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Japão: mercado emergente de idosos. Economia japonesa – Recessão Lojas – Abundantes em mercadorias Comsumidores – Procuram mercadorias que os atraem mas.

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1 Japão: mercado emergente de idosos

2 Economia japonesa – Recessão Lojas – Abundantes em mercadorias Comsumidores – Procuram mercadorias que os atraem mas não encontram Comerciantes – Não estão oferecendo as mercadorias que os comsumidores procuram Fabricantes – Obrigam-se rebaixar os preços

3 Chave de sucesso em negócio Capacidade de comprender os comsumidores Capacidade de criar e estabelecer trade-mark de destaque (Produto de excelente qualidade ou de tecnologia mais avançada não é suficiente)

4 Sociedade Envelhecida Pessoas idosas: São pessoas com 65 anos ou mais Sociedade em processo de envelhecimento: Sociedade que 7%de população total são idosos Sociedade envelhecida: 14%da população total são idosos Sociedade super envelhecida: 21% da população total são idosos

5 Sociedade em processo de envelhecimento envelhecida França 115 anos Suécia 85 anos Reino Unidos 47 anos Alemanha 40 anos Japão 24 anos

6 ê envelhecimento

7 População de idosos ,63milhões 18,5% 2025 ( projeções) 28,7% 2050 (projeções) 35,7%

8 A vida média dos japoneses (anos de idade) os japoneses 50,06 53,96 as japonesas 78,32 85,23

9 Propriedades por idade

10 Dez características dos novos idosos 1) São pessoas que dão prioridade à vida privada 2) São pessoas que têm sensibilidade de jovens 3) Estilo de vida: qualidade mais importante que títulos, classe social ou hierarquia 4) São pessoas que gostam de estar elegantes 5) Imaginam-se e aparentam ser mais jovens 6) São atuantes 7) Comportam-se naturalmente segundo motivações 8) Se apegam às suas próprias concepções de valor 9) São pessoas sociáveis 10) São pessoas admiradas pelos mais jovens

11 Utilização de computadores

12 Utilização de telefones celulares

13 Em que os idosos gastam 1.Viagens 2.Saúde 3.Artes 4.Para as relações humanas

14 Japão:mercado emergente de idosos Oportunidades de negócios com idosos estão em propiciar o bem-estar ou aliviar as inquietudes e angústias

15 O mercado emergentes de Idosos Bem-estar Inquietudes Experiências inéditas Experiências Já realizadas Mercado de surpresas ( emoção) Mercado de re-habilitação (recuperação) Mercado de renascença (nostalgia) Mercado de diversão (agradável)

16 Dez setores de consumo 1. Vestuário 2. Alimentos 3. Casas 4. Viagens 5. Aprendizagem 6. Automóveis 7. Informação 8. Saúde 9. Bem-estar 10. Paz, sossego e afeição

17 Utilização de internet

18 Portador de telefone celular

19 Balança Comercial Ano Total Com Japão Participação (Unidade: US$ milhão) (%) , , , , , ,2

20 10 setores selecionados 1. Produtos agrícolas (Alimentos orgânicos) 2. Agroindústria (produtos naturais) 3. Calçados e produtos de couro 4. Madeira e mobiliário 5. Produtos de borracha 6. Farmacêuticos e cosméticos 7. Fashion goods (Joalheria, Vestuário) 8. Eletrônicos e componentes eletro-eletrônicos 9. Automóveis e autopeças 10. Software


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