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EM BUSCA DO PESO IDEAL IDENTIFICAÇÃO : - ADEMIR ROQUE ENGEROFF - PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA - FORMADO PELA UNISINOS EM 2003/2 - CONTRATO TEMPORÁRIO NO.

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1 EM BUSCA DO PESO IDEAL IDENTIFICAÇÃO : - ADEMIR ROQUE ENGEROFF - PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA - FORMADO PELA UNISINOS EM 2003/2 - CONTRATO TEMPORÁRIO NO ESTADO DE 1998 A NOMEADO EM LINDOLFO COLLOR EM NOMEADO EM SÃO JOSÉ DO HORTÊNCIO EM 2010 ATUAÇÕES ANTERIORES: - 12 ANOS FÁBRICA DE CALÇADOS (1979/1991) - ESCOLINHA DE FUTEBOL (1983/1985) - PRESIDENTE DA A. E. R. SÃO JOSÉ

2 VIGILÂNCIA DO PESO NO BRASIL 11% DA POPULAÇÃO É OBESA CAUSAS : -ALIMENTOS NÃO SAUDÁVEIS -SEDENTARISMO -ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS SOLUÇÃO: -ALIMENTAÇÃO BALANCEADA -PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS

3 DIAGNÓSTICO EXAME CLÍNICO - HEMOGRAMA - EXAMES HORMONAIS AVALIAÇÃO FÍSICA - ERGOMÉTRICO E DE VALÊNCIAS FÍSICAS - AVALIAÇÃO POSTURAL - PERCENTUAL DE GORDURA AVALIAÇÃO NUTRICIONAL - CÁLCULO DO CONSUMO CALÓRICO DÁRIO - CÁLCULO DO GASTO CALÓRICO DIÁRIO

4 IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA MELHORA DA FORÇA, DO TÔNUS MUSCULAR E DA FLEXIBILIDADE FORTALECIMENTO DOS OSSOS E DAS ARTICULAÇÕES EM CRIANÇAS AJUDA NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES PSICOMOTORAS PERDA DE PESO E DA PORCENTAGEM DE GORDURA CORPORAL REDUÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL EM REPOUSO MELHORA DO DIABETES DIMINUIÇÃO DO COLESTEROL TOTAL E AUMENTO DO HDL

5 IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA AJUDA NA REGULAÇÃO DAS SUBSTÂNCIAS RELACIONADAS AO SISTEMA NERVOSO MELHORA O FLUXO DE SANGUE PARA O CÉREBRO AJUDA NA CAPACIDADE DE LIDAR COM PROBLEMAS E COM O ESTRESSE AUXILIA NA MANUTENÇÃO DA ABSTINÊNCIA DE DROGAS E NA RECUPERAÇÃO DA AUTO-ESTIMA

6 ESCOLHA DA ATIVIDADE PREFERÊNCIA PESSOAL - PRAZER EM REALIZAR A ATIVIDADE APTIDÃO NECESSÁRIA - DEPENDE DE HABILIDADES ESPECÍFICAS E UM CONDICIONAMENTO ADEQUADO RISCO ASSOCIADO À ATIVIDADE - ASSOCIADO A ALGUNS TIPOS DE LESÕES

7 IMPORTÂNCIA DO ALONGAMENTO DIMINUI A TENSÃO MUSCULAR MELHORA A FLEXIBILIDADE AUMENTA A CIRCULAÇÃO SANGÜINEA

8 CONTROLE DO PESO CORPORAL EMAGRECER DE FORMA SAUDÁVEL E MANTER O PESO DESEJADO É TER UMA DIETA ALIMENTAR BALANCEADA E UM PROGRAMA DE ATIVIDADES FÍSICAS QUANTO MAIOR O VOLUME MUSCULAR, MAIS CALORIAS SE QUEIMA OU QUANTO MAIOR A MASSA MUSCULAR MENOR A PORCENTAGEM DE GORDURA NECESSIDADE CALÓRICA HOMENS: 3000 Kcal MULHERES: 2000 Kcal EQUILÍBRIO ENERGÉTICO E CONTROLE PONDERAL EQUILÍBRIO ENERGÉTICO NEGATIVO E REDUÇÃO PONDERAL EQUILÍBRIO ENERGÉTICO POSITIVO E GANHO PONDERAL

9 CONTROLE DO PESO CORPORAL O EXERCÍCIO DEVE SER DE LONGA DURAÇÃO E BAIXA INTENSIDADE, QUE AUMENTAM O CONSUMO DE ENERGIA E PROMOVEM UM EQUILÍBRIO CALÓRICO NEGATIVO. DEVEM SER SEGURAS E LEVAR EM CONSIDERAÇÃO ALGUMAS PREUCUPAÇÕES E PRECAUÇÕES ESPECÍFICAS RELACIONADAS ÀS PESSOAS OBESAS TODA ATIVIDADE FÍSICA AJUDARÁ A PERDER PESO E MELHORAR A SAÚDE, MAS PARA TER MAIORES BENEFÍCIOS À SAÚDE DO PROGRAMA DE ATIVIDADE, DEVE CONTEMPLAR OS TRÊS TIPOS DE ATIVIDADE FÍSICA: -EXERCÍCIO AERÓBICO -EXERCÍCIOS DE FORÇA -EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO


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