A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A importância do conhecimento sobre Néstor Alberto Calderón Maldonado

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A importância do conhecimento sobre Néstor Alberto Calderón Maldonado"— Transcrição da apresentação:

1 A importância do conhecimento sobre Néstor Alberto Calderón Maldonado
BEM-ESTAR ANIMAL Adaptado do CAW - WSPA & Bristol University Néstor Alberto Calderón Maldonado M.V., Dipl., Esp., M.Sc.* Consultor da WSPA para América Latina

2 O Que é Bem-Estar Animal Para Você?

3 Conceitos em Bem-Estar Animal:
“O bem-estar define o estado do animal em suas tentativas de se adaptar ao meio-ambiente.” (Fraser & Broom, 1990)

4 Esta definição refere-se a uma característica do indivíduo....
O estado do animal implica o controle da estabilidade mental (psicológica) e corporal (orgânico). Se refere a tudos os mecanismos de se adaptar: fisiologicos, comportamentais, as respostas inmunológicas e emocionais; por exemplo: medo, prazer de comer ou prazer sexual, etc. Além da sensação, por exemplo: dor, frio, calor, humedade, etc.

5 Conceitos em Bem-Estar Animal:
Sentimentos Sensação e emoção Condição corporal funcionamento biológico Um terceiro conceito de bem-estar refere-se à “naturalidade”, invocando uma apreciação das condições que os animais teriam na natureza para se realizar de forma completa. Por exemplo, uma galinha alojada individualmente em uma gaiola pequena, tendo disponíveis alimentos, água, poleiro, substrato tipo areia para contato, etc., pode não apresentar qualquer problema mental ou físico. Entretanto, algumas pessoas diriam que isto não é “natural” e, por isso, constitui uma preocupação de bem-estar. Nestas condições a galinha pode não apresentar problemas físicos maiores, porém como não pode expressar todo seu potencial de comportamento, irá desenvolver problemas comportamentais. A naturalidade está relacionada com a expressão do comportamento natural. Desta forma, existem três conceitos de bem-estar animal, que podem ou não apresentar áreas sobrepostas. . Naturalidade Vida natural “ telos”

6 Os conceitos referem-se ao estado de um indivíduo em uma escala variando de bom a pobre.
O bem-estar é um estado mensurável e qualquer avaliação deve ser objetiva e independente de considerações éticas. . Broom and Johnson 1993 Fraser, A.F. and Broom, D.M. 1990/ Farm Animal Behaviour and Welfare (pp.437). Wallingford : CABI. Broom, D.M. and Johnson, K.G. 1993/ Stress and Animal Welfare (pp. 211). Dordrecht: Kluwer/Springer

7 Como você está se sentindo no momento?
Avaliação do Bem-Estar Bom Excelente Bastante bem Razoável OK Não muito bem Mal Péssimo Como você está se sentindo no momento? As expressões aqui relacionadas ou afirmações semelhantes podem ser classificadas em uma escala contínua que vai de bom a pobre. Ao procurar saber mais detalhes e tentar descobrir a causa do estado de espírito atual do indivíduo, você geralmente receberá uma resposta abrangendo diferentes sentimentos relativos a diversos aspectos da vida dessa pessoa. Ela pode, por exemplo, achar que com seu trabalho está tudo bem mas que sua vida pessoal está apenas razoável, etc. Pobre

8 Por quê? Conforto do assento Fome Calor / Frio Trabalho Vida social
Pobre Bom Conforto do assento Fome Calor / Frio Trabalho Vida social Geral Em outras palavras, embora possamos descrever como estamos nos sentindo de forma geral, isso é afetado por muitos componentes que podem ser independentes um do outro. O conforto da sua cadeira, por exemplo, não tem relação com quanta fome você sente. No entanto, ambos afetam como se sente em um dado momento. Bem-estar geral é, portanto, uma combinação desses componentes independentes.

9 Avaliação do Bem-Estar
“O Conselho de Bem-Estar de Animais de Produção acredita que o bem-estar de um animal… deveria ser avaliado com base nas Cinco Liberdades.” Livre de fome e sede Livre de dor, lesões e doenças Livre de desconforto Livre de medo e estresse Livre para expressar comportamento normal (Farm Animal Welfare Council UK, 1993) Muitos grupos como o Conselho de Bem-Estar de Animais de Produção, Reino Unido, têm defendido a importância das Cinco Liberdades para o bem-estar animal. Há consenso considerável entre políticos e cientistas de muitos países no sentido de que o bem-estar animal pode ser avaliado em termos das Cinco Liberdades. Esses cinco aspectos que afetam a “qualidade de vida” merecem consideração. Note que, apesar das liberdades serem agrupadas em cinco ítens, cada uma delas pode incluir até três conceitos, como veremos a seguir. É também importante notar o que está faltando na lista. Por exemplo, ela não inclui a liberdade da morte. Evitar a morte de animais constitui um valor ético para muitas culturas, mas não significa bem-estar animal no sentido de “qualidade de vida”. Embora a morte não esteja incluída, a forma da morte é relevante, pois uma morte não humanitária comprometeria muitas das liberdades.

10 Critérios para Avaliação do Bem-Estar Animal
? O bem-estar animal também é afetado por muitos componentes e precisamos nos perguntar quais são esses diferentes aspectos.

11 Cinco Liberdades = Qualidade de Vida Animal
Pobre Bom Dor / Lesões / Doenças Fome / Sede Medo / Estresse Desconforto Comportamento normal Geral O bem-estar animal também é afetado por muitos componentes e precisamos nos perguntar quais são esses diferentes aspectos.

12 Critérios para o Bem-Estar Animal
A ciência de bem-estar animal considera os efeitos dos seres humanos sobre o animal da perspectiva do animal

13 O conceito de necessidade
Necessidade: um requisito, fundamental na biologia do animal, para obter um recurso específico ou responder a um estímulo ambiental ou corporal específico (Broom & Johnson, 1993). . O “suprimento de necessidades” é um termo utilizado freqüentemente em discussões sobre bem-estar, uma vez que as necessidades definirão quais recursos deveriam ser fornecidos aos animais. As necessidades podem incluir uma gama de provisões, tais como alimentos, água, conforto, prevenção de doenças infecciosas e enriquecimento ambiental. Para animais sob nossos cuidados, o suprimento das necessidades é uma responsabilidade ética do ser humano. A observação dos efeitos após a remoção do atendimento de necessidades indica sua relativa importância.

14 Hierarquia de necessidades
Algumas necessidades podem ser mais importantes do que outras Provisão de comida e água é uma necessidade fundamental Provisão de uma área de descanso confortável pode ser menos fundamental Manter a Vida > Manter a Saúde > Manter o Conforto (Hurnik & Lehman, 1985) Alguns cientistas sugerem que algumas necessidades podem ser mais importantes que outras. A remoção de água e alimentos leva a problemas fisiológicos significativos, tais como desidratação a curto prazo. A ausência de suprimento de conforto pode levar a outros problemas, tais como manqueira em vacas de leite. Essas, porém, são alterações a longo prazo, podendo estar em menor prioridade na hierarquia das necessidades dos animais. As necessidades de um animal podem ser classificadas, de acordo com sua importância relativa, em: Necessidades para manutenção da vida, que devem ser supridas para garantir a sobrevivência Necessidades para manutenção da saúde, que incluem a prevenção de doenças e de ferimentos Necessidades para manutenção do conforto, que contribuem para a qualidade de vida Entretanto, o bem-estar do animal permanecerá pobre a não ser que todas essas necessidades sejam supridas.

15 indicadores fisiológicos indicadores inmunológicos
indicadores comportamentais indicadores produtivos

16 Observação do comportamento: exemplo
Stolba and Wood-Gush (1989) examinaram o comportamento de grupos de porcos domésticos colocados em uma extensa área cercada ao ar livre. Logo os porcos mostraram uma grande variedade de comportamentos e ficaram muito pouco tempo sem fazer nada – podiam ser observados comendo, fuçando, andando pela floresta, interagindo com os outros, dormindo, banhando-se na lama, etc. Um porco mantido em uma baia é extremamente confinado, não podendo se virar. Ele não pode se movimentar, não tem acesso à lama para se banhar nem à terra para fuçar e não pode interagir com os outros porcos. Ele apenas pode ficar de pé, deitar, dormir e comer o que lhe é oferecido. O bem-estar desses porcos está, portanto, comprometido comparado ao dos porcos que dispõem de mais espaço, porque não podem expressar nenhum dos seus comportamentos naturais intrínsecos.

17 Superfície do piso e vontade de deitar
100 80 60 % tempo deitado 40 20 Conforme vimos antes (módulo 2), uma situação parecida ocorre em gado. Este estudo avaliou o tempo durante o qual as vacas ficaram deitadas, em um período de 24 horas, sobre diferentes superfícies em um curral com baias. Vacas que dispuseram de uma cama macia e maleável ficaram deitadas por aproximadamente 70% do tempo, tempo parecido com o que ocorre no pasto. Entretanto, este tempo foi reduzido com uma cama menos macia, de borracha ou com concreto. Portanto, superfícies mais duras restringem o comportamento normal. Além disso, esta restrição do comportamento de descanso tem implicações para a saúde. Um maior número de casos de claudicação está relacionado a uma menor quantidade de tempo deitado. Cama Cama de Concreto macia borracha

18 Indicadores comportamentais - o animal “normal”
Estado de alerta Curiosidade Gama de atividades Interação com os outros membros do rebanho/grupo Interação com humanos Brincar O animal normal, dependendo da sua espécie, do ambiente etc., apresenta uma série de comportamentos conforme a projeção. Precisamos estar familiarizados com o animal normal para poder: •        Identificar desvios do normal que podem indicar que o bem-estar do animal está comprometido e/ou que o animal está mostrando sinais de doença •        Perceber indicações positivas de bem-estar (não apenas de sofrimento) •        Identificar sinais de bons ou maus-tratos por humanos. Estes são os aspectos que iremos explorar.

19 Indicadores comportamentais de bem-estar comprometido
Gama de atividades limitada Ofegar ou suar Amontoar-se ou tremer Depressão Medo ou agressividade anormais em relação a humanos Estereotipias e outras anormalidades comportamentais Como podemos ver nesta projeção, quando buscamos indicadores comportamentais de bem-estar comprometido, procuramos pela ausência de sinais comportamentais indicando normalidade. Isto porque é muito mais fácil familiarizar-se com o que é normal que categorizar todas as possíveis formas de comportamento animal anormal. Os sinais comportamentais aqui relacionados são simplesmente aqueles mais freqüentemente observados. Outros sinais, como aumento de vocalização, podem ou não indicar um problema. Pode parecer mais lógico explorar a questão em termos dos sistemas prejudiciais ao bem-estar que tendem a resultar nos sinais comportamentais aqui relacionados. No entanto, vocês, como médicos veterinários, verão animais expressando comportamento anormal. Caberá a vocês investigar as causas desse comportamento anormal – algumas das quais serão resultado de bem-estar comprometido.

20 Interação do porco com o tratador
Tempo para interação (s) 50 100 150 negativa nenhuma Neste estudo foi medido o tempo (em segundos) que porcos levaram para interagir com uma pessoa. A barra vermelha indica o tempo que porcos que foram golpeados pelo tratador levaram para interagir. A barra amarela mostra a demora para interagir com o tratador de porcos não submetidos a experiências, positivas ou negativas. A barra verde indica o tempo decorrido até a interação de porcos tratados de maneira positiva. O diagrama acima mostra que os porcos que foram golpeados (reações negativas – barra vermelha) levaram muito mais tempo para se aproximar e interagir com o tratador do que os que não tiveram interação com o tratador (barra amarela) ou aqueles que tiveram interação positiva (barra verde). positiva (Gonyou et al., 1986)

21 Taxa de crescimento de porcos
Taxa de crescimento (g/dia) 800 850 900 negativa nenhuma Mediu-se também a taxa de crescimento de porcos de terminação. Os porcos que sofreram interações negativas repetidamente (barra vermelha) cresceram muito mais lentamente que aqueles que não tiveram nenhuma interação (barra amarela) ou interação positiva (barra verde). positiva (Gonyou et al., 1986)

22 Estereotipia Bem - Muito bom es tar Muito mau
Estereótipo ocasional causado por leve frustração Estereótipo durante 5% do tempo ativo Esta escala que associa a freqüência de estereotipia ao bem-estar foi elaborada por Broom e Johnson (1993). Algumas pessoas argumentam que o animal consegue algum alívio da frustração através do comportamento estereotípico, mas a maioria considera este tipo de comportamento anormal um indício de bem-estar comprometido. Estereótipo durante 40% do tempo ativo Muito mau

23 Demonstração de uma variedade de comportamentos normais
Grau em que comportamentos fortemente preferidos podem ser apresentados Indicadores fisiológicos de prazer Indicadores comportamentais de prazer Expectativa de vida reduzida Crescimento ou reprodução reduzidos Danos corporais Doença Imunossupressão Tentativas fisiológicas de adaptação Tentativas comportamentais de adaptação Doenças comportamentais Alterações cerebrais Grau de aversão comportamental Grau de supressão de comportamento normal Grau de prevenção de processos fisiológicos normais e de desenvolvimento anatômico Medidas de bem-estar Adaptada de Broom e Johnson 1993, 2000.

24 Fatores de bem-estar Tratador Ambiente Animal
Esses dados do sistema ou fatores de bem-estar podem ser classificados de modo simplificado em fatores relativos ao Tratador, Ambiente e Animal.

25 Fatores de bem-estar AMBIENTE ex.: instalações / dieta TRATADOR
ex.: treinamento ANIMAL ex.: reprodução Imput (parâmetros indiretos) Fisiologia e comportamento Medidas nos animais, ex.: Na avaliação do bem-estar animal podem ser usados dois tipos diferentes de parâmetros: Dados do sistema (parâmetros indiretos): estes são os recursos de produção disponibilizados aos animais. Eles incluem a qualidade do tratador (ex.: avaliação do treinamento recebido, interação com os animais etc.), o ambiente (avaliação de dimensões, qualidade do chão, limpeza, número de bebedouros) e a raça dos animais (adequação ao sistema). Efeitos (parâmetros diretos): estes são indicadores relacionados com o animal que mostram os efeitos dos dados do sistema sobre o bem-estar dos animais. Eles incluem uma variedade de parâmetros relativos aos animais, como escores de claudicação, lesões corporais, sujeira no corpo, escores das penas, descarga ocular/nasal e comportamento. É também importante notar que todos os três dados do sistema são refletidos pelos efeitos – ex.: lesões dos jarretes são influenciadas pelo tipo de material do alojamento, pela qualidade do tratador (fornecendo palha fresca todo dia) e pela raça dos animais. Os escores podem estar em diferentes escalas:    Escala contínua: ex.: comprimento da baia em centímetros   Escala ordinal: ex.: 0=sem lesão no jarrete, 1=perda de pêlo, 2=jarrete inchado, ferida aberta   Escala nominal: ex.: nome das raças: vaca Friesian-holandesa, Zebu, Hereford. Manqueira Lesões dos jarretes Lesões/condições corporais Output Efeitos (parâmetros diretos)

26 Base para quantificação de problemas
Severidade Duração Número afetado Uma vez identificados quais aspectos das Cinco Liberdades estão potencialmente comprometidos, você também terá de considerar: A severidade do comprometimento do bem-estar A duração desse comprometimento O número de animais afetados

27 Qual é a severidade do isolamento social de ovinos?
Exemplo de severidade Qual é a severidade do isolamento social de ovinos? Um exemplo de avaliação científica da severidade do isolamento social em ovinos é mostrado na próxima projeção. Ovinos são animais que vivem em grupo e que sofrem estresse quando removidos à força do rebanho – esse efeito pode ser quantificado.

28 Exemplo de severidade 4,5 3 Vocalizações por minuto 1,5 Isolamento
O nível de estresse pode ser quantificado simplesmente contando-se o número de vocalizações. Nesse estudo houve um efeito limitado quando uma ovelha foi colocada em isolamento espacial (mas não visual) (em gaiola separada, mas com laterais não sólidas). Por outro lado, houve efeito de estresse acentuado quando uma ovelha foi isolada visualmente dos outros animais, colocando-a em gaiola separada com laterais sólidas. Isolamento espacial Isolamento visual (Baldock & Sibly, 1990)

29 Aumento da freqüência cardíaca
Exemplo de severidade 30 20 Aumento da freqüência cardíaca (batimentos/min) 10 O aumento no número de vocalizações no isolamento visual é refletido também por um aumento da freqüência cardíaca. lsolamento visual Isolamento espacial (Baldock & Sibly, 1990)

30 Exemplo de duração Por quanto tempo ovinos são sensíveis à dor após um episódio de manqueira? Para trabalhar um exemplo da duração de um problema de bem-estar podemos observar o período de tempo pelo qual um ovino é sensível à dor após um episódio de manqueira.

31 Manqueira em ovinos (Ley et al.1995) Normal Manco Manco 5
Estímulo limiar (N) 2,5 Esse estudo examinou a sensibilidade elevada do sistema nervoso central após um período de manqueira em um ovino. O “estímulo limiar” é a força com que uma agulha cega é pressionada contra a perna de um ovino, levando-o a levantar a perna. Um ovino normal responderá com cerca de 5 N. Um animal manco, no entanto, responderá ao estímulo com menos pressão. Essa sensibilidade aumentada ainda está presente após três meses, apesar da manqueira ter sido curada. Portanto, ovinos continuam mais susceptíveis a incidentes dolorosos, mesmo estando curados da manqueira. Normal (Não manco) Manco Manco (Após 3 meses) (Ley et al.1995)

32 Número afetado Exemplo: Quantos animais sofrem manqueira em um dado momento? Estimar o número de animais afetados por um problema de bem-estar é relativamente fácil. Nesse exemplo, mostramos os índices de prevalência no Reino Unido para manqueira em diversas espécies. Nota: Prevalência é a proporção de animais afetados em um dado momento. Incidência é o número de casos de uma determinada condição por 100 animais, por ano. 15% * 22% * 26% * * Números do Reino Unido

33 Muito Obrigado! Néstor Alberto Calderón Maldonado


Carregar ppt "A importância do conhecimento sobre Néstor Alberto Calderón Maldonado"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google