A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE DROGAS MOTIVOS PARA O USO DE DROGAS Para tratar problemas médicos; Para relaxar; Para diminuir inibições; Para lidar com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE DROGAS MOTIVOS PARA O USO DE DROGAS Para tratar problemas médicos; Para relaxar; Para diminuir inibições; Para lidar com."— Transcrição da apresentação:

1

2 O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE DROGAS

3 MOTIVOS PARA O USO DE DROGAS Para tratar problemas médicos; Para relaxar; Para diminuir inibições; Para lidar com problemas; Em rituais religiosos; Para obter prazer; Por curiosidade; Para pertencer a determinado grupo especialmente entre a população adolescente.

4 ÁLCOOL O álcool é uma das poucas drogas psicoativas que o seu consumo é incentivado e admitido pela sociedade, daí ser encarado de forma diferenciada das demais drogas.

5 ÁLCOOL O álcool não é considerado como uma droga por grande parte da sociedade. Uma reunião em casa de amigos, no trabalho, com a família, não tem sentindo sem a bebida alcoólica. Sua venda é livre, é barato e está ligado ao lazer e a sociabilidade.

6 ÁLCOOL A maioria dos acidentes ocorre quando a pessoa está alcoolizada. Muitos fazem uso e não são dependentes, mas correm riscos que devem e podem ser evitados. O efeito do álcool pode transformar um indivíduo risonho num indivíduo violento. Causa aumento da criminalidade e a desestruturação de muitas famílias.

7 EFEITOS DO ÁLCOOL Irritação da mucosa gástrica, inflamação e ulceração. Ação sobre o fígado que produz a cirrose alcoólica. Causa doenças cardiovasculares. Impotência sexual.

8 TABAGISMO

9 TABAGISMO TABAGISMO No Brasil, um terço da população adulta fuma, sendo: 11,2 milhões de mulheres; 16,7 milhões de homens. 80% dos fumantes ficam dependentes da nicotina mortes/ano são decorrentes do tabagismo. (OPAS,2002)

10 TABAGISMO TABAGISMO Cigarro Cigarro de Bali Charuto Cachimbo Fumo-de-rolo Rapé Aspirado Fumado Mascado

11

12 RISCOSE DANOS DO CIGARRO RISCOS E DANOS DO CIGARRO

13 TABAGISMO Quem não fuma, mas convive com pessoas que fumam, tem um risco 24% maior de morrer por doença cardíaca ou 30% maior de morrer de câncer de pulmão do que quem não está exposto diariamente à fumaça de cigarros. Pare de fumar perto de quem não fuma e apague o cigarro

14 AlgunsToques: Alguns Toques: Se PARAR de fumar AGORA:: Após 20 MINUTOS a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal; Após 24 HORAS, NÃO tem mais nicotina no sangue; Após 3 SEMANAS a respiração fica mais fácil e a circulação melhora; Após 5 A 10 ANOS o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou.

15

16 CRACK É derivado das sobras do refino da cocaína. Nele são misturadas outras diversas substâncias tóxicas, como gasolina, querosene e até água de bateria, além de outros ingredientes altamente impuros. Essa mistura é aquecida e quando seca, adquire a forma de pedras duras e fumáveis.

17 Efeitos do CRACK Os efeitos do CRACK são intensos e de pouca duração ( 10 segundos), o que leva o usuário a fumar imediatamente outra pedra, causando prejuízos a saúde física, psíquica e danos sociais. Assim, o CRACK pode produzir: Perda do senso crítico. Maior exposição a riscos sociais e violência. Diminuição do apetite. Perda de peso. (desidratação,desnutrição, gastrite) Perda de sono e agitação motora. Rachadura dos lábios, sangramento da gengiva e desgaste dos dentes. Tosse e lesões respiratórias Depressão, alucinação e fissura. Maior risco de infecção por HIV/AIDS e hepatites.

18 ONDE PROCURAR AJUDA CETAD: Rua Pedro Lessa, 123- Canela (71) ; ALIANÇA DE REDUÇÃO DE DANOS FÁTIMA CAVALCANTI: Praça XV de Novembro, s/n ( 71) / ramal 211; CAPSad: Rua Conde Pereira Carneiro, 271- Pernanbués (71) ; CATA: Av. Dendezeiros do Bonfim- Bonfim (71) ; NUPSI: Rua Acari, 10- Loteamento Jardim Piatã- Itapuã (71) ; HOLOS: Rua Guilhard Muniz, 359- Pituba (71) ; CECOM: Praça Lord Cochrane, s/n- Garibalde (71) ; CLÍNICA FÊNIX: Cond.Pérola Negra, Qd.03, Lt.02- Lauro de Freitas (71)

19 ONDE PROCURAR AJUDA VILA SERENA: Rua José Leite, 418, Caji- Lauro de Freitas (71) ; SANATÓRIO SÃO PAULO: Av. Aquidabã, 91- Santo Antônio (71) ; CENTRO DE SAÚDE MENTAL PROF. ARISTIDES NOVIS: Rua Almirante Alves câmara, s/n – Engenho Velho de Brotas (71) ; HOSPITAL JULIANO MOREIRA: Av. Edgard Santos, s/n- Narandiba (71) ; DISQUE PARE DE FUMAR: DISQUE SAÚDE:

20 Seja um craque a favor da vida você também!! Tenha hábitos saudáveis de vida: -Pratique esportes -Prefira uma alimentação saudável -Beba bastante líquidos -Seja amigo -Sorria mais VALORIZE A VIDA!


Carregar ppt "O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE DROGAS MOTIVOS PARA O USO DE DROGAS Para tratar problemas médicos; Para relaxar; Para diminuir inibições; Para lidar com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google