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PublicouAlícia Chaparro Alterado mais de 10 anos atrás
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A INFLUÊNCIA DAS EXPERIÊNCIAS DE VIDA NO ENSINO EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS NOS ALUNOS ADULTOS Andreia Liliana Sequeira Freire Investigação Educacional Mestrado em Ensino da Física e da Química 17 de Janeiro 2012
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Índice 1. Resumo 2. Introdução 3. Revisão da literatura 4. Método
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Resumo Uma determinante necessidade emergiu ao longo do século XX, a de escolarizar pessoas que por diversos motivos não puderam efectuar ou concluir a sua escolaridade, para incluir estas pessoas na sociedade de forma activa com plenas capacidades ao nível linguístico e de cálculo. Aprofundando ainda mais esta questão, é evidente a importância de melhorar a literacia científica dos cidadãos, a fim de os tornar activos e decisores na sociedade no que concerne ao desenvolvimento científico e tecnológico tão importante nos desafios que a sociedade moderna nos impõe. É neste contexto que importa reflectir sobre as estratégias de melhorar o ensino das ciências a este público-alvo específico, alunos adultos. Quando uma pessoa adulta regressa à escola importa avaliar o impacto de alguns factores como, o nível de escolaridade obtido até então, o tempo ausente ao meio escolar, a experiência pessoal e profissional adquirida ao longo da vida, já que estes aspectos podem ser determinantes na apreensão dos conceitos que agora se lhe deparam.
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Introdução – Problema em estudo Regresso à vida escolar em idade adulta. Percursos de vida diferenciados. Heterogeneidade de idades e conhecimentos. Interlúdios sem vida escolar de diferentes períodos de tempo. Desafio para o professor em reconhecer todas estas diferenças e utilizá-las em benefício do processo ensino aprendizagem. No que concerne ao ensino experimental das ciências, nomeadamente da química, interessa saber quais os conhecimentos à priori e se a actividade desenvolvida é eficaz na apreensão de conteúdos.
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Introdução – A escolha do tema Interesse Profissional: Estou a estagiar na Escola Secundária Luís de Freitas Branco em Paço de Arcos em cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) de nível secundário, como professora da disciplina de Sociedade Tecnologia e Ciência (STC). Interesse Pessoal: Considero fundamental a formação de pessoas adultas como forma de respondermos mais eficazmente aos desafios da sociedade.
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Introdução – Questões Iniciais 1. Será o ensino experimental uma forma eficiente na apreensão de conceitos afetos à química? 2. De que forma podem ser utilizados os conhecimentos na área das ciências, que os alunos detêm à partida para ancorar novo conhecimento? 3. Terão os alunos noção da importância de um correcto conhecimento de conceitos científicos no seu quotidiano e participação activa e consciente na sociedade?
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Introdução – A actividade
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Objectivos: Compreender as consequências de utilização dos recursos hídricos existentes na Terra para a sociedade em geral. Reconhecer que a intervenção humana na Terra exige conhecimentos científicos e tecnológicos em diferentes áreas. Compreender a água como molécula. Identificar substâncias ácidas e básicas. Reconhecer a escala de pH como forma de medir a acidez de uma substância.
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Introdução – A actividade Objectivos: Identificar diferentes formas de medir o pH. Medir o pH e concentração salina de diferentes amostras de água. Identificação dos sais mais comuns no nosso quotidiano. Reconhecimento que grande parte da água do planeta é salgada e as suas implicações. Identificar a água como solvente de inúmeros sais. Promover o trabalho laboratorial e a metodologia científica. Promover a literacia científica.
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Revisão da literatura Bergano,S (2002). Filosofias da educação de adultos. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra Uma perspectiva histórica da Educação e Formação de Adultos em Portugal. UNESCO (2009) Global Report on Adult Learning Education
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Revisão da literatura Coimbra,D; Godoi,N; Mascarenhas,Y (2009). Educação de jovens e adultos: uma abordagem transdisciplinar para o conceito de energia. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 8(2), 628-647 Perspectiva transdisciplinar. Perfil conceptual. Método semelhante ao do meu estudo.
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Revisão da literatura Martins,I; Vilanova,R (2008). Educação em ciências e educação de jovens e adultos: pela necessidade do diálogo entre campos e práticas. Ciência e Educação, 14(2), 331-346 Alfabetização científica Prática Cívica Cultural
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Neste sentido o indivíduo letrado cientificamente seria capaz de desenvolver habilidades que o permitiriam utilizar conceitos científicos para a tomada de decisões responsáveis sobre a sua própria vida. É preciso reflectir sobre este modelo de formação relativamente: Formação de professores. Programas curriculares. Materiais didáticos.
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Revisão da literatura Kutter, A (2010). A educação em ciências biológicas na educação de jovens e adultos: uma experiência etnográfica na escola. Dissertação de mestrado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A adequação a este modelo de formação não pode ser feita, pelos professores, nem de modo demasiado infantil nem de modo demasiado formal para não desmotivar este público alvo e para manter o seu interesse. Educação biocêntrica.
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Revisão da literatura Jenkins, E (2010). School science, citizenship and the public understanding of science. International Journal of Science Education, 21(7), 703-710 Science for All. Citizens need to be scientifically literate in order to be able to contribute to decision making about issues that have a scientific dimension Dimensão Pessoal (dieta, medicação…) Dimensão Política (central nuclear, camada do ozono,…)
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Revisão da literatura Hawkey, R (2002). The lifelong learning game: season ticket or free transfer?.Computers and Education, 38, 5-20
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Introdução – Questões Iniciais 1. Será que os diferentes percursos de vida afectam, à priori, a apreensão de conceitos científicos? 2. Será o ensino experimental das ciências potenciado com o uso das TIC uma forma eficiente na apreensão de conceitos afetos à química? 3. De que forma podem ser utilizados os conhecimentos na área das ciências, que os alunos detêm à partida para ancorar novo conhecimento? 4. Terão os alunos noção da importância de um correcto conhecimento de conceitos científicos no seu quotidiano e participação activa e consciente na sociedade?
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Método O método utilizado é o Testar e Avaliar que consiste em aplicar o mesmo teste ao diagnóstico de conhecimentos antes e depois da actividade. Quase Experimentação.
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