A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cursos de Formação Continuada da DPEDHUC/SECADI A Diretoria de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania desenvolve ações de formação de profissionais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cursos de Formação Continuada da DPEDHUC/SECADI A Diretoria de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania desenvolve ações de formação de profissionais."— Transcrição da apresentação:

1 Cursos de Formação Continuada da DPEDHUC/SECADI A Diretoria de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania desenvolve ações de formação de profissionais da educação e gestores/as na área de direitos humanos e meio ambiente. Essas ações têm por objetivo a promoção da sustentabilidade socioambiental, dos direitos de crianças e adolescentes, a equidade de gênero e do reconhecimento da diversidade de orientação afetivo-sexual e/ou identidade de gênero, enfrentando o preconceito, a discriminação e a violência no ambiente escolar.

2 Cursos de Formação Continuada da CGDH Educação em Direitos Humanos; Escola que Protege; Gênero e Diversidade na Escola/GDE; Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça/GPP - GeR Educação no Sistema Nacional Socioeducativo; São ofertados pelas Instituições Públicas de Ensino Superior com apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação nas modalidades extensão, aperfeiçoamento e especialização - presenciais, semi-presenciais e à distância. Participam dos cursos: professores e profissionais da educação, gestores/as e servidores/as públicos/as, integrantes dos Conselhos de Direitos, dos Fóruns Intergovernamentais, dos Conselhos de Educação e às/aos dirigentes de organizações não-governamentais ligados à temática. 2

3 Cursos de Formação Continuada da CGDH Nível Extensão AperfeiçoamentoEspecialização Modalidade A Distância Semipresencial Carga Horária 100 horas 200 horas360 horas GDE Gênero e Diversidade na Escola GDE Ext. (120 horas presenciais) GDE Aperf. (160 horas a distância + 20 horas presenciais) GDE Esp. (300 horas a distância + 60 horas presenciais) EQP Escola que Protege EqP Ext. (120 horas semi- presencial) EqP Esp. (300 horas a distância + 60 horas presenciais) EDH Educação em Direitos Humanos EDH Ext. (100 horas a distância) EDH Esp. (300 horas a distância + 60 horas presenciais) Educação no Sistema Nacional Socioeducativo ESINASE (180 horas semi=presencial) CursoAperfeiçoamentoEspecialização GPP-GeR Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça GPP-GeR Aperf. 300 horas (260 horas a distância + 40 horas presenciais) GPP-GeR Esp. 410 horas (350 horas a distância + 60 horas presenciais)

4 4 Demanda Social – Cursos da CGDH Educador popular Funcionários de apoio técnico-administrativo da escola Gestor ou técnico da Secretaria (estadual/municipal) de Educação Gestor ou técnico de outras Secretarias (estaduais/municipais) (com interface com a educação) Integrante da Defesa Civil do estado/município Integrante do Conselho (estadual/municipal) de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais Integrante do Conselho (estadual/municipal) de Direitos de Crianças e Adolescentes Integrante do Conselho (estadual/municipal) de Educação Integrante do Conselho (estadual/municipal) de Educação em Direitos Humanos Integrante do Conselho Escolar Integrante do Conselho Tutelar Integrante do Conselho de Direitos da Mulher Integrante do Fórum/Comitê (estadual/municipal) de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais Integrante do Fórum/Comitê (estadual/municipal) de Direitos da Mulher Integrante do Fórum/Comitê (estadual/municipal) de Educação em Direitos Humanos Pais/responsável pelo estudante Profissional da Segurança Pública que atua na escola Profissional da rede pública de assistência social com atuação na escola Profissional da rede pública de saúde com atuação na escola Profissional do sistema de justiça que atua junto aos sistemas de ensino/escola Entre outros.

5 Ministério da Educação Nível: Extensão Ementa: o Curso Escolas Sustentáveis e Com-Vida destina-se à formação da comunidade escolar da educação básica (professores, gestores, estudantes e membros da comunidade) por meio da criação de uma proposta de adequação da escola aos princípios da sustentabilidade socioambiental, considerando as dimensões do currículo, da gestão e do espaço físico. Com o objetivo de fomentar a reflexão e o envolvimento da comunidade escolar na construção de espaços educacionais sustentáveis, o curso busca contribuir com a criação e funcionamento da Com-Vida – Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola. Educação Ambiental – Escolas Sustentáveis e Com-Vida Módulo I – Ambientação na Plataforma Moodle (20h) Módulo II – Eu – Engajamento (30h) Módulo III – Outro - nossa responsabilidade na escola (30h) Módulo IV – Mundo, comunidade e ecotécnicas para a sustentabilidade (40h) Cursos de Formação Continuada da CGEA

6 Nível: Aperfeiçoamento Ementa: Abordando as mudanças ambientais globais a partir dos seus impactos nos quatro elementos (água, ar, fogo e terra), o curso pretende estimular os profissionais da educação básica a desenvolverem uma educação ambiental contextualizada de forma transversal na prática pedagógica da escola. A CGEA/MEC propõe a realização deste curso considerando o relevante papel que a educação ambiental desempenha na melhoria da qualidade da educação, bem como na geração de atitudes responsáveis e comprometidas da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais. Educação Ambiental Módulo I – Educação a distância (20h) Módulo II – Educação Ambiental (28h) Módulo III – Temas geradores: mudanças ambientais globais (52h) Módulo IV – Projeto Escolar Ambiental Comunitário (40h) Módulo V – Módulo local e avaliação presencial (40h)

7 Nível: Especialização Ementa: a Especialização em Educação Ambiental é um curso que aborda questões essenciais para o desenvolvimento da educação ambiental nas escolas, como a inter e a transdisciplinaridade, o projeto político-pedagógico, a formação de redes, movimentos de juventude e outros aspectos relacionados à gestão ambiental na escola e na comunidade, considerando as mudanças ambientais globais e a construção de espaços educadores sustentáveis. Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis Módulo I – Educação a distância e ambiente virtual de aprendizagem (30h) Módulo II – Educação Ambiental, Sujeitos e Identidades (45h) Módulo III – Panorama da Educação Ambiental no Brasil (60h) Módulo IV – Temas Geradores: Mudanças Ambientais Globais (60h) Módulo V – Instrumentação para a educação ambiental e a prática interdisciplinar (60h) Módulo VI – Escolas Sustentáveis (60h) Módulo VII – Projetos de pesquisa/intervenção e seminários temáticos (60h) Módulo VIII – Relatório de pesquisa/artigo científico (45h)

8 Nível: Extensão Educação Ambiental: Eixos de atuação das Escolas Sustentáveis Módulo I Ambientação no ambiente virtual de aprendizagem (20h) Módulo II Escolas Sustentáveis: aprofundamento conceitual e diagnóstico local (40h) Módulo III A dimensão do currículo: como implementar as DCNEA (de 20h a 60h)* Módulo IV A gestão escolar nas premissas da sustentabilidade (compras públicas sustentáveis; Economia Solidária) (de 20h a 60h)* Módulo V O espaço físico e a transição para a sustentabilidade (gestão de riscos ambientais frente às mudanças climáticas (de 20h a 60h)* (*) De acordo com as diferentes realidades, as IFES podem desenvolver três, dois ou apenas um dos módulos que tratam dos eixos.

9 Ministério da Educação Ementa Módulo I (60h): A produção histórica da pobreza: dimensões sociais e políticas. Módulo II (60h): A infância, a adolescência e a juventude vítimas da pobreza extrema. Módulo III (60h): O Programa Bolsa Família como garantia do direito público à vida e como dever do Estado. Módulo IV (60h): O direito à educação básica, a saúde e a assistência social e a superação da pobreza extrema. Módulo V (60h): A construção de outra escola e outro currículo para a infância, a adolescência e a juventude vítimas da pobreza extrema e sujeitos do PBF. Módulo VI (60h):Fortalecer a educação no Programa Bolsa Família através do acompanhamento da frequência escolar de crianças, adolescentes e jovens (filhos e filhas) de famílias participantes do PBF.. Gestão da Educação do Programa Bolsa Família (Especialização e Extensão) Cursos de Formação Continuada da CGAIE


Carregar ppt "Cursos de Formação Continuada da DPEDHUC/SECADI A Diretoria de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania desenvolve ações de formação de profissionais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google