A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apoio Assessoria de Relações Internacionais - UFPR Associação das Universidades do Grupo Montevideo - AUGM-UFPR Centro de Estudos em Segurança Pública.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apoio Assessoria de Relações Internacionais - UFPR Associação das Universidades do Grupo Montevideo - AUGM-UFPR Centro de Estudos em Segurança Pública."— Transcrição da apresentação:

1 Apoio Assessoria de Relações Internacionais - UFPR Associação das Universidades do Grupo Montevideo - AUGM-UFPR Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos - CESPDH-UFPR Conselho Regional de Serviço Social / 11ª Região - CRESS Instituto de Defesa em Direitos Humanos - IDDEHA Ministério Público do Estado do Paraná - MP-PR Ordem dos Advogados do Brasil - OAB Programa de Pós-Graduação em Direito - UFPR/CAPES Programa de Pós-Graduação em Educação - UFPR Secretaria de Estado da Educação - SEED Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania - SEJU Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

2 Fórum Permanente de Educação em Direitos Humanos do Paraná: O Caminho Percorrido

3 Grupo de Trabalho: Organização do I Seminário EDH Por iniciativa da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa e da Secretaria de Justiça do Paraná, foi designada uma comissão com a finalidade de organizar o I Seminário Estadual de Educação em Direitos Humanos. Comissão Organizadora do I Seminário de Educação em Direitos Humanos do Paraná

4 I Seminário de Educação em Direitos Humanos do Paraná Realizado no Plenarinho da Assembléia Legislativa, o Seminário reuniu 56 instituições ligadas às questões de Direitos Humanos do Estado, entre universidades, faculdades, conselhos e ONGs, além das prefeituras de Curitiba e da Região Metropolitana. Teve por objetivo apresentar o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, e incentivar a criação do Comitê Estadual para sua implantação.

5 O Dr. Erasto Fortes Mendonça, Coordenador Nacional de Educação em Direitos - SEDH, ministrou palestra durante o Seminário, realizado no dia 21/09/2007. Abertura do I Seminário de Educação em Direitos Humanos do Paraná – 21/09/2007 Dr. Erasto Fortes Mendonça, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, e a Pró-reitora da Universidade Tuiuti do Paraná, Ana Margarida de Leão Taborda

6 Fórum Permanente de Educação em Direitos Humanos do Paraná Com o objetivo de promover a discussão e reflexão sobre educação em Direitos Humanos, tendo como base os 5 eixos do PNEDH, em busca da participação social na construção de proposta para o Estado, foi instalado no dia 28/11/2007 o Fórum Permanente de Educação em Direitos Humanos do Paraná.

7 FOPEDH – Reuniões mensais para debater e refletir sobre os eixos temáticos Educação dos Profissionais do Sistema de Justiça e Segurança, Educação Básica, Educação Superior, com a apresentação de palestrantes convidados; - Apreciação e discussão de Propostas e Projetos de Educação em Direitos Humanos no Paraná; 2º Encontro do Fórum em 27/02/2008: tema Educação dos Profissionais do Sistema de Justiça e Segurança – Palestrante Dr. Dálio Zippin

8 - Elaboração do Regimento do Comitê de Educação em Direitos Humanos do Paraná; - Metodologia de Trabalho do Fórum; - Observatório de Educação em Direitos Humanos (em estudo); - Participação na VIII Conferência Estadual dos Direitos Humanos do Paraná; - Participação no Seminário de Orientação para Constituição dos Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos em Brasília - DF; - Comemorações ao Dia Internacional de Direitos Humanos; - Participação na Conferência Nacional de Direitos Humanos em Brasília - DF; - Discussão e organização da Audiência Pública de Educação em Direitos Humanos em 2009.

9 FOPEDH – Constituição e instalação dos Grupos Temáticos (GT) de Trabalho: 1. Educação Básica; 2. Educação Superior; 3. Educação Não-Formal; 4. Educação dos Profissionais do Sistema de Justiça e Segurança e; 5. Educação e Mídia; - Realização da 1ª Audiência Pública EDH; - Criação da Logomarca do Fórum (em estudo); - Aplicação de formulário de pesquisa aos segmentos e entidades que compõem o FOPEDH, com intenção de reavaliar a participação das organizações nas atividades do Fórum; - Construção e aprovação do Regimento Geral do Comitê de Educação em Direitos Humanos do Estado do Paraná – COEDH-PR;

10 - Participação em conferências livres de Segurança Pública, nas Conferências Municipal e Estadual e na 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública; - Participação na IX Conferência Estadual de Direitos Humanos (eleição dos novos conselheiros para gestão do Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná); - Participação no Seminário Direito a Memória e a Verdade: 30 Anos de Luta pela Anistia Política, com o lançamento do livro Brasil – Direitos Humanos 2008: A realidade do país aos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, realizado na UFPR, e que contou com a presença do Ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Sr. Paulo Vannuchi.

11 Audiência Pública EDH Iniciativa do FOPEDH e da Assembléia Legislativa do Paraná, a 1ª Audiência Pública Educação em Direitos Humanos foi realizada dia 02/06/2009 e teve por objetivo divulgar e discutir o tema Educação em Direitos Humanos. Contou com a participação de representantes de instituições de ensino, empresas, órgãos públicos e ONGs de todo o Paraná. *Conclusão do Curso de EDH da UFPR.

12 Encaminhamento do Regimento para criação do Comitê Estadual de EDH – Projeto de Lei/Portaria; - Realização da palestra Direitos Humanos, proferida pelo Sr. Narciso Pires, membro do 1º Conselho Estadual de Direitos Humanos; - Participação nas Reuniões Ampliadas - Tema: PNDH 3 - Programa Nacional de Direitos Humanos, realizadas no Sindicato dos Professores/APP; - Participação Audiência Pública PNDH 3, realizada no MP-PR, com o objetivo de discutir estratégias para defesa e implementação do conteúdo do PNDH 3;

13 - Participação no I Encontro de Educação em Direitos Humanos da Secretaria de Estado da Educação do Paraná – Palestras A Era dos Direitos - Domenico Costella, Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos - Natalia de Lima Bueno, e Ditadura Militar no Brasil e os Direitos Humanos - Francisco de Assis França; - Organização e promoção do II Seminário Estadual de Educação em Direitos Humanos do Paraná: Construindo o Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos – Eixo Educação Não-Formal – Dezembro/2010.

14 O que significa dizer que queremos trabalhar com Educação em DH? A professora Maria Victoria Benevides esclarece: A Educa ç ão em Direitos Humanos é essencialmente a forma ç ão de uma cultura de respeito à dignidade humana atrav é s da promo ç ão e da vivência dos valores da liberdade, da justi ç a, da igualdade, da solidariedade, da coopera ç ão, da tolerância e da paz. Portanto, a forma ç ão desta cultura significa criar, influenciar, compartilhar e consolidar mentalidades, costumes, atitudes, h á bitos e comportamentos que decorrem, todos, daqueles valores essenciais citados – os quais devem se transformar em pr á ticas.


Carregar ppt "Apoio Assessoria de Relações Internacionais - UFPR Associação das Universidades do Grupo Montevideo - AUGM-UFPR Centro de Estudos em Segurança Pública."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google