A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A população e o mercado de trabalho. Estruturas setoriais de emprego No passado: As atividades agrícolas representavam fonte de subsistência da maior.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A população e o mercado de trabalho. Estruturas setoriais de emprego No passado: As atividades agrícolas representavam fonte de subsistência da maior."— Transcrição da apresentação:

1 A população e o mercado de trabalho

2 Estruturas setoriais de emprego No passado: As atividades agrícolas representavam fonte de subsistência da maior parte da população do mundo. A modernização promoveu transformações que afetaram a vida de muitas pessoas.

3 A população e o mercado de trabalho PEA: População economicamente ativa. Todas as pessoas com mais de 10 anos de idade que participam do mercado de trabalho. Setor primário: Extrativismo vegetal/mineral e agropecuária. Setor secundário: Indústria de transformação, construção civil. Setor terciário: Comércio, serviços, transportes, comunicações e administração pública.

4 A população e o mercado de trabalho Nas economias pré- industriais: A maior parte da PEA estava no setor primário. Com o tempo esse quadro foi mudando devido à modernização da agricultura, diminuindo assim a mão-de-obra, provocando o êxodo rural. - Adubos corrigem a fertilidade do solo. - Tratores fazem o trabalho de muitos camponeses. - Canais de irrigação levam águas em lugares de baixa pluviosidade. - Herbicidas contribuem para diminuição de pragas. - Menos gente produz mais em menos tempo.

5 A população e o mercado de trabalho Países desenvolvidos: A modernização do campo acompanhou a Revolução Industrial onde as cidades viraram mercados consumidores para a indústria, comércio e serviços. Níveis elevados de urbanização. O setor primário, apresenta taxa inferior a 10% da PEA. O setor terciário reflete a importância das atividades financeiras e comerciais. O setor secundário aos poucos está perdendo a PEA onde a indústria está cada vez mais liberando a força de trabalho para o comércio e serviços.

6 A população e o mercado de trabalho Países da América Latina (Subdesenvolvidos) Só viveram a modernização após a crise de 1929, com capitais externos. Provocou o emigração rural, porém a modernização agrícola foi parcial e limitada. Não repetiu a trajetória de países desenvolvidos. Tal modernização estabeleceu-se por permitir filiais de transnacionais. O setor terciário é considerado inchado pois o comércio abriga grande parte de subempregados ou empregados temporários com baixa remuneração.

7 Estrutura do emprego no Brasil. Em 1970: Apenas 31% da população compunha a PEA e em 1980, já era de 36%. Atualmente, ela gira em torno de 50% da população total. Motivos: Diminuição gradual de crianças na população e absorção crescente da mulher pelo mercado de trabalho. No Brasil, em 1940: Mais de 2/3 da força de trabalho eram do setor primário. Em 1970, o setor terciário já ocupava a primeira posição em empregos. O censo de 2002 mostrou uma igualdade entre os setores primário e secundário.(ver tabela pág. 23) A população e o mercado de trabalho

8 A liberação de trabalhadores para a economia urbana, forneceu um estoque de mão-de-obra barata, porém de qualidade inferior para os 03 setores. No setor terciário, houve um crescimento nos pequenos empreendimentos comerciais, ambulantes, domésticos e serviços pessoais (chamada economia informal, que corresponde R$4 em cada R$10 da renda bruta nacional)

9 A população e o mercado de trabalho O trabalho feminino População feminina: É maior do que a masculina. O ingresso da mulher no mercado de trabalho se realizou no setor terciário onde a participação feminina passou de menos de 30% para quase 50% no período 1940/2000. Os setores primário e secundário já é mais complexo diante da mão-de-obra feminina. No setor terciário, a participação da mulher inclui trabalhos domésticos, educação e saúde, onde tende a ser mais monopolizados pelas mulheres.


Carregar ppt "A população e o mercado de trabalho. Estruturas setoriais de emprego No passado: As atividades agrícolas representavam fonte de subsistência da maior."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google