A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mais conhecido como Chico Mendes, foi um seringueiro, sindicalista e ativista ambiental brasileiro. Ele lutou pelos seringueiros da Bacia Amazônica, cujos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mais conhecido como Chico Mendes, foi um seringueiro, sindicalista e ativista ambiental brasileiro. Ele lutou pelos seringueiros da Bacia Amazônica, cujos."— Transcrição da apresentação:

1

2 Mais conhecido como Chico Mendes, foi um seringueiro, sindicalista e ativista ambiental brasileiro. Ele lutou pelos seringueiros da Bacia Amazônica, cujos meios de subsistência dependiam da preservação da floresta e suas seringueiras nativas. Esse ativismo ecológico lhe valeu fama internacional. Em julho de 2012, foi eleito um dos "100 maiores brasileiros de todos os tempos" em concurso realizado pelo SBT com a BBC de Londres. Só aprendeu a ler aos 19 e 20 anos, já que na maioria dos seringais não havia escolas, nem os proprietários de terras tinham intenção de criá-las em suas propriedades. Iniciou a vida de líder sindical em 1975, como secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia. A partir de 1976 participou ativamente das lutas dos seringueiros para impedir o desmatamento através dos "empates" - manifestações pacíficas em que os seringueiros protegem as árvores com seus próprios corpos. Organizava também várias ações em defesa da posse da terra pelos habitantes nativos. Em 1977 participou da fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, e foi eleito vereador pelo MDB local.

3 Recebe então as primeiras ameaças de morte, por parte dos fazendeiros, e começa a ter problemas com seu próprio partido, que não se identificava com suas lutas. Chico Mendes foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores e um dos seus dirigentes no Acre, tendo participado de comícios com Lula na região. Em 1980 foi enquadrado na Lei de Segurança Nacional a pedido de fazendeiros da região, que procuraram envolvê-lo no assassinato de um capataz de fazenda, possivelmente relacionado ao assassinato do presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Brasiléia, Wilson Sousa Pinheiro. Acusado de incitar posseiros à violência, foi julgado pelo Tribunal Militar de Manaus, e absolvido por falta de provas, em Dentre outras obras em favor dos seringueiros e nativos da região amazônica.

4 VIDA DEDICADA EM FUNÇÃO DO MEIO AMBIENTE – É fundado o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia. Chico Mendes aceitou o convite para ser secretário geral da instituição – Começou a organizar os seringueiros para lutarem em defesa da posse de terra – Participou da fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri. Neste mesmo ano, foi eleito vereador pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro) – Começou a receber ameaças dos fazendeiros locais, descontentes com sua atuação sindical – Participou da fundação do Partidos dos Trabalhadores (PT), tornando-se dirigente do partido no estado do Acre. Neste mesmo ano, foi enquadrado na Lei de Segurança Nacional a pedido de fazendeiros da região, que o acusavam de envolvimento no assassinato de um capataz de uma fazenda. Foi absolvido por falta de provas – Tornou-se presidente do Sindicato de Xapuri. Obras Ambientais deixadas por Chico Mendes

5 – Candidatou-se a deputado estadual pelo PT, porém não conseguiu eleger-se – Organizou o 1º Encontro Nacional de Seringueiros. Participou da fundação do CNS (Conselho Nacional dos Seringueiros). Participou da proposta do União dos Povos da Floresta, que previa a união dos interesses dos seringueiros e indígenas na defesa da floresta amazônica – Recebeu em Xapuri uma comissão da ONU (Organização das Nações Unidas), mostrando a devastação causada na floresta amazônica por empresas financiadas pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Após levar as denúncias ao senado dos Estados Unidos, o BID suspendeu os financiamentos a estas empresas – Recebeu vários prêmios na área de ecologia e meio ambiente em função de sua luta em defesa da floresta amazônica e de seus povos nativos. O mais importante destes prêmios foi o Global 500, entregue pela ONU – Participou da criação das primeiras reservas extrativistas no Acre. Foi eleito suplente da direção nacional da CUT (Central Única dos Trabalhadores) durante o 3º Congresso Nacional da CUT de dezembro de 1988 – Chico Mendes foi assassinado na porta de sua casa. Deixou esposa (Ilzamar Mendes) e dois filhos pequenos (Sandino e Elenira).

6 Fundado em 2002, o Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes, tem por objetivo desenvolver ações que contribuam com a conservação e a proteção ambiental, promoção humana e inclusão social, por intermédio de geração de renda, difusão de técnicas e conhecimentos, eventos, pesquisas e projetos de ação. Seu embasamento ideológico interpreta o homem como o agente transformador capaz de promover avanços ou retrocessos quanto a qualidade ambiental a ser herdada pelas futuras gerações. Eleva o nome de Francisco Alves Mendes Filho (1944 – 1988) brasileiro, seringueiro da Amazônia, lembrado internacionalmente como um homem símbolo de resistência heroica frente as degradações ambientais. Destaque Nacional entre as Organizações Não Governamentais realmente comprometidas com as causas socioambientais, o Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes, tem atuado de diversas maneiras para promover a mudança de conceitos e posturas na sociedade brasileira, visando a justiça social e o equilíbrio ambiental com o respeito à vida em todas as suas manifestações! Criado há nove anos, elevando o nome do Herói brasileiro, símbolo da luta pela sustentabilidade.

7 O Instituto Chico Mendes apresenta regionalizadas, mantendo de maneira pró-ativa e organizada, uma rede de colaboradores que auxiliam de maneira criativa e articulada na operacionalização e viabilização de diversos programas, dentre eles: Ações de mobilização como plantios, excursões, campanhas, mutirões de limpeza, participação em audiências e em Conselhos de Meio Ambiente nas diferentes esferas; Ações de pesquisa e informação através da publicação de revistas, periódicos, folders, livros e arquivos digitais; Ações de gestão ambiental por intermédio de consultorias, cogestão de empreendimentos, planos de manejo, conservação de áreas naturais, auditorias e certificações, inventários e compensações de carbono, balanços socioambientais, programas de educação ambiental e a realização do renomado Prêmio de Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes.

8 Projeto coletando para vida :São 25 vagas para catadores, que vão receber formação sobre responsabilidade socioambiental, para que realizem seu trabalho de forma adequada. A ideia é que eles se tornem agentes ambientais, multiplicando os conhecimentos junto à comunidade. Mostrar a importância do trabalho do catador é um dos aspectos fundamentais da formação, explica Andrea. Os catadores serão cadastrados junto a comércios, instituições e condomínios da região, para que estes disponibilizem seus resíduos aos novos agentes. Para eles, o projeto prevê ainda a disponibilização de fardamento e equipamentos de segurança. Já para os moradores, são disponibilizadas 180 vagas para cursos de Ética, cidadania, meio ambiente e arte com resíduos São seis turmas para as formações sendo 30 vagas em cada entre os turnos manhã e tarde.

9 Os catadores serão cadastrados junto a comércios, instituições e condomínios da região, para que estes disponibilizem seus resíduos aos novos agentes. Para eles, o projeto prevê ainda a disponibilização de fardamento e equipamentos de segurança. Já para os moradores, são disponibilizadas 180 vagas para cursos de Ética, cidadania, meio ambiente e arte com resíduos. São seis turmas para as formações sendo 30 vagas em cada entre os turno pela manhã e pela tarde.

10 Vigny Nathana Gabriele Alves Josinaldo Lima Thales André Daniel Viana


Carregar ppt "Mais conhecido como Chico Mendes, foi um seringueiro, sindicalista e ativista ambiental brasileiro. Ele lutou pelos seringueiros da Bacia Amazônica, cujos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google