A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Obesidade e diabetes tipo 2 são problemas críticos para os Nativos Americanos. Estas condições emergiram apenas nos últimos 50 anos. A hipótese do chamado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Obesidade e diabetes tipo 2 são problemas críticos para os Nativos Americanos. Estas condições emergiram apenas nos últimos 50 anos. A hipótese do chamado."— Transcrição da apresentação:

1 O GEN ECONÔMICO, PALEONUTRIÇÃO E AS BASES EVOLUTIVAS DA DIABETES EM INDIOS AMERICANOS

2 Obesidade e diabetes tipo 2 são problemas críticos para os Nativos Americanos. Estas condições emergiram apenas nos últimos 50 anos. A hipótese do chamado “thrifty gene” é a explicação prevalente para a emergência destas doenças. Este gen promoveria boa saúde nas populações ancestrais mantendo o equilíbrio energético mesmo durante condições de fartura ou fome. A recente eliminação de tais condições cobinada com a redução dos padrões de atividade, tornam o gen prejudicial. Como conseqüência mais de 50% dos adultos entre certas tribos são diagnosticados diabéticos.

3 Propriedades das Sociedades Tradicionais
Propriedades das Sociedades Modernizadas Atividade Física Alta a Moderada Atividade Física Reduzida Incerteza na Dieta Estabilidade da Dieta Genótipo “Thrifty” Sensibilidade a Insulina nas Células Musculares Pequeno excesso calórico permanente Resistência das Células Musculares a Insulina Fartura, Fome e Equilíbrio Calórico Hiperinsulinemia Eficiência Metabólica Máxima Obesidade e Exaustão das Células Beta Vantagem Reprodutiva Diabetes Model by J.R. Rindon and P.T. Baker

4 Indios Americanos com a dieta tradicional são menos propensos a desenvolver diabetes e obesidade. O objetivo da presente pesquisa é definir dieta tradicional, tanto para explicar a origem evolutiva do “thrifty gene” quanto para ajudar a encaminhar ajustes em procedimentos clinicos. Entretanto há uma lacuna no que se conhece sobre dieta tradicional.

5 Alguns pesquisadores usam dados etnográficos para reconstruir dados sobre a dieta tradicional. Insto é bom para compreender as mudancas na dieta durante ao último seculo, mas não durante os milenios em que os Americanos Nativos ocuparam a América. Para reconstruir a dieta de caçadores coletores alguns pesquisadores usaram comparacões etnográficas com culturas tribais de todo o mundo. Esta abordagem produziram um debate intenso sobre reconstrução de dieta. Deste modo ainda existe uma necessidade desésperada por metodos empiricos que proporcionem detalhes sobre a dieta tradicional.

6 Ainda há necessidade de desenvolvimento de métodos relevantes par a compreensão do mecanismo pelo qual o thrifty gene” se fixou e para avaliar se de fato as condiçães de fartura e fome de existiram. Esta falha de conhecimentos é um problema porque ela impede que se estabelecam explicações e intervenções com compreensão empírica das pressões evolutivas inerentes as dietas ancestrais. Isto é especilamente verdade para o Sudoeste dos Estados Unidos.

7

8

9

10 Planejo aplicar novos métodos de análise os coprolitos do Arizona, Utah, New Mexico, Texas, e Colorado para reconstruir detalhes da dieta ancestral e testar a hipótese do “thrifty gene”. Eu tenho a hipótese de que restos de plantas encontrados nos coprolitos de caçadores –coletores poderão mostrar que a maior parte dos grupos prehistoricos americanos teve sua dieta basiada em alimentos ricos em fibras, pobres em gorduras e pobre em açucar.

11 Embora alguns acreditem que esta dieta foi superada pela agricultura há cerca de 2000 anos atras, minha hipótese é de que as fontes de alimentos usadas no periodos de caça e coleta continuaram a fornecer uma parte importante da nutrição ao longo do ano especialmente durante os periodos secos. Foi a dependencia de alimentos tais como “prickly pear” cactos, agave, yucca, mesquite, and acacia que exerceram pressão evolutiva e permitiram a fixacão do gen economico ou “thrifty” em tais populacões.

12 Uma pressão evolutiva é uma força seletiva aplicada a configuração genetica de uma população que esta sofrendo uma tendencia evolutiva. Para que uma mutaçao seja fixada (passe por exemplo a predominar na população) a pressão deve ser exercida de tal forma a otimizar a reprodução por muitas gerações Isto significa que a mutação deve interagir, via fenótipo, com aspectos recorrentes do ambiente.

13 Uma vez que a mutação alcançou sua fixação ela pode continuar a sofrer pressão seletiva (seleçao estabilizadora) de forma a permanecer no genoma, ou ela tenderia a ser eliminada por mutações subsequentes Qual teria sido a pressão que fixou o “thrifty gene”? Acredito que a natureza nutricional das plantas nativas .

14 = hunter-gatherer period

15 Sítios de Caçadores-coletores com coprolitos

16 Sítios de agricultores com coprolitos

17 Exemplos de evidencias prehistoricas de dieta

18 Macrofosseis de Antelope Cave, Antelope House, Salmon Ruin, e Turkey Pen Ruin

19

20

21

22 Helianthis species girassol

23 Lycium pallidum sinforina

24 Physalis hederifolia var fendleri Camapu

25 Portulaca species related to amor crescído

26 Yucca angustissima ? related to ávore de Joshua

27 Equisetum laevigatum ? cavalinha

28 Amaranthus caruru Chenopodium erva de santa maria

29 Sporobolus species

30 Trabalho Anterior com Dieta Ancestral
Identifiquei 14 espécies de plantas já usadas como alimento pelos caçadores coletores Identifiquei 46 diferentes espécies de plantas usadas como alimento pelos agricultores Parecem ser alimentos ricos em fibras Alguns poucos foram testados para índices glicêmicos

31 Índices glicêmicos para alimentos nativos tradicionais
Conhecidos primariamente para as tribos O’Odham Muito pouco valor para os caçadores –coletores arcaicos Deste modo há necessidade de coletar dados para mais alimentos e identificar mais plantas na dieta pré-histórica

32 Como é Determinado o Índice Glicêmico de um Alimento?
Para o teste o alimento é oferecido aos voluntários em proporções que contem 50g dos carboidratos disponíveis, excluídas as fibras. A resposta a glicose / insulina nas próximas horas é medida. O resultado é calculado como percentual de valor do alimento de referência, geralmente pão comum (branco). Alto índice glicêmico Moderado 40-49 Baixo 5-39

33 Índice Glicêmico para alimentos O´Odham
Fruit leather 100 Cactus jam, Stenocereus thurberi 91 Corn hominy (traditional corn) 57 Corn tortilla w/desert ironwood 54 Persimmon 50 Grapes 45 White teparies broth 44 Yellow teparies broth 41 Mesquite cakes 36 Black beans 35 Chenopodium Sunflower seeds

34 Amaranth, seeds 30 Lycium fruits 29 Mesquite (Prosopis velutina) 25 Squash seeds Acorns stewed with venison 23 Dry Black beans, soaked, cooked 20 Chili pepper 15 Onions Physalis fruits Pine seed Agave nectar 11 Prickly Pear 7

35 Indices Glicemicos para Alimentos Arcaicos
Amaranthus, seeds 30 Lycium fruits 29 Mesquite cakes 36 Mesquite (Prosopis velutina) 25 Acorns stewed with venison 23 Chenopodium 35 Sunflower seeds Onions 15 Physalis fruits Pine seed Agave nectar 11 Prickly Pear 7

36 Alimentos mais Usados por Caçadores-Coletores
Chenopodium seeds 35 Lycium fruits 29 Mesquite (Prosopis velutina) 25 Acorns stewed with venison 23 Amaranthus, seeds 30 Onions 15 Pine seed Physalis Agave or Yucca about 11 Prickly Pear 7 Sporobolus (dropseed) ? Panic grass Acacia

37 As suculentas do deserto como uma pressão evolutiva
As suculentas do deserto eram comidas regularmente, inclusive cactus e plantas da família Agavaceae. As mais importantes eram as palmas de cactus chamadas “prickly pear”, yuca, e agaves. A natureza nutricional destas plantas, quando ingeridas como os componentes mais importantes da dieta, pode ter agido na seleção natural estabilizando o “thrifty gene”.

38

39 O cactus “prickly pear” mostrou capacidade de reduzir os níveis séricos de glicose, assim como os picos hiperglicemicos durante o teste de tolerância a glicose. Alem disso esta Opuntia mostrou habilidade para controlar a diabetes experimentalmente induzida. Estudos experimentais recentes no México sugerem que 50 gramas de “prickly pear” cosidas é um bom tratamento para diabetes. As indústrias homeopáticas começaram a introduzir a Opuntia nos suplementos relacionados com a regulação dos níveis séricos de glicose . Miguel Angel Gutierre, 1998

40 Resumo da pesquisa de Gary Nabhan:
A mucilagem extracelular da “prickly pear”e de outros cactus ajuda a planta a conservar água sob o sol do deserto. A mesma mucilagem ajuda a retardar a digestão e bloquear qualquer liberação súbita de açucar no sangue. Nabhan acredita que o metabolismo dos O’Odham possa ter se adaptado após séculos de dependencia destes alimentos.

41

42

43

44 Corações de Agave são ricos em um amido chamado inulina, que é de liberação mais lenta na corrente sanguínea do que os amidos comumente usados na dieta atual. Este composto das Agavaceae na dieta nativa ajudou a manter o “thrifty gene” nos povos adaptados ao deserto.

45 Entre os O’Odham (River Pima, Desert Papago, Sand Papago and Lowland Pima), talvez seu metabolismo digestivo seja o mais notável exemplo de adaptação ao deserto. Enquanto fizeram uso de uma dieta dominada por plantas nativas do deserto, tais como palmas de cactus, brotos e frutas, chia e sementes de mustarda tansy, e corações assados de agave, os O’Odham não apresentavam diabetes. Seu metabolismo adaptou-se as plantas que prevaleciam sazonalmente no deserto, e estes alimentos são muito mais ricos em fibras.

46 “ os povos tinham uma dieta muito diversificada e saudável, que continha cerca de 4 a 5 vezes o total de fibras solúveis (um dos fatores-chave no controle da diabetes) do que os especialistas hoje recomendam que os americanos consumam em média diariamente.”

47 (O’Odham) “eram completamente protegidos da diabetes por sua dieta altamente sazonal. Alguns meses havia abundancia de frutos de cactus, em outros meses de algaroba, em outros meses de gramíneas e grãos silvestres” Mas gradualmente eles se tornaram trabalhadores na agricultura regional e passaram a comprar seus alimentos, abandonaram seus campos e tornaram-se parte da economia global.

48 Análise dos coprolitos como evidência do uso das suculentas do deserto

49

50 Phytolith Analysis of Ancient Diet
A new Appraoch

51

52

53 Dados de fitolitos de Bighorn Cave
Reinhard & Danielson (2005) Agavaceae 94% Cactaceae 82% Prosopis 71%

54

55 Dados de fitolitos de Dust Devil Cave
Reinhard & Danielson (2005) Agavaceae 94% Cactaceae 59%

56 Dados de fitolitos de Hinds Cave
Danielson & Reinhard (1998) Agave 100% Cactaceae 93%

57

58 Dados de fitolitos de Salmon Ruin
Reinhard & Danielson (2005) Agavaceae 50% Cactaceae 45%

59

60 Dados de fitolitos de Antelope House
Reinhard & Danielson (2005) Agavaceae 71% Cactaceae 80%

61 Um Metodo Novo: Análise de desgaste dentário mostra que as suculentas eram comidas com freqüência

62 Com base em moldes dos dentes feitos de quids
Quids são bolos de fibras mascados e cuspidos Os moldes dos dentes podem ser feitos a partir das impressões dentárias nos quids Estes moldes mostram os desgastes decorrentes da mastigação das suculentas do deserto

63

64

65

66 Outros Exemplos: Leguminosas
Algarobas Bolos feitos de algarobas atualmente são ricos em fibras e tem indice glicemico Na pre-história, vagens eram comidas trituradas ou inteiras, sendo o seu índice glicêmico desconhecido Acacia não sabemos como a acacia comum participava da dieta ancestral Rica em fibras a acacia tem índice glicemico de 11

67

68 Estudos médicos de algarobas e outros alimentos do deserto dizem que a despeito de ser adocicada, a farinha de algaroba preparada pela trituração das vagens ”é extremamente efetiva no controle do nível sérico de açúcar" em pessoas diabéticas.

69 Fibras solúveis nas sementes e vagens retardam a absorção dos nutrientes, e como resultado temos uma curva glicêmica achatada, ao contrário do pico que ocorre após o consumo de farinha de trigo e outra. A formação de um gel de fibras dentro do intestino retem os nutrientes retardando sua absorção por 4 a 6 horas, ao contrário do que ocorre com outros alimentos cuja absorção ocorre em torno de 1 a 2 horas.

70 Objetivos das Análises Futuras
Há cinco objetivos específicos para análise das dietas pré-históricas: 1) Descrever o menu dos caçadores-coletores e agricultores pre-históricos . Entendendo-se por menu (cardapio) a diversidade total de plantas que eram comidas no passado.

71 2) Avaliar a sazonalidade do ´cardapio´
2) Avaliar a sazonalidade do ´cardapio´. Porque os caçadores-coletores e agricultores viviam em absoluta dependencia das flutuações sazonais dos recursos do ambiente, alguns alimentos estavam disponíveis apenas em certos períodos. Aqueles alimentos que estivessem mais frequentemente disponíveis contribuiram mais com a estabilização do gen “thrifty” .

72 3) Identificar a dieta dos caçadores-coletores e agricultores pré-históricos . Por dieta eu quero dizer as plantas mais comumente escolhidas no cardapio como alimento para consumo diário e subsistência a cada estação.

73 4) Identificar a composição nutricional dos alimentos dos caçadores-coletores e agricultores. Este estágio da análise será focalizado na obtenção de valores nutricionais para antigas plantas usadas na alimentação, especificamente o índice glicêmico.

74 5) Relacionar os padrões de uso das plantas antigas com a distribuição da diabetes nos Nativos Americanos do Sudoeste. Este estágio de análise avaliará quais são as tribos que estão sob maior risco de ter diabetes tipo 2 devido a determinantes ambientais do ´cardapio´ dos caçadores-coletores, dieta, sazonalidade e nutrição.

75 Resumo Através das análises de coprólitos podemos determinar a natureza ancestral da dieta, e teste de hipótese do “thrifty gene”. Minha hipótese é que os povos pre-históricos tinham alimentação diversificada mas, por causa da sazonalidade, tinham dieta restrita. Acredito que as restrições sazonais tornavam as suculentas do deserto a fonte de alimentos mais disponível para os caçadores-coletores e agricultores. Estas mesmas suculentas de fato inibiam a digestão. O “thrifty” gen é encontrado em níveis mais elevados entre os indiviuos dos tribos cujos ancestrais eram mais fortemente dependentes das suculentas do deserto.


Carregar ppt "Obesidade e diabetes tipo 2 são problemas críticos para os Nativos Americanos. Estas condições emergiram apenas nos últimos 50 anos. A hipótese do chamado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google