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Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Especialização em Produção Animal COMERCIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO ANIMAL Prof. Dr a. Jaqueline Mallmann Haas Prof.

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1 Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Especialização em Produção Animal COMERCIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO ANIMAL Prof. Dr a. Jaqueline Mallmann Haas Prof. Dr. Marcelo Benevenga Sarmento Prof. M. Sc. Osmar Manoel Nunes Prof. M. Sc. Thiago Antonio Beuron 1

2 ESTRUTURAS DE MERCADO CONCORRÊNCIA PERFEITA CONCORRÊNCIA IMPERFEITA MONOPÓLIO OLIGOPÓLIO MONOPSÔNIO MONOPÓLIO BILATERAL OLIGOPSÔNIO CONCORRÊNCIA MONOPOLISTA 2

3 ESTRUTURAS DE MERCADO As várias formas ou estruturas de mercado dependem fundamentalmente de 3 características: a)Número de empresas que compõem esse mercado; b)Tipo do produto (se as firmas fabricam produtos - idênticos ou diferenciados); c) Se existem ou não barreiras acesso de novas empresas nesse mercado. 3

4 ESTRUTURAS DE MERCADO CONCORRÊNCIA PERFEITA GRANDE Nº DE PEQUENOS VENDEDORES PREÇOS HOMOGÊNEOS TRANSPARÊNCIA DE MERCADO LIVRE MOBILIDADE DOS FATORES PRODUTOS HOMOGÊNEOS GRANDE Nº DE PEQUENOS ONSUMIDORES 4

5 ESTRUTURAS DE MERCADO OBS: Uma característica do mercado em concorrência perfeita é que, a longo prazo, não existem lucros extras ou extraordinários (onde as receitas supram os custos), mas apenas os chamados lucros normais, que representam a remuneração implícita do empresário (seu custo de oportunidade, ou o que ele ganharia se aplicasse seu capital em outra atividade. 5

6 ESTRUTURAS DE MERCADO Teoria Microeconômica ( Teoria Neoclássica ou Teoria Marginalista) Empresas têm como objetivo maior a maximização dos lucros (a curto ou a longo prazo) LT = RT – CT LT = Lucro total; RT = Receita total de vendas; CT = Custo total de produção. 6

7 ESTRUTURAS DE MERCADO Deverá escolher o nível de produção para qual a diferença positiva entre RT e CT seja a maior possível (máxima). Definição: Receita Marginal (RMg): é o acréscimo da receita total pela venda de uma unidade adicional do produto. Custo Marginal (CMg): é o acréscimo do custo total pela produção de uma unidade adicional do produto. 7

8 ESTRUTURAS DE MERCADO A maximização do lucro ocorre, em um nível de produção tal que a receita marginal da última unidade produzida seja igual ao custo marginal desta última unidade produzida. RMg = CMg Se: RMg > CMg há interesse de aumentar a produção, pois cada unidade adicional fabricada aumenta o lucro; RMg < CMg há interesse de diminuir a produção, pois cada unidade adicional que deixa de ser fabricada aumenta o lucro; RMg = CMg há a maximização do lucro, sendo CMg crescente. 8

9 ESTRUTURAS DE MERCADO MONOPÓLIO UMA ÚNICA FIRMA O SETOR É A PRÓPRIA FIRMA PRODUTO NÃO TEM SUBSTITUTO PERFEITO GRANDE Nº DE PEQUENOS CONSUMIDORES CONCORRÊNCIA ENTRE CONSUMIDORES BARREIRAS À ENTRADA 9

10 ESTRUTURAS DE MERCADO As barreiras de acesso podem ocorrer de várias formas: Monopólio puro ou natural: devido à alta escala de produção requerida, exigindo um elevado montante de investimento. A empresa monopolística já está estabelecida em grandes dimensões e tem condições de operar com baixos custos. Torna-se muito difícil alguma empresa conseguir oferecer a um preço equivalente à firma monopolista; Patentes: direito único de produzir o bem; Controle de matérias-primas chaves: como por exemplo, o controle das minas de bauxita pelas empresas produtoras de alumínio; Monopólio estatal ou institucional: protegido pela legislação, normalmente em setores estratégicos ou de infra-estrutura; 10

11 MONOPÓLIO e CONCORRÊNCIA PERFEITA 11

12 ESTRUTURAS DE MERCADO CONCORRÊNCIA MONOPOLISTA CONCORRÊNCIA MONOPOLISTA GRANDE Nº DE VENDEDORES GRANDE Nº DE CONSUMIDORES PRODUTOS SUBSTITUTOS PRÓXIMOS PRODUTOS DIFERENCIADOS DEMANDA BASTANTE ELÁSTICA ESTRATÉGIAS DE DIFERENCIAÇÃO: FÍSICA, EMBALAGEM, PROPAGANDA, ATENDIMENTO, SERVIÇOS ASSOCIADOS 12

13 ESTRUTURAS DE MERCADO OLIGOPÓLIO PEQUENO Nº DE GRANDES VENDEDORES PRODUTOS SÃO SUBSTITUTOS PRÓXIMOS OU PERFEITOS OU PERFEITOS ALASTICIDADE CRUZADA PERFEITO OU DIFERENCIADO DECISÕES INTERDEPENDENTES ACORDOS 13

14 ESTRUTURAS DE MERCADO Definido de duas formas: Oligopólio concentrado: pequeno nº de empresas no setor. Ex. Indústria automobilística ou; Oligopólio competitivo: um pequeno nº de empresas domina um setor com muitas empresas. Ex.: Brahma e Antártica. Características básicas: Devido à existência de empresas dominantes, elas têm o poder de fixar os preços de venda em seus termos, defrontando-se normalmente com demandas relativamente inelásticas, em que os consumidores têm baixo poder de reação a alterações de preços; No oligopólio, assim como no monopólio, há barreiras para a entrada de novas empresas no setor. 14

15 ESTRUTURAS DE MERCADO Tipos de oligopólio: Com produto homogêneo (por exemplo, alumínio e cimento); Com produto diferenciado (por exemplo, automóveis). OBS: A longo prazo os lucros extraordinários permanecem, pois as barreiras à entrada de novas firmas persistirão. Formas de atuação das empresas: Concorrem entre si: via guerra de preços ou de promoções (forma de atuação pouco freqüente); Formam cartéis (conluios, trustes): cartel é uma organização (formal ou informal) de produtores dentro de um setor, que determina a política para todas as empresas do cartel. O cartel fixa preços e a repartição (cota) do mercado entre as empresas. 15

16 ESTRUTURAS DE MERCADO Não existe um modelo geral de oligopólio, pois eles são muito diferentes entre si. O modelo mais tradional parte da maximização dos lucros pelo empresário, e neste caso a RMg = CMg. Modelo de mark-up: Mark-up = Receitas de Vendas – Custos Diretos de Produção e neste caso o preço é calculado: onde: p = preço do produto c = custo unitário direto ou variável m = taxa (%) de mark-up 16

17 ESTRUTURAS DE MERCADO OLIGOPSÔNIO GRANDE Nº DE PEQUENOS VENDEDORES PEQUENO Nº DE GRANDES COMPRADORES CONSUMIDORES DOMINAM O MERCADO ALTA ELASTICIDADE-PREÇO DADEMANDA 17

18 ESTRUTURAS DE MERCADO MONOPSÔNIO GRANDE Nº DE PEQUENOS VENDEDORES UM ÚNICO COMPRADOR ALTA ELASTICIDADE-PREÇO DA DEMANDA CONSUMIDOR DOMINA O MERCADO 18

19 ESTRUTURAS DE MERCADO MONOPÓLIO BILATERAL UM ÚNICO VENDEDOR UM ÚNICO COMPRADOR PREÇO DEFINIDO ATRAVÉS DE NEGOCIAÇÃO 19

20 RESUMO ESTRUTURAS DE MERCADO 20

21 ESTRUTURAS DE MERCADO FATORES DE PRODUÇÃO Concorrência Perfeita: existe uma oferta abundante do fator de produção (ex.: mão-de-obra não especializada), o que torna o preço desse fator constante. Monopsônio: há somente um comprador para muitos vendedores dos serviços dos insumos. Oligopsônio: existem poucos compradores que dominam o mercado para muitos vendedores. Ex.: Indústria de laticínios. Monopólio Bilateral: ocorre quando um monopsonista, na compra do fator de produção, defronta-se com um monopolista na venda desse fator. 21

22 REFERÊNCIAS REFERÊNCIAS BÁSICAS BRUN, Argemiro Luís & MÜLLER, Patricia K. Aspectos do agronegócio brasileiro: a realidade na primeira década do terceiro milênio. Ijui/RS: Editora da Unijui, MENDES, JUDAS TADEU GRASSI & PADILHA Jr, JOÃO BATISTA. Agronegócio: uma abordagem econômica. São Paulo: Pearson Prentice Hall, NEVES, Marcos Fava; ZYLBERSZTAJN, Décio & NEVES, Evaristo Marzabal. Agronegócio do Brasil. São Paulo: Saraiva, ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à Economia. 20. Ed. 6º reimpressão. São Paulo, Atlas, REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES BATALHA, Mário Otavio & SOUZA FILHO, Hildo Meireles de. (Org.) Agronegócio no Mercosul: uma agenda para o desenvolvimento. São Paulo: Atlas, PASSOS, Carlos Roberto Martins & NOGAMI, Otto. Princípios da economia. 5ª ed. Revisada. São Paulo: Cengage Learning, PINHO, Diva Benevides e VASCONCELLOS, Marco Sandoval (orgs.). Manual de Economia. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, REIS, Luis Felipe Souza Dias. Agronegócios: qualidade na gestão. Rio de Janeiro: Qaulitymark, VASCONCELLOS, Marco A. Economia: micro e macro. 2ª ed. São Paulo: Atlas,


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