A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDAD DEL SALVADOR USAL Buenos Aires – Argentina 2012 Prof Pablo de Marinis Seminário: La educación en el marco de la postmodernidad y la globalización.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDAD DEL SALVADOR USAL Buenos Aires – Argentina 2012 Prof Pablo de Marinis Seminário: La educación en el marco de la postmodernidad y la globalización."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDAD DEL SALVADOR USAL Buenos Aires – Argentina 2012 Prof Pablo de Marinis Seminário: La educación en el marco de la postmodernidad y la globalización MAESTRÍA EN EDUCACIÓN

2 ALUNOS: Arisane de Almeida Souza Edimilson de Almeida Santos Kátia Cristina Batista de Amorim Margarida Bispo dos Santos Costa

3 ROBERT CASTEL Nasceu em Brest, França, 1933, é um sociólogo francês, diretor de estudos na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales. Significativamente influenciado por Pierre Bourdieu e Michel Foucault, tem feito importantes contribuições para a sociologia, a examinar questões tão diversas como a psiquiatria e sociais tratamento da doença mental, a "questão social" e a incorporação dos salários, ou, mais recentemente, precariedade e novas formas de vulnerabilidade e exclusão social.

4 ROBERT CASTEL La Inseguridad Social Qué es estar protegido?

5 PRINCIPAIS TIPOS DE PROTEÇÕES PROTEÇÃO CIVIL – diz respeito aos bens e às pessoas em um estado de direito; PROTEÇÃO SOCIAL – se refere aos riscos de doenças, aos acidentes, ao desemprego, à incapacidade de trabalho devido à idade...

6 ASSIM... O sentimento de insegurança se refere à possibilidade de estar à mercê de qualquer eventualidade. Se o indivíduo não estiver assegurado contra esses imprevistos passa a viver a inseguridade.

7 É interessante a constatação do autor de que a demanda de proteção das sociedades de indivíduos é infinita e envolve todos os aspectos, inclusive os da vida privada. A busca de segurança absoluta entra em contradição com os princípios do estado de direito, visto que uma demanda de segurança se traduz em uma demanda de autoridade, que pode ameaçar a democracia.

8 A seguridade civil e o estado de direito Segurança; Proteção de proximidade; Segurança e grupo de pertencimento; Segurança Interna das Sociedades Descritivas; Necessidade de proteção; Conceito de sociedade em Insegurança.

9 Modernidade e vulnerabilidade Sociedade de insegurança total; Segurança pública e liberdades públicas.

10 A SEGURIDADE SOCIAL NO ESTADO PROTETOR A SEGURIDADE SOCIAL E CIVIL Esta protegido por estas duas esferas possibilita ao individuo sentir-se garantindo seu status social.

11 Registros Sociais que nos impede de assegurar status social: A independência social; A liberdade de ser capaz de sobreviver com seus próprios recursos; Representantes de classes (populares/particulares) e/ou categorias.

12 Associada a essa dimensão expressiva da problemática de inseguridade surgem: IDEOLOGIA MODERNIDADE VALORIZAÇÃO DA PROPRIEDADE

13 A Inseguridade social, provoca... Um estado de inseguridade social permanente que afeta a maior parte das categorias populares; Mantém viva a pobreza; Atua como um principio de desmoralização e de dissociação social;

14 É um vírus que impregna a vida cotidiana, dissolvendo a laços sociais sufocando as estruturas psíquicas dos indivíduos, induzindo até mesmo uma corrupções de caráter; Impede-nos de planejar o futuro e proteger a nossa existência por conta dessa inseguridade que vivenciamos dia-a-dia.

15 COMO SAIR DESTA SITUAÇÃO 1º Associar proteção e direitos às condições do próprio trabalhador; 2º Maneira de qualificar esta transformação em decisiva.

16 UMA SOCIEDADE DE SEMELHANTES AINDA PERCEBE-SE: Uma sociedade salarial desigualitária; Organizações sociais representativas prestam serviços atendendo as necessidades e interesses privados; Igualdade de fato, e igualdade de direito seria mais que uma cruel ilusão;

17 Portanto, a classe operária, permanece oprimida numa permanente insegurança social, procurando controlar e ajustar mínimo de recurso, de oportunidade e direitos necessários para poder suprir a falta de uma sociedade de iguais, neutralizando assim a insegurança social.

18 O AUMENTO DA INCERTEZA Vivemos uma globalização que afeta nossas sociedades; Autonomia dos indivíduos; Igualdade de direitos; Condições de existência que possam assegurar a independência social; A dissociação e/ou separação social ocorreu junto com a modernidade; Construção de direitos sociais implica num crescente rol de direitos que deveriam representar o coletivo.

19 INDIVIDUALIZAÇÃO E DESCOLETIVIZAÇÃO Entende-se como um Estado nacional – social, que seja capaz de perceber o indivíduo como sujeito particular/singular; Daí as crescentes exigências da construção de um mundo a serviço de intercâmbios, capaz de desempenhar o papel piloto de uma economia a serviço de manutenção do equilíbrio social;

20 Ao individualizar-se o indivíduo precisa retomar a sua trajetória profissional, administrar suas contigências, tornando-se um empreendedor de seu tempo/limite; Dentro das novas Tecnologias temos a tecnologia Emocional/das emoções; Diferenças de capacidades, para este autor ocorreram nas categorias de profissionais autônomos e/ou classes de empregados menos classificados, jovens de origem popular.

21 CONCLUINDO: DO PONTO DE VISTA SOCIOLÓGICO A mobilidade, a adaptação permanente, a reciclagem incessante ocorrendo em algumas categorias sociais o aumento da inseguridade provocando o jogo de competência e competitividade que se seguem nessa problemática global.

22 PARA NÃO CONCLUIR... Assim, na argumentação de Castel, ser protegido em uma sociedade moderna, em uma sociedade de indivíduos é poder dispor de direitos e de condições mínimas de independência, lembrando que a proteção social não é somente a concessão de benefícios, mas uma condição básica para todos. A proteção social é a condição para formar uma sociedade de semelhantes, o que podemos chamar de DEMOCRACIA.

23 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA CASTEL, Robert. La Inseguridad social. ¿Qué es estar protegido?, Manantial, Buenos Aires, 2004.

24


Carregar ppt "UNIVERSIDAD DEL SALVADOR USAL Buenos Aires – Argentina 2012 Prof Pablo de Marinis Seminário: La educación en el marco de la postmodernidad y la globalización."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google