiza em árvores frondosas com frutos promissores.

37 OBRIGADA OBRIGADA


Carregar ppt "INTEGRALIDADE DO ATENDIMENTO NO SUS CONTRIBUIÇÃO DA HOMEOPATIA XVIII Jornada Docente do Serviço Phýsis de Homeopatia Belo Horizonte - 2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google