A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Criado e Desenvolvido por: Ronnielle Cabral Rolim Todos os Direitos são Reservados 2008. Atualizado em: 29/03/09 Número: 01 COMO SE TORNAR UM GRANDE ESTUDANTE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Criado e Desenvolvido por: Ronnielle Cabral Rolim Todos os Direitos são Reservados 2008. Atualizado em: 29/03/09 Número: 01 COMO SE TORNAR UM GRANDE ESTUDANTE."— Transcrição da apresentação:

1 Criado e Desenvolvido por: Ronnielle Cabral Rolim Todos os Direitos são Reservados Atualizado em: 29/03/09 Número: 01 COMO SE TORNAR UM GRANDE ESTUDANTE

2 EDUCAÇÃO A educação tem por objetivo desenvolver o estudante, prepará-lo para ser um cidadão participativo, realizado em seu trabalho e nos estudos que se seguem. ADAPTADO DA FONTE: PCNs CAPÍTILO II - Da Educação Básica Seção I - Das Disposições Gerais Ubirajara Gomes da Silva: Foi morador de rua durante 12 anos e viu nos estudos a superação. Passou no concurso do Banco do Brasil e agora não se sente mais um cidadão excluído e invisível.

3 ALUNO x ESTUDANTE ALUNO: aquele que está matriculado em alguma escola. ESTUDANTE: aquele que além de está matriculado numa escola, também tem por profissão o hábito de estudar.

4 LOCAL DE ESTUDO CARACTERÍSTICAS DE UM BOM LOCAL DE ESTUDO: 01 – Boa iluminação (luz natural ou lâmpadas fluorescentes); 02 – Bem arejado; 03 – Silencioso; 04 – Postura adequada HORÁRIO DE ESTUDO MANHÃ: O melhor horário para se estudar é o da manhã. Pois ao se acordar, a cabeça está calma e leve. Logo, dá para estudar aquilo que o estudante acha que é mais difícil. TARDE: Após almoçar existe uma pequena sonolência que ataca todo mundo! A tarde aconselha-se disciplina de média dificuldade. NOITE: Depois de ter passado a manhã e a tarde, a cabeça está um pouco cansada. Recomenda-se estudar as matérias fáceis.

5 CRONOGRAMA Organize-se para obter o máximo de si mesmo. SEGUNDATERÇAQUARTAQUINTASEXTASÁBADODOMINGO MANHÃ Escola -- TARDE MatemáticaCiênciasPortuguêsMatemáticaPortuguês-- NOITE RedaçãoHistóriaGeografiaInglêsEspanhol-- Veja as disciplinas como estão bem dispostas no quadro de estudos! Pela tarde as que possuem cálculos ou que o aluno tem dificuldades. Pela noite as mais fáceis, as que possuem apenas textos para ler. Os sábados e domingos estão livres para desenvolver outra atividade. OBS 1: OBS 1: é muito importante que o estudante escolha um dia vago e repita a disciplina que ele tem maior dificuldade. No exemplo acima é a Matemática e Português. OBS 2: OBS 2: após uma hora de estudo, aconselha-se um intervalo de dez minutos para revigorar.

6 ATITUDES TIPOS DE ATITUDESCARACTERÍSTICASEFEITOS ATITUDE NEGATIVA Desinteresse Falta de autoconfiança Desânimo Baixa aprendizagem Esquecimentos ATITUDE POSITIVA Motivação Autoconfiança Persistência Alta aprendizagem Sem esquecimentos Um jovem responsável não estuda pelo prazer dos prêmios ou pelo medo dos castigos imediatos. Não é tentando agradar a família ou ao professor, mas sim, por acreditar em está construindo seu próprio futuro. As atitudes negativas só enxergam defeitos na escola, na programação, nos livros, colegas, professores e nuca e si mesmo.

7 AUTO-AVALIAÇÃO COMPETEÊNCIASCOM MUITA DIFICULDADE COM DIFICULDADE RAZOAVELMENTEBEMMUITO BEM 01 – Compreendo os assuntos da apostila. 02 – Entendo aquilo que o professor passa. 03 – Sei explicar o assunto com minhas próprias palavras. 04 – Consigo ligar o assunto a conhecimentos que já tenho. Procure responder com sinceridade para que,assim, seja possível encontrar o seu perfil de estudante. Independente da resposta, procure sempre melhorar na sua vida de estudante, filho e amigo.

8 AVALIAÇÕES Nas primeiras aulas aproveite para descobrir e perguntar sobre o estilo de cada professor: 1 – Tipos de provas; 2 – Estilo do trabalho; 3 – Modo de argüição; 4 – Dúvidas em geral. REFRESQUE A MEMÓRIA O esquecimento é um fenômeno natural que atinge todas as pessoas. Porém é um sinal que o conteúdo não ficou bem gravado em sua memória! Como verificar se o conteúdo ficou bem Gravado? 1 – Divida os em partes ou capítulos; 2 – Estude repetindo o capítulo várias vezes; 3 – Depois, faça um revisão mental sem olhar para o material. 4 – Se você conseguir lembrar o que foi estudo, então ficou bem gravado.

9 MOTIVAÇÃO Sem motivação nada se faz. Com motivação, tudo é mais fácil e mais rápido. O estudante, que tem motivação realiza bem as suas tarefas. O segredo do sucesso está na motivação.

10 PERSISTÊNCIA Se as pessoas soubessem quanto trabalho tive para dominar a minha arte, ela não lhes pareceria tão maravilhosa. Miguel Ângelo

11 PERSISTÊNCIA Ricardo Oliveira da Silva, 19 anos: Ouro em matemática Ricardo nasceu com uma doença neurológica (amiotrofia espinhal) que atrofia a medula espinhal e causa fraqueza nos músculos. Ele é filho de agricultores que plantam arroz, milho e feijão para comer. Na infância, a deficiência impediu que ele fosse à escola, mas o menino não perdeu a vontade de estudar. Ricardo foi alfabetizado em casa, pela mãe. Dona Francisca da Conceição, que só cursou até a sexta série, ensinou o pouco do que sabia ao filho. É na zona rural de Várzea Alegre, no interior do Ceará, que mora o estudante medalha de ouro em matemática. A vida sempre tem um lado bom e um lado ruim. Mas, se você ficar só pensando no lado ruim, não chega a lugar nenhum", afirma ele.

12


Carregar ppt "Criado e Desenvolvido por: Ronnielle Cabral Rolim Todos os Direitos são Reservados 2008. Atualizado em: 29/03/09 Número: 01 COMO SE TORNAR UM GRANDE ESTUDANTE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google