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Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas.

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Apresentação em tema: "Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas."— Transcrição da apresentação:

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2 Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas

3 Política de Desenvolvimento Produtivo Macrometas: - Ampliação do Investimento Fixo - Elevação do gasto privado em P&D - Ampliação das exportações Dinamização das MPEs: Meta 2010: aumentar em 10% o número de MPE exportadoras Posição 2006: empresas (ABDI) Desafio

4 Meta Sebrae -Atender empresas até 2010; -Inserir empresas no mercado internacional.

5 Visão A visão de internacionalização do Sebrae para as MPE: - Fomento às exportações; - Novas modalidades de internacionalização; - Necessidade de preparar as MPE para enfrentar maior concorrência no mercado doméstico decorrente da abertura da economia; - Oportunidades a serem exploradas pelas MPEs como demandantes e destinatárias de bens, serviços e tecnologia provenientes do mercado externo e como parceiras de empresas do exterior em empreendimentos voltados para o mercado doméstico.

6 Aumentar o número de MPEs exportadoras, o volume e a qualidade de suas exportações; fomentar e consolidar a articulação e integração das MPEs ao mercado mundial; preparar a MPE para um mercado doméstico cada vez mais globalizado. Objetivos do Programa

7 No segmento das empresas que exportam ou já exportaram: empresas iniciantes empresas descontínuas empresas desistentes empresas exportadoras contínuas No segmento das empresas que nunca participaram do mercado externo: potenciais ou empresas prontas para exportar Público-alvo do Programa

8 Internacionalização Conceito: Processo crescente e continuado de envolvimento de uma empresa nas operações com mercados/países fora de sua base de origem.

9 I. PRIMEIRA FASE A primeira fase contempla projetos institucionais e finalísticos que compõem as principais linhas de ação (elaboração de metodologias - individual e coletivo, articulação). II. SEGUNDA FASE A segunda fase abrange as linhas de ação mais exploratórias, em áreas em que há pouca experiência no Brasil (novas formas de internacionalização, estudos e pesquisas). Fases do Programa

10 Modelo de Atendimento Formas de atender: Cliente Individual On-line Presencial Grupos de empresas – coletivo On-line Presencial

11 Modelo de Atendimento Individual

12 Modelo de Atendimento Fase Forma de atendimento Local de atendimento IAuto-atendimentoOnline – virtual IIPresencialNo Sebrae IIIPresencial Na empresa/local de produção do cliente

13 Modelo de Atendimento Fases Entregas para o cliente I KIT ONLINE - Avaliação da Capacidade de Internacionalização + Recomendações e indicação de produtos e serviços Sebrae e Parceiros – sem custo II KIT QUALIFICAÇÃO PARA INTERNACIONALIZAÇÃO – Avaliação aprofundada + Guia básico de Exportação + Recomendações direcionadas e indicação de produtos e serviços Sebrae e Parceiros – custo (decisão UF) III KIT INTERNACIONALIZAÇÃO – Plano de qualificação Plano de acesso ao mercado internacional 20h de consultoria – com custo.

14 Internacionalização on-line: Autodiagnóstico Cursos online Informações Guia de Exportação Glossário Programas de Apoio (parceiros: Apex, BB, MDIC) Publicações Banco de notícias Informações úteis Links interessantes Eventos

15 Página Inicial do site

16 Autodiagnóstico on-line

17 Cursos on-line gratuitos

18 Cursos Planejando para Exportar Procedimentos para exportação Inscrições abertas até 15/07 Cursos gratuitos!

19 Internacionalização presencial: Atendimento presencial: Estratégia para Atendimento Individual Estratégia para Atendimento Coletivo Capacitação Consultoria Plano de Qualificação Plano de Internacionalização Soluções compartilhadas com parceiros, atendimento diferenciado (ex.: Convenio com o BB)

20 Parceria Banco do Brasil -Convênio de Cooperação Técnica Pacote de produtos e soluções para MPE aderente ao Programa de Internacionalização Valor: R$200,00/mês

21 Parceria Banco do Brasil Pacote de produtos e soluções para MPE: -Visita técnica a empresa (01 visita/mês) -Treinamentos -01 vaga/mês por empresa -Módulos: -Exportação I e II -Exportação de Serviços, -Mecanismos de Financiamentos a Exportação, -Práticas Cambiais -Carta de Crédito, -Drawback, -Importação -Desenvolvimento e disponibilização de curso gratuito e exclusivo para MPE, Exportando pela Internet.

22 Parceria Banco do Brasil Pacote de produtos e soluções para MPE: -Atendimento a distância -Atendimento por , telefone ou fax (1h/semana) -Apoio para inclusão dos produtos da Contratante/MPE no Balcão de Comércio Exterior do Banco do Brasil -Cadastramento para recebimento da revista de Comércio Exterior Informe BB (1 por empresa); -Cadastramento da empresa para receber o clipping/resenha de comércio exterior por .

23 Modelo de Atendimento Coletivo FASE ZERO: Identificação de empreas FASE I: Avaliação de potencial e plano de internacionalização coletivo FASE II: Qualificação Empresarial FASE III: Ações de mercado, promoção comercial e comercialização

24 Vendas X Acesso a Mercados SEM FOCO - É COMPRADO Imediato - desconhece mercado - alvo - subsistência ABORDAGENS FOCO EM VENDA Curto prazo – sem seleção – vendas imediatas FOCO EM ACESSO A MERCADOS Longo prazo – potencial de mercado – posição permanente (estratégia)

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26 Agregação de valor 1 saca de café = cafezinhos (50ml) na Starbucks* 1 cafezinho na Starbucks = US$ 1, cafezinhos x US$ 1,50 = US$ 14, US$ 14, – US$70 (valor da saca) = US$14, Fonte: ABIC-Assoc. Bras. das Ind. de Café

27 O que se vende de fato Café é só o começo. O que se vende é a experiência Starbucks vales-presente de até US$ 100,00 Internet sem fio de alta velocidade Cafeteiras, pó de café, sorvete ou Frappucino engarrafado Media Bar : Gravação de CDs personalizados starbucks

28 Conclusão 0,48 % do valor gerado (US$ 70.00) fica no Brasil; 99,52 % do valor gerado (US$ 14,330.00) vai para o exterior; Não estão contabilizados os efeitos multiplicadores ( empregos, fornecedores, impostos, etc...)

29 Para refletir É melhor ser o maior produtor de café do mundo? É melhor ter a fama de ter o melhor café do mundo?...ou é melhor ter uma rede de cafés com marca e conceito reconhecidos? OU... Em que negócio você quer estar?

30 Para refletir Cada vez mais as pessoas buscam nos produtos mais significado, identidade e menos utilidade (expansão de consciência)

31 Em síntese A maior fronteira de agregação de valor a produtos e serviços brasileiros poderá ser através do uso de uma Marca Brasil que incorpore valor e de identidade únicas.

32 Mudança de paradigmas Ser comprado Acesso a mercado Preço Estratégia Posicionamento

33 Trabalho fundamentado em diagnóstico das reais possibilidades de cada empresa; Projeto de ações continuadas e integradas; Foco das ações no mercado; Foco em resultado; Construção de competências na empresa; Custos dentro da realidade da MPE; Programa disponível em todo o território nacional; Diferenciais do Programa

34 Parcerias externas

35 Programa Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas O programa que vai dar lucro no Brasil e no exterior


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