A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A PASTORAL DA SAÚDE EM DEFESA DA VIDA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A PASTORAL DA SAÚDE EM DEFESA DA VIDA"— Transcrição da apresentação:

1 A PASTORAL DA SAÚDE EM DEFESA DA VIDA

2 A exemplo de Jesus, a Pastoral da Saúde deve estimular um despertar para a participação consciente, solidária e responsável na sociedade, levando progressivamente a uma transformação das pessoas, na acolhida da Boa Nova de Libertação e construção do Reino

3 SINERGIA

4 TROCA DE ENERGIA

5 MISSÃO PASTORAL DA SAÚDE
PROMOVER, EDUCAR, PREVENIR, CUIDAR, RECUPERAR, DEFENDER E CELEBRAR A VIDA ( OU SEJA, LUTAR PELA SAÚDE PLENA) DE TODO POVO DE DEUS, TORNANDO PRESENTE NO MUNDO DE HOJE A MISSÃO LIBERTADORA DE CRISTO, NO MUNDO DA SAÚDE.

6 Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos.

7 O QUE É SER CIDADÃO(Ã)? Significa ter direitos e deveres.
Ser Súdito e ser Soberano.

8 DIREITOS A vida; A um salário condizente; A Educação; A saúde;
Habitação; Ao Lazer; Expressar-se livremente.

9 DEVERES Facilitar, estimular, promover a existência dos direitos a todos; Ter responsabilidade em conjunto pela coletividade; Cumprir leis e pagar impostos; Votar conscientemente.

10 DEVERES Participar de movimentos sociais populares, religiosos, no bairro, sindicatos, partidos, escola, conselhos: locais, municipais, estaduais e nacional de saúde, para cobrar e pressionar através desses movimentos, conseguir na verdade, o que já está garantido pela Constituição.

11 MOVIMENTOS SOCIAIS POPULARES
Para construção da cidadania; Para transformar a sociedade civil; Para reestruturação da sociedade; Integrar todos os níveis de vida; Conquista do poder popular.

12 CIDADANIA

13 CIDADANIA Cidadania deriva de cidadão que vem do latim “civitas”, que quer dizer cidade. “Politikos”, do grego que significa aquele que habita na cidade. Foi usada na Roma antiga para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer.

14 É O DIREITO A VIDA NO SENTIDO PLENO
CIDADANIA É O DIREITO A VIDA NO SENTIDO PLENO É o exercício da plenitude dos direitos: Civis, Políticos e Sociais, como garantia da existência física e cultural e reconhecimento como ator social.

15 DIREITOS CIVIS Liberdade de reunião, de expressão, de escolha profissional, de pensamento, de locomoção.

16 DIREITOS POLÍTICOS Liberdade de associação sindical, religiosa, partidária, de escolha dos governantes, de participação no poder público e na determinação da política do Estado.

17 DIREITOS SOCIAIS O Estado tem por função e obrigação assegurar a todo cidadão: Moradia, saúde, lazer, educação, trabalho e cultura.

18 CIDADÃO DE PAPEL Democracia apenas no papel Cidadania aparente
Cidadania de papel

19 CIDADANIA É UM DIREITO QUE PRECISA SER CONSTRUÍDO COLETIVAMENTE

20

21

22 A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE

23

24 FÁBULA DA CONVIVÊNCIA

25 PROVÉRBIOS “Em terra de cegos ..................................”
“Quem tudo quer ” “Quem ri por último ” “Quem cedo madruga ” “Saco vazio ” “Os últimos ” “De grão em grão ”

26 ACEITANDO O NOVO “Em terra de cego, tudo é sempre escuro.”
“Quem tudo quer, é egoísta”. “Quem ri por último, não entendeu a piada”. “Quem cedo madruga, fica com sono o dia todo”. “Saco vazio, não tem nada dentro”. “Os últimos, serão desclassificados”. “De grão em grão, se faz uma plantação.”

27 EDUCAR PARA A CIDADANIA
Para o reconhecimento dessa condição de direitos e deveres inerentes ; Para reconhecer e respeitar as diferenças individuais, para combater preconceitos e discriminações.

28 EDUCAR PARA A CIDADANIA
Para cada um acreditar em si, como agente de transformação, da própria vida e do mundo onde vive; Educar para a fraternidade, para o sentido social da vida; Para a luta pacífica, mas ativa, contra toda a estrutura que negue a quem quer que seja, o direito de ser cidadão(ã).

29 AGENTES DA PASTORAL DA SAÚDE
Somos esperança de vida, de informação, de educação. E só seremos agentes de transformação, se aceitarmos o novo, se formos determinados, se cada vez nos prepararmos mais. Porque não há democracia e muito menos cidadania, sem a efetiva participação dos grupos sociais nas decisões políticas do nosso país.

30 Levar Cristo ao homem e o homem a Cristo
CARACTERÍSTICA DO AGENTE Levar Cristo ao homem e o homem a Cristo Não podem curar Nem por isso deve se sentir inferiorizado São mensageiros da fé

31 ELES EXERCEM UMA PASTORAL
Levanta-te, toma teu leito e anda (Mc 2,3-12) Jesus Paralítico NO TEXTO VISUALIZAMOS ESQUECEMOS Os voluntários Encarnada Comunitária Criativa Assumir a história ELES EXERCEM UMA PASTORAL

32 ENCARNADA COMUNITÁRIA
Ir ao encontro do doente e encontrá-lo na situação que ele está COMUNITÁRIA Ação coordenada e participativa

33 “Toma teu leito e vai para tua casa”
CRIATIVA Fazer do obstáculo um desafio ASSUMIR A HISTÓRIA “Toma teu leito e vai para tua casa”

34 A FORÇA DA FÉ Mc (5,25-34) Texto mostra Limitações da ciência
Poder de Deus Saúde Deus confiou ao homem

35 MILAGRES MÉDICO ANTIBIÓTICOS HOSPITAL São raros
Não alteram a realidade humana no seu todo MILAGRES Cura mais que um grande Santo MÉDICO ANTIBIÓTICOS Efeitos superam a fé HOSPITAL Cura mais que um Santuário

36 Negar os milagres de Jesus
Negar os milagres dos Santuários NÃO PODEMOS FINALIDADE Religião Não é curar doenças Valem mais do que qualquer devoção ou ato religioso para preservar a saúde CUIDADOS

37 A FÉ Se mantém intacta OS MILAGRES Continuam acontecendo Requer esforço humano A SAÚDE

38 PARA TER SAÚDE 53% Hábitos de vida 20% Meio ambiente 17% Genética
10% Assistência Médica Fonte: OMS

39 FATORES QUE REDUZEM A ESPERANÇA DE VIDA
Sedentarismo 44% Hipertensão arterial não tratada 36% Obesidade 26% Tabagismo 22% Fatores Associados 14% (sedentarismo; obesidade; diabetes)

40 VEM VAMOS EMBORA QUE ESPERAR NÃO É SABER QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER!!!!

41 “Espalhe o amor por onde você for!
Antes de tudo, em sua própria casa. Dê amor a seus filhos, sua esposa, seu marido... Não permita jamais que alguém se aproxime de você Sem viver melhor e mais feliz. Seja a expressão viva da bondade de Deus: Bondade em seu rosto, em seus olhos, em seu sorriso, em sua saudação.” Madre Tereza

42 BIBLIOGRAFIAS PARA A PASTORAL DA SAÚDE

43

44

45 Muito Obrigado! Pe. Anísio Baldessin


Carregar ppt "A PASTORAL DA SAÚDE EM DEFESA DA VIDA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google