A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A República. Desta forma, a 5 de Outubro, na área de uma acção de foro nacional, a Câmara Municipal da Trofa, em simultâneo com todos os Municípios portugueses,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A República. Desta forma, a 5 de Outubro, na área de uma acção de foro nacional, a Câmara Municipal da Trofa, em simultâneo com todos os Municípios portugueses,"— Transcrição da apresentação:

1 A República

2 Desta forma, a 5 de Outubro, na área de uma acção de foro nacional, a Câmara Municipal da Trofa, em simultâneo com todos os Municípios portugueses, vai proceder à cerimónia de Astear das Bandeiras, ao som "Da Portuguesa", afinada por Coros do Município.

3 Nesse mesmo dia, começa, na Casa da Cultura da Trofa, às 15h00, a Apresentação "Heliodoro Salgado e a República", uma exposição histórica cronológica, ilustrada dos casos antes e depois do 5 de Outubro de 1910, com focagem na personalidade e obra de Heliodoro Salgado, carácter marcante da República, nascido na Trofa.

4 Hino nacional Heróis do mar, nobre Povo, Nação valente, imortal, Levantai hoje de novo O esplendor de Portugal! Entre as brumas da memória, Ó Pátria, sente-se a voz Dos teus egrégios avós, Que há-de guiar-te à vitória! Às armas, às armas! Sobre a terra, sobre o mar, Às armas, às armas! Pela Pátria lutar Contra os canhões marchar, marchar!

5 Bandeira de Portugal As 5 quinas Simbolizam os 5 reis mouros derrotados por D. Afonso Henriques na batalha de Ourique. Os 5 pontos brancos dentro de cada quina Representam as 5 chagas de Cristo. Os 7 castelos Simbolizam as localidades fortificadas que D. Afonso Henriques conquistou aos Mouros. A esfera armilar Representa o mundo que os navegadores portugueses descobriram nos séculos XV e XVI e os povos com quem trocaram ideias e comércio. O verde Simboliza a esperança. O vermelho Simboliza a coragem e o sangue dos portugueses mortos em combate.

6 Lisboa amanheceu (…) ao som do troar da artilharia. Proclamada por importantes forças do exército (…) e auxiliada pelo concurso popular, a República tem hoje o seu primeiro dia de História.

7 Meninos a cantar o hino nacional ! Heróis do mar, nobre Povo, Nação valente, imortal …

8 Realizado por: Luana Mesquita Ribeiro 3º/4ºA. Fim.


Carregar ppt "A República. Desta forma, a 5 de Outubro, na área de uma acção de foro nacional, a Câmara Municipal da Trofa, em simultâneo com todos os Municípios portugueses,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google