A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

27 de junho de 1883 9 de outubro de 1947. Benedita Fernandes Clique.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "27 de junho de 1883 9 de outubro de 1947. Benedita Fernandes Clique."— Transcrição da apresentação:

1 27 de junho de 1883 9 de outubro de 1947. Benedita Fernandes Clique

2 Nasceu em 27de junho de1883 em Campos Novos de Cunha (SP) e desencarnou em Araçatuba(SP) em 9 de outubro de 1947. O seu ingresso nas ações espíritas foi muito peculiar. Portadora de atroz obsessão, autêntica subjugação, Benedita perdeu o contacto com a família e perambulava sem rumo.

3 Causava tantos incômodos à população que foi recolhida à Cadeia Pública da cidade de Penápolis ,pois não existiam hospitais ou atendimentos para tal fim. Dois carcereiros deram assistência à mulher doente, principalmente com passes. Ela recobrou a consciência e resolveu ir para Araçatuba.

4 Como gratidão pelo benefício recebido, a mulher simples, negra e semi-analfabeta, juntamente com outras lavadeiras começou a erguer casinhas de madeira no Bairro Dona Ida (hoje Santana), em 1927. Benedita transformou-se em pioneira da assistência social espírita em toda a região Noroeste do Estado de São Paulo, ao fundar a Associação das Senhoras Cristãs, em Araçatuba . Com esta obra originou o Sanatório. Ela é também, provavelmente, uma das pioneiras dos Hospitais Psiquiátricos Espíritas.

5 A reunião para fundação da Associação ocorreu nas dependências do Centro Espírita "Paz, Amor e Caridade", com inauguração do prédio próprio em 1933. Por exigência dos órgãos governamentais, o trabalho foi desdobrado em duas ações específicas, de atendimento a doentes mentais e a crianças órfãs e carentes. Assim, surgia a "Casa da Criança" e o Asilo "Dr.Jaime de Oliveira". Estas instituições foram, respectivamente, desativada e transformado em Sanatório que homenageia Benedita.

6 Ela se tornou uma das pioneiras do atual movimento de unificação dos espíritas quando fundou a União Espírita Regional da Noroeste, sendo eleita sua presidente. Todavia, este movimento, na realidade, somente vicejou com a fundação da União das Sociedades Espíritas do Estado . Também oferecia uma classe de aula em convênio com a Prefeitura Municipal e mantinha um albergue noturno. Além da obra assistencial atuou como médium, principalmente passista, e deixou muitos exemplos.

7 Muita Paz Fonte: texto adaptado do Livro "Obra De Vultos",
Antonio Cesar Perri de Carvalho Musica-We are the world Imagens da Internet Formatação –


Carregar ppt "27 de junho de 1883 9 de outubro de 1947. Benedita Fernandes Clique."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google