A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A sessão tem início às 17H30 1 - Verificar se tem a opção Unmute activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A sessão tem início às 17H30 1 - Verificar se tem a opção Unmute activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver com."— Transcrição da apresentação:

1 A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção Unmute activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver com o sinal de proibido, deverá clicar em cima do mesmo para activar o Unmute. 2 - Se ainda assim estiver com dificuldades, clique emVoice&Vídeo, acessível no menu do canto superior esquerdo. 3 - Pode também experimentar a opção Set Up Audio and Video… para fazer os respectivos testes. 4 - Quando aparecer a janela abaixo clique em Yes para iniciar os testes. 5. Faça os testes de emissão e recepção de som Se tiver problemas de som...

2 Algumas informações Certificados Em processamento o envio dos certificados da 4ª sessão Razões para não terem recebido ainda os certificados participação em menos de 2/3 da sessão envio para outros mails indicados caixa de correio cheia lixo electrónico responsável da Escola ou Coordenador TIC não indicou o nome Nome no Certificado é igual ao que colocam na sessão

3 Algumas informações Concurso Professores Inovadores Prazo de Entrega dos Projectos termina hoje 2 de Março Desafio Professores Inovadores – Iniciativa Magalhães Criação histórias animadas com PhotoStory Criação fotos 3 D com PhotoSynth …. Metodologia do Concurso, em 9 de Março, site Microsoft Educação

4

5

6 Photosynth

7 Poll 1 A minha escola pertence a: a) Direcção Regional de Educação do Norte b) Direcção Regional de Educação do Centro c) Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo d) Direcção Regional de Educação do Alentejo e) Direcção Regional de Educação do Algarve f) Direcção Regional de Educação dos Açores A minha escola pertence a: a) Direcção Regional de Educação do Norte b) Direcção Regional de Educação do Centro c) Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo d) Direcção Regional de Educação do Alentejo e) Direcção Regional de Educação do Algarve f) Direcção Regional de Educação dos Açores

8 Poll 2 A quantas sessões do Ciclo Webcasts Magalhães já participou? a)Todas (5). b)Quatro. c)Três. d)Duas. e)Uma f)Esta é a primeira. A quantas sessões do Ciclo Webcasts Magalhães já participou? a)Todas (5). b)Quatro. c)Três. d)Duas. e)Uma f)Esta é a primeira.

9 Já conhece o Photosynth? a)Sim, já usei o Photosynth. b)Já o instalei, mas ainda não trabalhei com ele. c)É a primeira vez que estou a ouvir falar nele. Poll 3

10 O que é o Photosynth? A partir de imagens a 2 dimensões é possível criar modelos a 3 dimensões.

11 Por outras palavras… A partir de fotografias de um objecto é possível criar um modelo tridimensional desse mesmo objecto.

12 O que é que o Photosynth faz? Interliga e relaciona várias fotografias entre si por forma a criar um modelo a três dimensões do objecto fotografado. Para isso, as fotos devem ser tiradas seguindo algumas regras básicas. Como, por exemplo, possuírem vários pontos comuns entre si. Com as fotografias obtidas…

13 O Photosynth faz isto…

14 E depois isto…

15 Para criar isto!

16 Onde posso obter o Photosynth? Em O acesso a esta página está desbloqueado no Parents Carefree? Se não estiver, siga as instruções fornecidas em anteriores sessões deste ciclo de webcasts.

17 Vamos instalar o Photosynth

18 Na página de entrada em clique em GO

19 Na página seguinte clique em Install Photosynth

20 O processo de instalação é iniciado Escolha Executar ou Guardar Se seleccionou Guardar deve clicar duas vezes sobre o ficheiro guardado. Anote, previamente, a sua localização.

21 Depois de ter seleccionado Executar Clique em Next

22 Seleccione I accept… Clique em Next

23 Clique em Install

24 Clique em Finish

25 A partir do nosso Magalhães Vamos lançar o Photosynth Clique em Iniciar Seleccione Todos os programas Clique em Photosynth que se encontra na pasta Photosynth

26 O Magalhães deve estar ligado à internet. As nossas fotografias são armazenadas localmente, mas devem ser enviadas para o site do Photosynth, onde o synth será produzido. Clique em sign in

27 Introduza os seus dados Live ID Se não possuir uma conta Live ID veja como fazê-lo numa das webcasts anteriores.

28 Se é a primeira vez que acede ao Photosynth será pedido que crie o seu perfil. Clique em Create a Profile.

29 Crie o seu perfil no seguinte ecrã. Escolha um nome de utilizador (username) e escreva uma breve descrição do seu perfil. Clique em Create Account.

30 Se o nome do utilizador for aceite deverá ver o seguinte ecrã. Feche a janela do Internet Explorer e regresse ao Photosynth que está instalado no Magalhães.

31 Se é a primeira vez que cria o seu perfil deverá ver a seguinte caixa. Clique em OK para criar o seu primeiro synth.

32 Nas utilizações seguintes do Photosynth deverá: Clicar em sign in. Introduzir os seus dados Live ID. O ecrã de selecção de fotos será aberto. Também poderá clicar em Start a new synth.

33 Este é o ecrã inicial para criar um novo synth.

34 Clique em Add Photos. Seleccione as fotos que deseja carregar no Photosynth. Clique em Abrir. Voltará ao ecrã anterior.

35 Mas já com as suas fotos carregadas.

36 Neste ecrã de criação do synth pode: Apagar uma ou várias fotos mediante selecção e clicando em Pode seleccionar outra imagem principal do seu synth (Thumbnail): Clique na nova imagem que deseja usar (daquelas que se encontram à direita) e clique em Use Selected Photo.

37 Muito importante! Não será capaz de criar um synth: Se não lhe tiver dado um nome Com menos de 3 fotografias

38 Outros dados ligados ao seu synth Tags (separadas por vírgulas) – são palavras que irão identificar o seu synth de forma única. Description – Descrição – Algumas palavras que descrevam o seu synth. Licença – A Microsoft recomenda uma licença Creative Commons. Vamos aceitar esta recomendação.

39 Coloque agora o cursor no final do nome do synth. Carregue na tecla Enter. Em alguns computadores poderá ver no fundo do ecrã o botão Synth. Clique nele…

40 É iniciado o processo de transferência das nossas fotografias para os servidores da Microsoft. O synth irá ser produzido aí.

41 Recebemos a informação de que a produção do nosso synth está completa. No entanto, também nos é dito que só foi possível sintetizar (conjugar) 13% das nossas fotografias. Porquê? Talvez elas não obedeçam às regras básicas para produção de um synth?! Mas vejamos o que se passou. Cliquemos em View…

42 Aqui está o nosso synth.

43 Clicando no símboloVisualizamos todas as fotografias O Photosynth agrupou-as em conjuntos coerentes que podem ser relacionados entre si. Não foi possível concretizar o synth de todas elas. Muitas estão no fundo do ecrã, não agrupadas.

44 Menus do Photosynth Regressa à vista do synth (3D) Aproximar (Zoom in) Foto anterior Slideshow Play/Pause Próximo grupo 3D Afastar (Zoom out) Próxima foto Estas funções estão acessíveis utilizando o rato e as teclas de atalho do teclado.

45 Menus do Photosynth Aqui podemos utilizar várias ferramentas de visualização e configuração do nosso synth.

46 Menus do Photosynth Para centrar a visualização em diferentes fotos. Alterna entre modo de ecrã total e modo de janela. Tipo de licença da Creative Commons.

47 Menus do Photosynth Dados do synth. O botão Rename permite renomear o synth, Dados do synth. O botão Rename permite renomear o synth, Código html para embeber o synth numa página web. Link para o synth, para envio por mail. Localização do synth. Adicionar aos favoritos. Reportar comportamento inapropriado, ilegal ou abusivo. Código html para embeber o synth numa página web. Link para o synth, para envio por mail. Localização do synth. Adicionar aos favoritos. Reportar comportamento inapropriado, ilegal ou abusivo. Edit – Para editar a descrição Add Tag – Para juntar uma tag. Edit – Para editar a descrição Add Tag – Para juntar uma tag.

48 Atalhos do Photosynth O zoom pode ser conseguido com a roda do rato. Ou com as teclas + e – do teclado. A movimentação entre fotos pode ser realizada com as teclas de direcção (setas) do teclado. Barra de espaçoPróxima foto no slideshow. Shift + barra de espaço Foto anterior no slideshow.. (ponto)Próxima foto por ordem alfabética., (vírgula)Foto anterior por ordem alfabética. z (minúsculo)Corresponde ao botão Anterior num browser. Z (maiúsculo)Corresponde ao botão Avançar num browser.

49 Atalhos do Photosynth Botão Control (Ctrl)Esconde temporariamente as fotos e permite visualizar a sua nuvem de pontos pTroca a visualização entre os três modos: nuvem de pontos, imagens, e as duas juntas. EnterCentraliza a actual imagem fModo de tela cheia ~Troca entre a visualização 2D e 3D mVai para o próximo grupo 3D dentro do synth yTroca entre os modos world-up e image-up. Útil em algumas situações para definição da orientação correcta das fotos

50 Um conjunto com synth a 100%. Apenas 9 fotos mas synth a 100%. Porque foi possível relacionar e interligar todas as fotografias. by Lit

51 Regras para se obter um bom synth Começar com coisas simples. Uma peça de mobiliário pode dar um bom synth com uma dúzia de fotos. Regra do 3. Cada ponto coberto por 3 fotos tiradas de locais diferentes. Tirar primeiro fotos panorâmicas e depois fotos de diferentes ângulos e direcções.

52 Regras para se obter um bom synth Primeiro grandes planos. Depois pormenores. Muitas sobreposições entre fotografias. Seria bom 50%. Fotografar em ângulos de 25 graus.

53 Regras para se obter um bom synth Fotografias com muitos detalhes. Uma parede branca não faz um synth. A superfície de um lago não é boa ideia. Regra dos 50% da distância em cada aproximação ao pormenor. Fotos sempre com a mesma orientação. Não tratar as fotos posteriormente.

54 Fotografar interiores Começar primeiro no centro da sala, para o exterior. Depois nos cantos da sala e a meio das paredes, para o interior. Tirar muitas fotos com muita sobreposição.

55 Fotografar objectos Fotos a ângulos de 15 graus. Pode ter uma mesa giratória e a câmara fixa. Esta técnica é apropriada para o Magalhães. Mas com a mesa giratória o fundo tem obrigatoriamente de ser uniforme.

56 Fotografar esquinas Mínimo de 9 imagens.

57 Não fazer! Não há suficiente sobreposição. Diferença angular entre fotos muito grande.

58 Não fotografar! Padrões repetidos. Cores uniformes. Oclusões complexas.

59 Não fotografar! Espelhos. Estruturas com repetições.

60 Quando tiver acabado de fotografar Tire mais fotografias

61 Quando tiver acabado de tirar mais fotografias Transfira as suas fotos para o Magalhães. Ligue-se à internet. Corra o Photosynth.

62 Algumas notas O Photosynth produz o modelo tridimensional através da internet. As fotos são transferidas. Mas o modelo não é criado no nosso computador. O modelo é criado e fica residente nos computadores do Photosynth. Podemos aceder ao nosso modelo sempre que quisermos, correndo o Photosynth no nosso computador e acedendo à nossa conta. Nessa conta estão localizados e guardados os sytnhs que formos construindo.

63 É possível fotografar com o Magalhães? Sim, o Magalhães vem equipado com uma webcam, o que facilita a utilização do Photosynth para aqueles que não têm uma máquina fotográfica. Apenas deveremos ter cuidado com a forma como tiramos as fotos e com a utilização do computador.

64 Recapitulando… Tiramos fotos, muitas fotos. Transferimos as fotos da nossa máquina fotográfica para o Magalhães através da entrada USB ou do leitor de cartões (SD e MMC só!). Até podemos tirar as fotos com a webcam do Magalhães! Corremos o Photosynth. Introduzimos os dados da nossa conta Live ID. Carregamos as nossas fotos e configramos dos dados do synth. Enviamos as fotos através da internet. Esperamos que termine o processamento das imagens. Visualizamos o nosso synth

65 Sim, agora compreendemos porque motivo o nosso primeiro synth não saiu muito bem.

66 Vamos tentar de novo?

67 A equipa do Photosynth

68 De que forma é o Photosynth importante para as aprendizagens e o desenvolvimento dos nossos alunos. Desenvolve capacidade de visualização no espaço a três dimensões Desenvolve capacidades cognitivas Estimula o trabalho em grupo Uns são fotógrafos da turma, outras carregam as fotos no Magalhães, outros escolhem o que fotografar. Outros preparam aquilo que se vai fotografar. Desenvolve a apetência pelo estudo do meio Promove a sua auto-estima Cada turma pode apresentar os seus synths às outras turmas da escola. Concurso de synths da escola. C Concursos de synths inter-escolas. Prémio O melhor synth do 1º ciclo.

69 Dinamização da utilização do Photosynth com os alunos através de alguns exemplos O synth da minha sala de aula. O synth da minha escola. O meu synth O synth de uma visita de estudo: museu, castelo, palácio ou outros. O synth do meu cão (má ideia!)

70 Poll 4 Não é possível criar um synth: a) Com 6 fotografias. b) Com 4 fotografias. c) Com 2 fotografias. d) Só com fotografias a preto e branco. Não é possível criar um synth: a) Com 6 fotografias. b) Com 4 fotografias. c) Com 2 fotografias. d) Só com fotografias a preto e branco.

71 Poll 5 Pensa vir a usar o Photosynth com os seus alunos? a)Sem dúvida b)É muito possível c)Talvez d)É improvável e)Não

72


Carregar ppt "A sessão tem início às 17H30 1 - Verificar se tem a opção Unmute activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google