A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Roberto Pascarella Brasília, Novembro/2011 Mapa de oportunidades para as micro e pequenas empresas na Copa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Roberto Pascarella Brasília, Novembro/2011 Mapa de oportunidades para as micro e pequenas empresas na Copa."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Roberto Pascarella Brasília, Novembro/2011 Mapa de oportunidades para as micro e pequenas empresas na Copa

2 O BJETIVOS DO M APA DE O PORTUNIDADES Mapear as oportunidades para as MPEs Identificar os requisitos necessários para a concretização das oportunidades Auxiliar a elaboração dos planos de ação do SEBRAE Nacional e de suas unidades estaduais para a Copa do Mundo FIFA

3 Metodologia do estudo

4 C ONCEITOS DE OPORTUNIDADE O que são oportunidades no contexto do estudo? Oportunidades de desenvolvimento empresarial Oportunidades de realização de negócios

5 Resultados do estudo por setor Setor N o de oportunidades identificadas Construção Civil128 Tecnologia da Informação105 Madeira e Móveis106 Têxtil e Vestuário65 Turismo98 Produção Associada ao Turismo117 Comércio Varejista122 Agronegócios132 Serviços56 Número total de participantes:929

6 C ONSTRUÇÃO CIVIL : PRINCIPAIS DESAFIOS Aproximar MPEs e grandes empresas responsáveis pelas obras da Copa nas cidades-sede Adequar MPEs locais aos requisitos exigidos por grandes contratantes Identificar principais pontos fortes do setor em nível local para que empresas locais aproveitem oportunidades Identificar que tendências de mercado (novos produtos, insumos ou processos produtivos) podem impactar as MPEs na disputa de oportunidades Mercado: grandes empreiteiras / pequenos estabelecimentos comerciais e de serviços (hotéis, restaurantes, comércio)

7 T ECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO : PRINCIPAIS DESAFIOS Identificar exigências FIFA de TI para realização dos jogos Aproximar MPEs e grandes empresas responsáveis pelas obras da Copa em Cuiabá Adequar MPEs locais aos requisitos exigidos por grandes contratantes Avaliar nichos de mercado em que as empresas locais podem atuar no mercado da Copa Mercado: empresas / pessoas físicas / grandes contratantes em obras da Copa (Exemplo: estádios)

8 T URISMO E P RODUÇÃO ASSOCIADA AO TURISMO : PRINCIPAIS DESAFIOS Requisitos FIFA para atendimento de público oficial: Meios de hospedagem Agências de viagem Transporte de pessoas Conhecimento do perfil da demanda turística em uma Copa: Quem são os turistas O que consomem O que gostam de fazer Mercado: turistas nacionais e internacionais / família FIFA / empresas

9 C OMÉRCIO VAREJISTA : PRINCIPAIS DESAFIOS Perfil da demanda População local Turistas nacionais Turistas estrangeiros Identificar principais produtos comercializados Interação com outros setores econômicos Incrementar qualidade de atendimento Mercado: pulverizado – população local / turistas

10 M ADEIRA E MÓVEIS : PRINCIPAIS DESAFIOS Estratégia de negócio Aspecto crítico: sustentabilidade Identificar principais clientes Aproximar MPEs e clientes Entender quais os requisitos de mercado que impactam a competitividade das MPEs no setor Mercado: pulverizado – empresas / pessoas físicas

11 M ODA, TÊXTIL E VESTUÁRIO : PRINCIPAIS DESAFIOS Entender processo para ser fornecedor de produtos oficiais Estabelecer parcerias com patrocinadores oficiais Identificar principais produtos impactos pela Copa Criar e desenvolver peças originais e de valor agregado para atrair interesse dos turistas estrangeiros Atenção à competição externa Mercado: empresas / patrocinadores / turistas

12 A GRONEGÓCIO : PRINCIPAIS DESAFIOS Entender perfil da demanda Divulgar produtos tipicamente nacionais Aspecto crítico: sustentabilidade Mapear mercado e identificar principais clientes dos produtos locais Aproximar produtores e clientes

13 C ONSTRUÇÃO CIVIL : PRINCIPAIS DESAFIOS Aproximar MPEs e grandes empresas responsáveis pelas obras da Copa em Cuiabá Adequar MPEs locais aos requisitos exigidos por grandes contratantes Identificar principais pontos fortes do setor em nível local para que empresas locais aproveitem oportunidades Identificar que tendências de mercado (novos produtos, insumos ou processos produtivos) podem impactar as MPEs na disputa de oportunidades Mercado: grandes empreiteiras / pequenos estabelecimentos comerciais e de serviços (hotéis, restaurantes, comércio)

14 C OPA : IMPLICAÇÕES PARA MPES E APLS Ambiente híper competitivo na disputa das oportunidades Entender a natureza das oportunidades para as MPEs e APLs: Desenvolvimento empresarial Realização de negócios Estratégia de negócios: qual o mercado que será atendido? Onde estão as oportunidades? Busca de informações Entender as regras do jogo no mercado gerado/aquecido pela Copa do Mundo FIFA Elaboração de políticas que favoreçam a atuação das MPEs e APLs

15 Contato:

16 E STRUTURA ANALÍTICA DO SETOR

17 E STRUTURA ANALÍTICA DO SETOR

18 E STRUTURA ANALÍTICA DO SETOR

19 E STRUTURA ANALÍTICA DO SETOR

20 E STRUTURA ANALÍTICA DO SETOR

21 E STRUTURA ANALÍTICA DO SETOR

22 E STRUTURA ANALÍTICA DO SETOR

23 E STRUTURA ANALÍTICA DO SETOR

24 E STRUTURA ANALÍTICA DO SETOR


Carregar ppt "Prof. Roberto Pascarella Brasília, Novembro/2011 Mapa de oportunidades para as micro e pequenas empresas na Copa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google