A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OBJETIVOS ESPECÍFICOS"— Transcrição da apresentação:

1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ASSUNTO PLANO DE AULA OBJETIVOS ESPECÍFICOS TÉCNICAS DE ENSINO

2 OBJETIVOS RECONHECER A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS.
DISTINGUIR OS DIFERENTES NÍVEIS DO DOMÍNIO COGNITIVO. ELABORAR OBJETIVOS ESPECÍFICOS DOS ASSUNTOS A SEREM MINISTRADOS. RECONHECER AS PRINCIPAIS TÉCNICAS DE ENSINO. ELABORAR PLANO DE AULA.

3 IMPORTÂNCIA DO ASSUNTO
Objetivos não são apenas as metas na direção das quais os currículos são estruturados e a instrução é realizada, mas também são as metas que fornecem especificações detalhadas para a elaboração e o uso de técnicas de avaliação.

4 IMPORTÂNCIA DO ASSUNTO
TÉCNICA DE ENSINO UM DOS PRINCIPAIS COMPONENTES DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. FATOR DE SUCESSO PARA SE EXECUTAR OU MINISTRAR UMA AULA.

5 SUMÁRIO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- NÍVEIS DO CONHECIMENTO - EXEMPLO - TÉCNICAS DE ENSINO RESUMO

6 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
RAZÕES DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DELIMITA A TAREFA - RETIRA A AMBIGUIDADE E A DIFICULDADE DE INTERPRETAÇÃO. ASSEGURA A QUALIDADE DA AVALIAÇÃO - QUALIDADE E EFETIVIDADE DO APRENDIZADO. FACILITA A ESCOLHA DA ESTRATÉGIA DE APRENDIZADO COM MAIORES CHANCE DE SER ÓTIMA. FORNECE UM SUMÁRIO COMPLETO DO CURSO, “ORGANIZADOR AVANÇADO” PARA O APRENDIZADO.

7 NIVEIS DE DESEMPENHO CONHECIMENTO COMPREENSÃO APLICAÇÃO ANÁLISE
SÍNTESE AVALIAÇÃO

8 CONHECIMENTO NÍVEL MAIS ELEMENTAR DA ÁREA COGNITIVA.
A APRENDIZAGEM SE DÁ PELA PURA MEMORIZAÇÃO DE TEORIAS (LEMBRAR A INFORMAÇÃO). VERBOS: - IDENTIFICAR, DESCREVER, NOMEAR, RECONHECER, LISTAR, CITAR, ENUNCIAR, DEFINIR,, INDICAR E RELACIONAR (LISTAR).

9 COMPREENSÃO O ALUNO DEVE DEMONSTRAR CAPACIDADE PARA EXPLICAR O SIGNIFICADO DO QUE APRENDEU. VERBOS: - APRESENTAR, EXPLICAR, INTERPRETAR, DAR EXEMPLO, RESUMIR, EXPOR E CARACTERIZAR.

10 APLICAÇÃO USAR A INFORMAÇÃO OU O CONCEITO EM UMA NOVA SITUAÇÃO.
VERBOS: - ELABORAR, APLICAR, PREVER, FAZER, CONSTRUIR, MODELAR PREPARAR E RELACIONAR (ESTABELECER LAÇOS DE DEPENDÊNCIA).

11 ANÁLISE DECOMPOR O ASSUNTO EM PARTES VISANDO UM ENTENDIMENTO MAIS COMPLETO . VERBOS: - COMPARAR, SELECIONAR, SEPARAR, ANALISAR, ESTUDAR ,RESUMIR, IDENTIFICAR E ESTUDAR.

12 SÍNTESE CAPACIDADE DE INTEGRAR AS PARTES E ATINGIR UM NOVO TODO (FORMAR ALGO NOVO). VERBOS: - CATEGORIZAR, GENERALIZAR, RECONSTRUIR, SELECIONAR E PROPOR.

13 AVALIAÇÃO FAZER JULGAMENTOS SOBRE O VALOR . VERBOS:
- AVALIAR, CRITICAR, JULGAR, JUSTIFICAR, DESTACAR E APRECIAR.

14 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
EXEMPLO ASSUNTO OBJETIVOS ESPECÍFICOS a. Identificar as espécies de penas e de medidas de segurança no direito penal militar. b. Citar as circunstâncias judiciais e as circunstâncias agravantes, atenuantes e especiais na fixação da pena. 03. Penas c. Identificar as hipóteses de concurso de crimes. d. Identificar as condições para o livramento condicional e a suspensão condicional da pena. e. Citar os efeitos da condenação e as penas. f. Enumerar casos de extinção da punibilidade.

15 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
EXEMPLO ASSUNTO OBJETIVOS ESPECÍFICOS a. Calcular pontos de máximo, mínimo e inflexão com uso da primeira e segunda derivadas. b. Analisar a variação de crescimento das funções em um intervalo. c. Resolver problemas que envolvam máximo, mínimo e pontos de inflexão. 02. Aplicação de derivadas d. Esboçar o gráfico de uma função com auxílio dos recursos das primeiras e segundas derivadas. e. Aplicar o teorema do valor médio. f. Aplicar a regra de L’Hôpital, para o cálculo de limites indeterminados. g. Resolver problemas sobre velocidade de variação com aplicação em Ciências Exatas e Humanas.

16 TECNICAS DE ENSINO PROCEDIMENTO DE QUE DISPÕE O INSTRUTOR PARA TRATAR DE UM ASSUNTO DE MODO QUE OS ALUNOS ATINJAM OS OBJETIVOS PROPOSTOS. - JEITO OU HABILIDADE ESPECIAL DE SE EXECUTAR OU MINISTRAR UMA AULA.

17 TECNICAS DE ENSINO PALESTRAS EXERCÍCIO INDIVIDUAL DEMONSTRAÇÃO
ESTUDO INDIVIDUAL TRABALHO EM GRUPO - ESTUDO DE CASO - ESTUDO PRELIMINAR - DISCUSSÃO DIRIGIDA

18 TÉCNICAS DE ENSINO PALESTRA
EXPOSIÇAO ORAL DO PROFESSOR - VANTAGENS: - permitir ministrar muitos ensinamentos em pouco tempo; e - poder ser feita para turmas numerosas. DESVANTAGENS: - a pequena participação ativa dos alunos; - os riscos de tédio ou desatenção; e - pouco rendimento provável.

19 TÉCNICAS DE ENSINO EXERCÍCIO INDIVIDUAL
- REPETIÇÃO INTENSA E REGULAR DE DETER-MINADA OPERAÇÃO OU RACIOCÍNIO . - VANTAGENS: - participação ativa e atuante do aluno; - prática e teoria dos conhecimentos ministrados na mesma aula; - a observação pelo professor do DESEMPENHO do aluno; e - a intensificação do interesse do aluno (auto-avaliação).

20 TÉCNICAS DE ENSINO EXERCÍCIO INDIVIDUAL
-DESVANTAGENS: - a necessidade de meios auxiliares em quantidades suficientes para todos os alunos; - tempo disponível para que cada um e todos os alunos possam praticar; e - professores e/ou monitores em número que possibilite o acompanhamento do desempenho individual.

21 TÉCNICAS DE ENSINO DEMONSTRAÇÀO
- TÉCNICA QUE O ALUNO APRENDE MEDIANTE O DIZER, MOSTRAR E FAZER. - VANTAGENS: - permite a apresentação de um assunto ou tema para um número maior de alunos; - apresentação do assunto de forma mais próxima da realidade; e - complementa os dados teóricos expostos anteriormente.

22 TÉCNICAS DE ENSINO DEMONSTRAÇÀO
- DESVANTAGENS: - planejamento e preparação mais cuidadoso e diligente; e - exige meios auxiliares em maior quantidade.

23 TÉCNICAS DE ENSINO INTERROGATÓRIO
O INSTRUTOR, POR MEIO DE PERGUNTAS, ESTI-MULA A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS. VANTAGENS: - mantém o interesse dos alunos, pois todos poderão ser questionados; - desperta a atenção dos alunos; e - recurso poderoso de comunicação entre instrutor e aluno.

24 TÉCNICAS DE ENSINO INTERROGATÓRIO
DESVANTAGENS: - desânimo no aluno que responder errado ou não souber responder; e - preparação pelo instrutor de um questionário adequado e ajustado à sessão ou aula.

25 TÉCNICAS DE ENSINO ESTUDO INDIVIDUAL
- TÉCNICAS QUE O ALUNO APRENDE SEGUINDO UM ESTILO COGNITIVO PRÓPRIO. “APRENDENDO A APRENDER.” - FORMAS : - ESTUDO DIRIGIDO; - ESTUDO POR MEIO DE FICHAS; - ESTUDO EM COMPUTADOR; e - ESTUDO PRELIMINAR.

26 TÉCNICAS DE ENSINO ESTUDO INDIVIDUAL
-ESTUDO DIRIGIDO/FICHAS: - roteiros preparados pelo professor; ESTUDOS EM COMPUTADOR - PROGRAMAS EDUCACIONAIS - TUTORIAIS; - EXERCICIOS E PRÁTICA; e - SIMULAÇÃO.

27 TÉCNICAS DE ENSINO TRABALHO EM GRUPO
INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS E ENTRE ESSES E O PROFESSOR. “É o método de ensino por meio do qual os alunos interagem entre si na busca do conhecimento, com predomínio da interação e do diálogo aluno-aluno, sem excluir o relacionamento com o docente.

28 TÉCNICAS DE ENSINO TRABALHO EM GRUPO
ESTUDO DE CASO “uma situação-problema, real ou fictícia, é ampla e profundamente analisada, avaliada e apreciada”

29 TÉCNICAS DE ENSINO TRABALHO EM GRUPO
DISCUSSÀO DIRIGIDA - “grupo de alunos examina um assunto ou pro- blema, a partir de tópicos que estimulam o raciocínio e levam à reflexão ;” alunos discutem o tema entre si e no grupo; e professor coordenador e moderador.

30 RESUMO - QUAL A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS? - CITAR OS NÍVEIS DE CONHECIMENTO? - CITAR TRÊS TÉCNICAS DE ENSINO? - ELABORAR PLANO DE AULA, APERFEIÇOANDO OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DOS ASSUNTOS E SELECIONANDO A TÉCNICA DE ENSINO ADEQUADA.

31 RESUMO OBJETIVOS RECONHECER A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS
DISTINGUIR OS DIFERENTES NÍVEIS DO DOMÍNIO COGNITIVO ELABORAR OBJETIVOS ESPECÍFICOS DOS ASSUNTOS A SEREM MINISTRADOS RECONHECER AS PRINCIPAIS TÉCNICAS DE ENSINO ELABORAR PLANO DE AULA


Carregar ppt "OBJETIVOS ESPECÍFICOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google