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O FACTOR INOVAÇÃO NA AGRO- INDÚSTRIA Paulo Cruz (Engº Agrónomo) CAMPOTEC S.A. SEMINÁRIO HORTOFRUTICULTURA 2013 3 DE MARÇO 2006.

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1 O FACTOR INOVAÇÃO NA AGRO- INDÚSTRIA Paulo Cruz (Engº Agrónomo) CAMPOTEC S.A. SEMINÁRIO HORTOFRUTICULTURA DE MARÇO 2006

2 1. PARA QUÊ INDUSTRIALIZAR HORTOFRUTÍCOLAS? AGRO-INDÚSTRIA EM FOCO: conservação e embalamento, processamento em fresco e transformação de frutas PARA ACRESCENTAR VALOR À MATÉRIA-PRIMA EM NATUREZA PARA TORNAR A MATÉRIA PRIMA MAIS FÁCIL DE CONSUMIR PARA FAZER MIXES ENTRE VÁRIAS MATÉRIAS PRIMAS DIFERENTES OU ACRESCENTAR OUTROS PRODUTOS PARA VALORIZAR MATÉRIAS PRIMAS SEM VALOR COMERCIAL EM FRESCO PARA ENCURTAR A CADEIA DE VALOR ENTRE O PRODUTOR E O CONSUMIDOR

3 2. FACTORES RELEVANTES EXISTÊNCIA DE UM MERCADO CONCRETO OU POTENCIAL PRODUTO INOVADOR E QUE CRIA VALOR OU, ELEVADA CAPACIDADE COMPETITIVA INSTALADA EM PRODUTOS MASSIFICADOS CAPACIDADE TÉCNICA E FINANCEIRA PARA PRODUZIR E PARA EVOLUIR CAPACIDADE DE PRODUÇÃO OU OBTENÇÃO DE MATÉRIAS PRIMAS DE QUALIDADE E COMPETITIVAS

4 3. COMMODITIES OU INOVAÇÃO 1. COMMODITIES - integramos aqui a indústria de conservação e embalamento de hortofrutícolas -processo de globalização acelerado (ver o efeito da América do Sul campanha anterior de maçã) -Possibilidade de aparecimento de químicos que virão garantir períodos muito longos de conservação -commodities estão a gerar muitos refugos -Matéria-prima em acentuada quebra de valor

5 4. PRODUTOS INOVADORES CONCEBIDOS PARA ESCAPAR ÀS COMMODITIES ENVOLVEM TECNOLOGIA TÊM POR ALVO NICHOS DE MERCADO OU NOVAS TENDÊNCIAS ALIMENTARES CONCEITOS IMPORTANTES: Os produtos hortofrutícolas estão perfeitamente integrados na linha de saúde, imagem e qualidade de alimentação pretendida pelo consumidor moderno Cerca de 75% da população europeia viverá em aglomerados urbanos daqui a 10 anos

6 4. PRODUTOS INOVADORES 2 POSSIBILIDADES: -existência de um mercado potencial que valoriza bem o produto industrial; implica projecto, inovação científica e equipamentos específicos -Existência de matérias-primas muito competitivas que permitem avançar na industrialização (quebras da indústria de frescos) ou capacidade para produzir matérias-primas direccionadas à indústria, sempre acrescentando valor.

7 5. OUTROS FACTORES QUALIDADE SUSTENTADA DO PRODUTO (o produto garante as suas características) IMAGEM MARCA CAPACIDADE DE DERIVAR (criação de novos produtos a partir do primeiro)

8 6. IMPORTÂNCIA DA AGRO- INDÚSTRIA COMMODITIES terão uma evolução cada vez mais difícil para o produtor/embalador na Europa Transportes e químicos de conservação permitirão levar os produtos a qualquer ponto do Mundo Os detentores das matérias-primas devem exercer esse estatuto criando valor adicional A orientação desta agro-indústria: -novos produtos (ex. essencial Compal) -Evitar novos mercados já com índice de saturação -Qualidade científica e específica dos os produtos

9 7. INCENTIVO À INOVAÇÃO União Europeia: tem programas horizontais, complexos, pressionados por lobbies Portugal: não tem uma estratégia (nesta frase se incluem todas as instâncias) A inovação na agro-indústria horto-frutícola portuguesa existe mas é fruto da capacidade de algumas empresas isoladas Esta agro-indústria não está por regra associada aos produtores de matérias-primas

10 7. O IMPORTANTE PAPEL DO COTHN CONSEGUIR ADEPTOS PARA A INOVAÇÃO DIRECCIONADA PARA O MERCADO CRIAR UMA PLATAFORMA OPERATIVA DE ENCONTRO DAS PARTES (empresa que fabrica e operadores que podem criar a inovação) EXTRAIR DO QCAIV DOTAÇÕES FINANCEIRAS PARA APOIAR PROJECTOS DE INOVAÇÃO FUNCIONAR COMO GESTOR DAS DOTAÇÕES E DA EXECUÇÃO DOS PROJECTOS CLASSIFICAR OS PROJECTOS DE ACORDO COM O SUCESSO COMERCIAL (única forma)

11 8. IDEIAS FINAIS OS PRODUTOS HORTOFRUTÍCOLAS ESTÃO EM LINHA COM O CONSUMO MODERNO A AGRO-INDÚSTRIA COMMODITIES TERÁ DE COMPETIR CADA VEZ MAIS DURAMENTE A AGRO-INDÚSTRIA INOVAÇÃO PODE ACRESCENTAR MERCADO E VALOR PARA FAZER INOVAÇÃO É NECESSÁRIA CIÊNCIA E CAPITAL O COTHN PODERIA DESENVOLVER ESSA ESTRATÉGIA E DISPONIBILIZAR MECANISMOS DE CRIAÇÃO DE VALOR ATRAVÉS DA INOVAÇÃO


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