A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS CONFLITOS MUNDIAIS PELO PETRÓLEO O OURO NEGRO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS CONFLITOS MUNDIAIS PELO PETRÓLEO O OURO NEGRO."— Transcrição da apresentação:

1 OS CONFLITOS MUNDIAIS PELO PETRÓLEO O OURO NEGRO

2 Petróleo: maior fonte potencial de conflitos mundiais. Crepúsculo do PETRÓLEO (abundância escassez) Maiores reservas de PETRÓLEO: 1) Rússia (maior produtor) 2)Irã 3)Arábia Saudita (maior produtor) 4)Qatar 5)Emirados Árabes 6)Iraque 7)Kuwait 8)Venezuela 9)Brasil 10)Nigéria

3 Maiores consumidores: EUA, China e Japão; Solução das potências: Forjar laços militares com países produtores. Exemplo: A)EUA Kuait e Arábia Saudita. B)China Irã e Sudão Parte do Oriente Médio e Norte da África está sob o domínio do EUA; Lei da oferta e procura; Crise energética: estado de guerra permanente Invasão do Iraque – regime de Saddam Hussein Líbia derrubar Muammar Kadhafi Caldeirão fervente: interesses vitais das grandes potências se interpõem as disputas políticas, étnicas e religiosas.

4

5

6 OPEP - (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) O que é a OPEP A OPEP: organização internacional formada por países que são grandes produtores de petróleo. Fundada em 1960 e possui sua sede na cidade de Viena (Áustria). Objetivos da OPEP: - Estabelecer uma política petrolífera comum a todos os grandes produtores de petróleo do mundo (países membros); - Definir estratégias de produção; - Controlar preços de venda de petróleo no mercado mundial; - Analisar e gerar conhecimentos para os países membros sobre o mercado de petróleo mundial; - Controlar volume de produção de petróleo da organização.

7 Fazem parte da organização os seguintes países: - Do Oriente Médio: Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Irã, Iraque, Kuwait e Qatar. - Da África: Angola, Argélia, Líbia e Nigéria. - Da América do Sul: Equador e Venezuela.

8 Crises/conflitos: 1ª crise do Petróleo: ª crise do Petróleo: ª crise do Petróleo Guerra do Golfo: O Iraque invadiu e anexou o Kuwait Conflito Irã Iraque: 1980 Invasão do Irã Lugar de conflitos: 1) Religião 2) Petróleo 3) Fronteiras

9

10 Mulheres iranianas durante cerimônia em memória às vítimas da guerra Irã Iraque

11

12


Carregar ppt "OS CONFLITOS MUNDIAIS PELO PETRÓLEO O OURO NEGRO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google