A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Capacitação de educadores da Rede Básica em Educação em Direitos Humanos 1º Módulo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Capacitação de educadores da Rede Básica em Educação em Direitos Humanos 1º Módulo."— Transcrição da apresentação:

1 1 Capacitação de educadores da Rede Básica em Educação em Direitos Humanos 1º Módulo

2 2 FUNDAMENTOS HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DOS DIREITOS HUMANOS Direitos Humanos: sua origem e natureza O que são os Direitos Humanos O fundamento dos Direitos Humanos A construção do sujeito de Direitos Ética, Educação e Direitos Humanos A trajetória histórica dos Direitos Humanos História conceitual dos Direitos Humanos História social dos Direitos Humanos no Brasil Direitos Humanos e Memórias Memória e esquecimento Memória e identidades Acesso à informação Direitos Humanos: Compromisso social e coletivo Equipe Eduardo Ramalho Rabenhorst – UFPB Giuseppe Tosi – UFPB Lúcia de Fátima Guerra Ferreira – UFPB Marcelo Costa – SEJDH-PA Marconi Pimentel Pequeno – UFPB Nilmário Miranda - FPA Paulo César Carbonari – IFIBE Sólon Viola – UNISINOS

3 3 O FUNDAMENTO DOS DIREITOS HUMANOS Marconi Pequeno Pós-doutor em Filosofia pela Universidade de Montreal. Docente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e membro do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba.

4 4

5 5 O que são direitos humanos? Em que se fundamentam? Por que fundamentá-los?

6 6 Direitos Humanos São aqueles direitos comuns a todos os seres humanos, sem distinção de etnia, nacionalidade, sexo, classe social, religião, ideologia, nível de instrução, orientação sexual e julgamento moral. São aqueles direitos comuns a todos os seres humanos, sem distinção de etnia, nacionalidade, sexo, classe social, religião, ideologia, nível de instrução, orientação sexual e julgamento moral.

7 7 Os direitos humanos são, pois, os direitos fundamentais da pessoa humana.

8 8 Por que são fundamentais? Porque, sem eles, a pessoa humana não é capaz de existir nem de se desenvolver e participar plenamente da vida. Eles representam as mínimas condições necessárias para que uma pessoa possa ter uma vida digna.

9 9

10 10 Em que se fundamentam os direitos humanos? Na idéia de dignidade humana.

11 11 O que é a dignidade humana? É aquilo que caracteriza a essência, ou seja, a humanidade do homem.

12 12 A dignidade é um valor inerente ao ser humano, que nos faz considerá-lo como algo diferente de uma coisa, de um objeto.

13 13 A dignidade é uma noção que nos impõe a obrigação de considerar o outro como um fim e não como um meio.

14 14 A dignidade é um valor: Incondicional; Incomensurável; Insubstituível.

15 15 O respeito à dignidade humana deve existir sempre, em qualquer lugar e de maneira igual para todos.

16 16 A dignidade humana constitui, pois, o cerne dos direitos humanos, pois é nessa idéia que os mesmos se fundamentam.

17 17 Para que obtenham legitimidade e validade. Mas por que e para que fundamentar os direitos humanos?

18 18 Direitos humanos Legitimidadevalidade Existência prática vigência

19 19 A idéia de dignidade revela que cada pessoa tem sua individualidade, sua personalidade e seu modo próprio de ver e sentir as coisas. Pessoas iguais direitos iguais.

20 20

21 21 Direitos humanos Direitos humanos Idéias regulativas da vida em sociedade

22 22 Os direitos humanos se constituem como a instância normativa mínima das instituições políticas aplicável a todos os Estados que integram uma sociedade politicamente justa. John Rawls

23 23 condição necessária para a legitimação do regime político e da ordem jurídica de um Estado. Os direitos humanos são a condição necessária para a legitimação do regime político e da ordem jurídica de um Estado.

24 24 Os direitos humanos se constituem, pois, como o limite último de convivência e pluralismo entre os povos.

25 25

26 26 A Indiferença Primeiro levaram os comunistas, Mas eu não me importei Porque não era nada comigo. Em seguida levaram alguns operários, Mas a mim não me afetou Porque não sou operário. Depois prenderam os sindicalistas, Mas não me incomodei Porque nunca fui sindicalista. Logo a seguir chegou a vez de alguns padres, mas como não sou religioso, também não liguei. Agora levaram-me a mim E quando percebi, Já era tarde Bertolt Brecht

27 27 Autoria: Autoria: Marconi Pequeno Produção: Produção: Sílvia Helena Soares Schwab Veiculação e divulgação livres


Carregar ppt "1 Capacitação de educadores da Rede Básica em Educação em Direitos Humanos 1º Módulo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google