A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

No Brasil, o índice de leitura per capita/ano não chega a dois livros.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "No Brasil, o índice de leitura per capita/ano não chega a dois livros."— Transcrição da apresentação:

1 No Brasil, o índice de leitura per capita/ano não chega a dois livros.
A população adulta que aprecia livros não chega a 1/3(26 milhões de leitores de livros correspondem a 30% da população alfabetizada). Revista Aprende Brasil – Pensar a leitura: complexidade Eliana Yunes (org.) Loyola

2 O prazer e o hábito da leitura podem ser estimulados e
devem estar associados à leitura da vida. As estatísticas demonstram que a grade maioria dos brasileiros que não lê acusa falta de tempo como motivo. Partindo da primícia que “tempo é questão de preferência”, busca-se valorizar o professor que instiga o gosto pela leitura. “Como esperar que crianças e jovens sejam leitores quando, além dos pais, nós, os professores, também não lemos com a frequência que deveríamos, exigindo deles algo que não praticamos? Elizabeth D’Angelo Serra

3 Secretaria Municipal de Educação de Capanema
REGULAMENTO CONCURSO "SEMEANDO LEITURA" Secretaria Municipal de Educação de Capanema

4 Concurso Semeando Leitura Capitulo I Das disposições gerais
Como princípio geral orientador deste Concurso de leitura, está a disseminação do hábito de ler. Pretende-se estimular nos concorrentes a criatividade para contagiar pela leitura o maior número de pessoas. O concurso Semeando Leitura é uma promoção da Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esportes em parceria com o Sicredi e demais apoiadores, através do programa A União Faz a Vida do município de Capanema, Estado do Paraná. Cada Professor poderá montar e desenvolver um projeto ou mais, sendo que apenas 1 será premiado.

5 “O professor que gosta de ler demonstra isso através
O concurso Semeando Leitura premiará o professor que desenvolver os melhores projetos nas seguintes modalidades: Educação Infantil Ensino Fundamental Anos Iniciais 1º ano a 4ª séries Ensino Fundamental Anos Finais 5ª a 8ª séries Educação Especial – DI, DA, DV, APAE Educação de Jovens e Adultos (EJA – fase I e II) Ensino Médio, Formação de Docentes e Profissionalizante “O professor que gosta de ler demonstra isso através de exemplos.”

6 Objetivos Valorizar o professor que desenvolver
projetos de leitura, na sala de aula, na escola ou na comunidade onde vive. Incentivar os professores a desenvolverem projetos, que incentivem a leitura dos alunos e da comunidade, envolvendo o maior numero possível de leitores.

7 Capitulo II Da inscrição e da participação
O período de inscrição será de 1º de maio a 1º de julho. As inscrições estão abertas exclusivamente para projetos de leitura onde os resultados possam ser comprovados ainda no ano de 2010 através de fotos, relatórios e vídeos. As inscrições deverão ser entregues na Secretaria Municipal de Educação no prazo estipulado. Ou seja: Ficha de inscrição até 1º de julho. O período de execução será compreendido de 01º de maio a 01º de dezembro. Relatórios e outros materiais comprobatórios deverão ser entregues junto a Secretaria Municipal de Educação até 25 de outubro de 2010 para julgamento bem como as ações da continuidade do projeto.

8 Capitulo III Da premiação
O projeto vencedor de cada modalidade receberá como prêmio uma viagem a Gramado RS, no final do ano letivo. A data será estabelecida Pela Secretaria Municipal de Educação, com saída na 5ª feira e retorno no domingo pela manhã sendo, portanto 06 projetos premiados. Os projetos serão divulgados em data e em local a ser definido dentro da Programação Festiva do aniversario do município, com a presença de autoridades e comunidade em geral.

9 Capitulo IV Da Comissão Julgadora
Os projetos dos professores inscritos serão classificados por Comissão Julgadora formada por: 02 representantes da Secretaria Municipal de Educação 01 representante do Conselho Municipal de Educação 02 professores de Língua Portuguesa 01 representante do Poder Legislativo 01 representante das APMFS Parágrafo único – A comissão julgadora é soberana em suas atribuições e será constituída e empossada pela Administração Municipal no ato do lançamento do Projeto no dia 25 de abril de 2010 às 20 horas no evento de abertura da Feira Municipal do Livro. As escolas serão as únicas responsáveis em verificar e garantir que os trabalhos são de autoria – título exclusivo do professor, responsabilizando-se Pela originalidade e conteúdo dos mesmos. Caberá a comissão julgadora avaliar se os projetos que tiveram seus objetivos alcançados e comprovadamente foram relevantes ao desenvolvimento da leitura.

10 Capitulo V Da apresentação do projeto
O projeto deverá ser digitado e deverá ser o relato da experiência exclusivamente na área de leitura. Quanto a apresentação deverá ser digitado e conter: Justificativa (motivo para a realização do projeto) Objetivo (o que quer que seus alunos ou comunidade aprendam) Metodologia (como o trabalho será desenvolvido passo a passo) Avaliação (do processo de ensino, aprendizagem dos alunos e do trabalho pedagógico do professor) Nº de alunos e pessoas efetivamente envolvidas.

11 Capitulo VI Da entrega de relatório
No prazo previsto os autores do projeto deverão apresentar o desenvolvimento, o trabalho descrito e anexos comprovando sua prática.

12 Capitulo VII Das considerações finais
É de inteira responsabilidade do professor que se inscreveu o ônus relativo aos direitos autorais dos textos, fotos, imagens e outros meios que acompanharão o seu trabalho. No caso de imagens de alunos e importante ter a autorização dos pais. Ao se inscreverem, os participantes autorizam automaticamente a Secretaria Municipal de Educação a utilizar, editar, publicar e reproduzir por meio de jornais, televisão, rádio ou revistas, conteúdos e qualquer informação sem restrição de espécie alguma. A participação do Concurso Semeando Leitura, implica na aceitação irrestrita deste regulamento.

13 Projetos de 2009 Projeto – Leitura, o fascinante caminho à descoberta do conhecimento. Professora: Lovaine Henges Walter – Escola Rural Mun. Benjamin Constant “É preciso convencer as crianças de que além do lazer, a leitura é excelente companheira de aventuras.” Projeto – A arte de educar. Professora: Natalia Nervis Machado – Escola Municipal Concórdia “Ler por prazer fazendo da leitura algo mais do que ler por ler e sim vivenciar o que lê.” Projeto – Nunca desista dos seus objetivos e sonhos. Professora: Lili Weissheimer – Escola Municipal Barão de Capanema “A leitura não deve ser mais do que um exercício para nos obrigar a pensar.”

14 Projeto – O livro que queria ser lido.
Professora: Marizete Dall Igna Graff – Escola Municipal Claudino Luiz Piva “Aquele que adquire o hábito e o domínio da leitura, certamente estará mais próximo do desejado sucesso profissional.” Projeto – Descobrindo o prazer da leitura em família. Professora: Neiva Lucia Viana – Escola Rural Municipal Campos Salles “Todo trabalho de leitura vale a pena e traz ótimos resultados.” Projeto – Viajando pela leitura. Professora: Marli Pimentel – Escola Municipal Tancredo Neves “Que a criança descubra que através da leitura poderá viajar, conhecer mundos diferentes e ampliar seus conhecimentos.” Projeto – Livros de pano. Professora: Jéssica Karine de Moura – CMEI Cantinho Dourado “Ensinar às crianças bons hábitos, entre eles o da leitura”.

15 Projeto – Com leitura construímos cidadania.
Professora: Célia Maria Rustick Conrad Lira – Escola Mun. Barão de Capanema “Vivermos em igualdade de oportunidades com os demais construindo assim, nossa cidadania.” Projeto – Leitura não tem idade. Professora: Maria Helena da Silva – Escola Rural Municipal Campos Salles “É necessário dar ao educando a dimensão de que ler é uma experiência de múltiplas faces podendo ajudá-lo na conquista de seus objetivos.” Projeto – Ler... É pensar, é brincar, é descobrir. Professora: Regina Maria Renner – Escola Municipal Concórdia “Queremos integrar os pais e a comunidade no processo de valorização da leitura.” Projeto – Leitura, leitores e letramento. Professora: Cleusa Piovesan – Colégio Estadual Rocha Pombo “Estimular o hábito da leitura para tornar a prática da leitura uma atividade útil e prazerosa.”

16 Projeto – Lendo com a família.
Professora: Lovaine Hendges Walter – Escola Rural Municipal Campos Salles “Pela leitura podemos sanar dificuldades, ter informações e instruções indispensáveis.” Projeto – Ler para melhor viver. Professoras: Salete Manchini e Loiva M. S. Basso – Escola R. Mun. Afonso Arinos “Incentivo e motivação para familiares praticarem a leitura.”


Carregar ppt "No Brasil, o índice de leitura per capita/ano não chega a dois livros."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google