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APRESENTAÇÃO O Projecto Viver os Direitos Humanos» é uma parceria entre a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) e a Secção Portuguesa.

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Apresentação em tema: "APRESENTAÇÃO O Projecto Viver os Direitos Humanos» é uma parceria entre a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) e a Secção Portuguesa."— Transcrição da apresentação:

1 APRESENTAÇÃO O Projecto Viver os Direitos Humanos» é uma parceria entre a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) e a Secção Portuguesa da Amnistia Internacional (AI), que pretende envolver escolas do ensino básico e secundário que tenham Clubes, Núcleos ou Oficinas a trabalhar na área dos direitos humanos e da cidadania (http://sitio.dgidc.min- edu.pt/cidadania/Paginas/Projecto_Viver_Direitos_Humanos.aspx).http://sitio.dgidc.min- edu.pt/cidadania/Paginas/Projecto_Viver_Direitos_Humanos.aspx No ano lectivo de 2006/2007, ano em que foi lançado o Projecto, a nossa escola candidatou-se através do projecto desenvolvido na área dos direitos humanos pelo grupo de Teatro Improviso da ESTC, envolvendo a comunidade escolar e criando parcerias com associações locais. Consultar: edu.pt/cidadania/Paginas/anal_proj_escolas.aspxhttp://sitio.dgidc.min edu.pt/cidadania/Paginas/anal_proj_escolas.aspx.

2 O TEATRO NA EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS Projecto da Escola Secundária Tomás Cabreira

3 O TEATRO NA EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS ObjectivosActividadesIntervenientes GERAIS Promover a cidadania activa na escola e na comunidade Sensibilizar para o conhecimento e a prática dos Direitos Humanos Promover o diálogo entre culturas Educar para a ética e estética ESPECÍFICOS Aprender a dialogar em grupo Desenvolver técnicas de expressão e comunicação verbais e não verbais Compreender o teatro como um espaço interdisciplinar de construção dos saberes Compreender o teatro como forma de expressão individual, social e política Pesquisa de temas e participação em debates sobre os Direitos Humanos Criação de um Guião a partir da pesquisa e dos debates realizados Encenação e apresentação pública de um trabalho teatral que reflicta o processo de pesquisa e integração dos diversos saberes e as suas práticas Escola Tomás Cabreira DGIDC Secção Portuguesa da Amnistia Internacional Entidades/Instituições Regionais ACTA APF IPJ Associação Movimento Jovem

4 TEMAS E TURMAS ENVOLVIDAS TurmasÁrea CurricularTemasProfessor/a 10º 1FilosofiaOs Direitos das Mulheres como Direitos Humanos Margarida Silva 10º 2FilosofiaDireitos Humanos e Globalização Ana S. Ramos 10º 3 10º 5 10º 4 FilosofiaXenofobia Racismo Os Direitos das Mulheres como Direitos Humanos Josefina Neves 10º TAS 10º TAD FilosofiaCriação Artística e os Problemas Sociais Margarida Morais 11º TEEL 11º TAS FilosofiaDireitos Humanos e as Multinacionais Rosa Vieira 11º TAS 12º TAS TEC Violências contra as Mulheres: Factos contra Mitos VIH/Sida: Preconceitos e Estereótipos Teresa Henriques 10º CSH 11º CSH 11º TAD FilosofiaCidadania e Participação Valores Religiosos e Direitos Humanos Júlia Ferreira

5 GRUPOS/CLUBES EM PARCERIA COM O PROJECTO VIVER OS DIREITOS HUMANOS Grupos/ClubesCoordenador/aActividades BibliotecaMarília FernandesInclusão da temática Os Direitos Humanos na Poesia nas sessões dos MOMENTOS DE POESIA Encontros com a Adolescência Margarida Gaspar Margarida Silva Sessões temáticas/ debate em ambiente sala de aula; divulgação de trabalhos elaborados pelos alunos Improviso – grupo de teatro Teresa HenriquesCriação colectiva a partir do tema da 16ª Edição do Maio Jovem: Todos Diferentes, Todos Iguais Sala de EstudoAna silva RamosExposições interactivas Debate inter-turmas


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