A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática Estatística: uma proposta de formação continuada para.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática Estatística: uma proposta de formação continuada para."— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática Estatística: uma proposta de formação continuada para professores de matemática do ensino fundamental e médio Mestranda: Renata da Silva Dessbesel Orientadora: Dr. Helena Noronha Cury

2 INTRODUÇÃO OBJETIVOS PARTICIPANTES METODOLOGIA OFICINA ENSINO FUNDAMENTAL OFICINA ENSINO MÉDIO REFERÊNCIAS

3 Com o avanço da tecnologia e a rapidez das informações, o mercado de trabalho exige, cada vez mais, sujeitos flexíveis, ágeis, criativos e críticos. Nessa perspectiva, a Estatística pode dar sua contribuição, pois visa desenvolver a comunicação das situações reais por meios de gráficos, tabelas e quadros, sendo considerada uma ferramenta essencial para a compreensão e descrição de várias situações do cotidiano. INTRODUÇÃO

4 A presente pesquisa tem como objetivo analisar o Ensino de Estatística ministrado por professores de Matemática do Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas de Cruz Alta e avaliar a realização de oficinas de formação continuada para professores de Matemática, abordando conteúdos de Estatística com uso de material apoio. A partir das leituras, a Estatística é enfocada dentro de uma proposta de formação continuada, a fim de levar ao alcance dos professores, no seu espaço escolar, alternativas de como apresentar esses conteúdos aos alunos. OBJETIVOS

5 Os participantes da pesquisa são professores de Matemática das escolas públicas estaduais do município de Cruz Alta. PARTICIPANTES

6 C Como uma das etapas da pesquisa, foi oferecida a professores das escolas públicas de Cruz Alta uma oficina de formação continuada, com dois encontros de quatro horas cada, separadamente para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. Os encontros aconteceram no Núcleo de Tecnologia Educacional da 9ª Coordenadoria de Educação, que fez também o chamamento dos professores e lhes ofereceu uma certificação pela participação. METODOLOGIA

7 Oficina Ensino Médio 2 Oficina Ensino Médio 1 Roteiro de Estudo do Professor

8 Oficina Ensino Fundamental Roteiro de Estudo do Professor

9 ANDRINI, A.; VASCONCELLOS, M. J. Praticando Matemática. São Paulo: Ed. Do Brasil, BATANERO, C. Presente y futuro de La Educación Estadística. In: Jornades europees d estadística, 2001, Palma, Illes Balears. p Disponível em:. Acesso em 10 nov BEHRENS, M. A. Formação continuada de professores e a prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, BOVO, A. A. Formação continuada de professores de Matemática para uso da informática na escola: tensões entre proposta e implementação Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, BRAGA, J. C. P. O uso da planilha eletrônica como ferramenta na matemática do ensino médio do Centro Federal de Educação Tecnológica de Januária – MG Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília, BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Orientações Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria Educação Básica. Orientações Curriculares para o ensino médio. v.2. Brasília, 2008 a. BRASIL. Ministério da Educação. Plano de Desenvolvimento da Educação. SAEB ensino médio: matrizes referência, tópicos e descritores. Brasília, 2008 b. REFERÊNCIAS

10 BRASIL. Ministério da Educação. Plano de Desenvolvimento da Educação. Prova Brasil: Ensino Fundamental: matrizes de referência tópicos e seus descritores. Brasília, 2008 c. BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio: textos teóricos e metodológicos. Brasília, BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Guia de Livros Didáticos: PNLD 2011: Matemática. Brasília, BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Guia de Livros Didáticos: PNLD 2012: Matemática. Brasília, DANTE, L. R. Matemática: contexto e aplicações. São Paulo: Ática, v.1. FERREIRA, A. C. Um olhar retrospectivo sobre a pesquisa brasileira em formação de professores de matemática. In: FIORENTINI, D. (Org.) Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas, SP: Mercado de Letras, p FIORENTINI, D. A Pesquisa e as Práticas de Formação de Professores de Matemática em face das Políticas Públicas no Brasil. Bolema, v. 21, n. 29, p , GIOVANI, J. R. J; CASTRUCCI, B. A conquista da matemática. São Paulo: FTD, (Coleção A Conquista da Matemática. 6° ao 9° anos). I MBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, LAPPONI, J.C. Estatística usando Excel. Rio de Janeiro: Elsevier, reimpressão. LEVINE, D. M. et al. Estatística: teoria e aplicações. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

11 NACARATO, A. M. Educação continuada sob a perspectiva da pesquisa-ação: currículo em ação de um grupo de professoras ao aprender ensinando Geometria Tese (Doutorado em Educação ) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, NEUFELD, J. L. Estatística aplicada à administração usando Excel. São Paulo: Pearson Prentice Hall, VIALI, L; SEBASTIANI, R. G. Ensino de Estatística na escola básica com o recurso da planilha. In: LOPES, C. E; COUTINHO, C. Q. S.; ALMOULOUD, S. A. (Orgs.). Estudos e Reflexões em educação estatística. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, p


Carregar ppt "CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática Estatística: uma proposta de formação continuada para."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google