A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Futuro da Globalização

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Futuro da Globalização"— Transcrição da apresentação:

1 O Futuro da Globalização
Trabalho elaborado por: Maria João Martins Oliveira Nº27759

2 Introdução: Ao longo deste trabalho explicarei de como são previstos três futuros possíveis que podem resultar da Globalização. São eles o Mercado Global, o Planeta Controlado e a Fortaleza do Mundo. Como em qualquer cenário, as trajectórias possíveis para o futuro está traçado, bem como as suas potencialidades e os seus impactos. Devemos ressaltar que o futuro da globalização vai trazer uma mistura destes três mundos. Esta mistura dependerá de muitos factores, incluindo a importância relativa dos actores envolvidos na formação da globalização e os seus condutores. Mais importante ainda, a composição do futuro trazido pela globalização terá implicações tremendas para as áreas de exclusão e desigualdade, para a insegurança humana, para a saúde, cultura e sociedade, meio ambiente e instituições e governação. As Organizações Internacionais Humanitárias precisam estar cientes dos efeitos potenciais sobre estas áreas de impacto.

3 Os três Futuros Possíveis
A oportunidade do eventual futuro depende das características dos três futuros possíveis. Como mostrarei abaixo, todos os três mundos têm abundância de deficiências, e verificaremos que o Mundo Fortaleza é o menos atraente. O melhor futuro será uma mistura dos outros dois, um que combina a prosperidade do Mercado Global com o Planeta Controlado. O Mercado global e o Planeta Controlado embora tenham elementos indesejáveis que podem ter impactos negativos relativamente às seis áreas de impacto em consideração são mais desejados. Claramente, o Mundo Fortaleza é o futuro menos desejável, onde os Estados e comunidades são fortes no qual são ambos hierárquicos e autoritários. Os seus cidadãos terão poucas liberdades políticas. Os Estados em recursos de fortaleza têm que desenvolver medidas para combater as crises ambientais como o aquecimento global ao ter de lidar com recursos escassos e poluição ambiental que ameaçam a todos os habitantes deste planeta.

4 Através das Organizações Intergovernamentais, das Organizações Não Governamentais e outros actores relevantes de políticas sociais, serão promulgadas para assegurar que a heterogeneidade cultural, a convivência pacífica e cooperação global é mantida e acompanhada. A gestão ambiental será de suma importância, juntamente para enfrentar as crises humanitárias e as preocupações do mundo inteiro. A governação democrática será incentivada como a forma mais atraente de governo, já que as liberdades políticas são valorizadas tanto como as económicas. Quais os melhores condutores para responder a estas influências? As Agências internacionais de ajuda humanitária precisam primeiro identificar quais os condutores que podem ser influenciados ou aproveitados para atender às suas necessidades e, em seguida, reconhecer os métodos mais eficazes de utilização para realizar o seu mundo ideal. Portanto, as Agências de Socorro só podem ter uma influência limitada e, como tal, essas agências devem ser estratégicas. O condutor da política é o principal meio de influência.

5 Exclusão e Desiguladade
Impactos Mercado Global Planeta Controlado Mundo Fortaleza Exclusão e Desiguladade Desenvolvimento e crescimento entre e dentro dos países que estão incluídos no processo de Globalização. Acordo para incluir os marginalizados no mundo global. Visa um desenvolvimento amplo e profundo para, assim serem partilhados os benefícios provindos do desenvolvimento. Níveis de desigualdade e de exclusão nunca vistos. A maioria do Mundo vê estagnação ou aumentos mínimos de prosperidade. Estados privilegiados seguem uma política de proteccionismo extrema. Insegurança Humana Grande insegurança a nível económico, politico e social. Mudança de um modelo Europeu com abrangentes sistemas de protecção social para um modelo Americano que faz subir a pulso. Políticas corrigíveis para suavizar os efeitos negativos das forças do Mercado. Protecção do mercado de trabalho e generosas garantias da rede de segurança social. Cidadãos politicamente mais activos e esclarecidos. Maior insegurança económica, política e social. Baixa qualidade de vida. Menos acesso aos recursos globais. As redes de segurança estão disponíveis para poucos privilegiados. As relações sociais têm um impacto negativo.

6 Saúde Cultural e Social
Impactos Mercado Global Planeta Controlado Mundo Fortaleza Saúde Resultados mistos. Tratamento acentuou-se mais do que a prevenção. Drogas e curas para abastecer o mundo desenvolvido , o estilo de vida e os recursos estéticos. Redução significativa da mortalidade global. Mundo em desenvolvimento dependente do mundo desenvolvido para poder sustentar-se. Políticas para garantir o acesso aos cuidados de saúde para todos. Ênfase na medicina preventiva. Campanhas educativas para promover a consciencialização da saúde. Doenças transmissíveis são abordadas nos esforços globais. Proliferação dos Fabricantes de medicamentos genéricos. Os serviços em Estados Fortaleza estão disponíveis acima da barreira mínima só quando podem pagá-los. Desenvolver um mundo atormentado pela escassez de alimentos. Aumento das taxas de mortalidade comum relativas a mortes por doenças curáveis. Cultural e Social Cultura Global Empresarial dominante. Heterogeneidade cultural irá diminuir. Conflito, tanto intra-estadual e interestadual sobre os interesses comerciais. Cultura global que realça as abordagens de cooperação pacífica para solução de problemas. Heterogeneidade cultural preservada. Bens públicos promovidos. Valores de exclusividade cultural e social prevalecem. Ênfase na segurança e estabilidade. Dominam as necessidades primárias e os medos.

7 Ambiente Instituições e Governação
Impactos Mercado Global Planeta Controlado Mundo Fortaleza Ambiente Soluções para os problemas ambientais globais, dentro da estrutura do Mercado. O mundo em desenvolvimento vai pilhar o meio ambiente. A maior parte dos recursos ambientais pertencem a grandes corporações. Aumento de bairros de latadas e doenças, bem como refugiados e deslocados. Políticas implementadas que pro-activamente visarão salvaguardar o meio ambiente. Ênfase na apropriação equitativa dos recursos, ambientes mais limpos e gestão ambiental. Questões sobre a escassez de recursos serão negociados com o mundo. Problemas ambientais globais, difíceis de resolver devido à falta de cooperação. Elevada degradação ambiental. Controlo dos recursos ambientais, principalmente pelos estados da fortaleza. Conflito gerado pela falta de recursos. Instituições e Governação Estados mais autoritários onde acentua-se o desenvolvimento económica. Abandono das instituições democráticas. Instituições sociais e políticas em torno de princípios de cooperação económica. Aumento do Terrorismo Radical. Mais estados democráticos. Liberdade política a par com as liberdades económicas. Cooperação sobre o conflito incentivado. Terrorismo e o extremismo são fenómenos não salientes. Abandonado das Estruturas de governação democrática. Estados hierárquicos e autoritários. As liberdades políticas não têm valor. Conflito aumenta tanto dentro como entre os Estados.

8 Considerações Finais De todas as seis áreas chave, as organizações de ajuda precisam de ser particularmente alertados para o impacto sobre a exclusão e a desigualdade pois constitui uma característica importante da globalização. Embora a globalização pode levar a impactos negativos em muitas áreas, o seu impacto sobre a exclusão e a desigualdade leva à divisão especial e efeitos ondulatórios. É por esta razão que apesar das ineficiências que caracterizam o Planeta Controlado, é defendido medidas que fazem mover-nos para um mundo melhor. Tal como referido anteriormente, as organizações humanitárias devem dotar-se de lidar com o pior futuro possível. Dos três cenários descritos, o Mundo Fortaleza é o mais atingidos em todas as seis áreas de impacto. Por isso, a Globalização pode ter um futuro sombrio ou não, mas esperemos que não cheguemos ao ponto de termos de fechar as nossas portas ao resto do Mundo.


Carregar ppt "O Futuro da Globalização"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google