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A Experiência da Embratur na Segmentação do Turismo

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Apresentação em tema: "A Experiência da Embratur na Segmentação do Turismo"— Transcrição da apresentação:

1 A Experiência da Embratur na Segmentação do Turismo
29/06/09 A Experiência da Embratur na Segmentação do Turismo Karem Baena Basulto Gerente de Apoio à Comercialização Salão do Turismo São Paulo, 02 de julho de 2009 1

2 ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO
29/06/09 ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO Contextualização do trabalho de segmentação da Embratur Estudo realizado – benchmarking de experiências internacionais na promoção internacional de segmentos Caso 1: Espanha Caso 2: México Lições aprendidas 2

3 29/06/09 Missão da Embratur: promoção do Brasil nos mercados internacionais Promoção do Destino “Brasil”: estratégia de diversificação da oferta, com foco em segmentos turísticos e seus nichos Plano Aquarela define as diretrizes para as ações de promoção e abordagem nos mercados internacionais prioritários Execução das ações de promoção com foco em segmentos se dá essencialmente por meio das parcerias com o setor privado – associações de segmento CONTEXTO 3

4 Cinco principais segmentos definidos pelo Plano Aquarela:
Negócios & Eventos Ecoturismo & Aventura Sol & Praia Cultura Esportes + Descubra o Brasil

5 PARCERIA PARA PROMOÇÃO DE SEGMENTOS
29/06/09 PARCERIA PARA PROMOÇÃO DE SEGMENTOS PROGRAMA BUREAUX BRASILEIRO DE COMERCIALIZAÇÃO OBJETIVO: fortalecimento do Brasil no mercado internacional nos segmentos e nichos trabalhados no País apoiando a promoção, divulgação e comercialização dos destinos e produtos turísticos brasileiros. AÇÕES PRINCIPAIS: Feiras Especializadas Workshops Missões Comerciais Noites Brasileiras Apoio e Captação de Eventos Internacionais Especializados Confecção de Material Promocional – Informativo e Educativo 5

6 ATUAIS PARCEIROS BUREAU DE INTERCÂMBIO BUREAU DE RESORTS
29/06/09 ATUAIS PARCEIROS BUREAU DE INTERCÂMBIO BUREAU DE RESORTS BUREAU DE GOLFE BUREAU DE ECOTURISMO 6

7 LINHA DO TEMPO - PROMOÇÃO DA OFERTA SEGMENTADA
29/06/09 LINHA DO TEMPO - PROMOÇÃO DA OFERTA SEGMENTADA Criação do Bureau de INTERCÂMBIO Criação do Bureau de RESORTS Criação do Bureau de PESCA Novos Convênios com Bureaux: ECOTURISMO INTERCÂMBIO RESORTS GOLFE FORMAÇÃO DO CLUBE DE PRODUTOS DE LUXO Criação do Bureau de GOLFE Criação do Bureau de ECOTURISMO 2ª NAFSA 2006 Novo Convênio Bureau de GOLFE Novo Convênio Bureau de RESORTS Novo Convênio Bureau de GOLFE Estudo de readequação do programa 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009

8 PAÍSES PESQUISADOS Emissores e receptores; Excelência gestão turística
29/06/09 PAÍSES PESQUISADOS África do Sul Espanha México Argentina EUA Nova Zelândia Austrália França Portugal Canadá Índia Reino Unido Chile Japão Emissores e receptores; Excelência gestão turística Proximidade geográfica

9 Aspectos Analisados no Estudo:
METODOLOGIA Aspectos Analisados no Estudo: Estrutura Organizacional (Planejamento e Promoção); Planos e Programas; Principais Campanhas; Segmentação (mercados alvo, oferta e demanda); Marca; Promoção e Comercialização – Parcerias Público Privadas (organização e atividades)

10 FATORES COMUNS: Estratégias de Promoção e de Parcerias Público-Privadas
Existência de Órgãos específicos de Promoção Turística Internacional; Elaboração de Planos Estratégicos e de Promoção e Apoio à Comercialização; Orientação das Ações Promocionais por meio de segmentos específicos; Ações Promocionais voltados a mercados prioritários; Parcerias Público-Privadas para Apoio à Comercialização

11 RESULTADO DA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE PAÍSES
29/06/09 RESULTADO DA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE PAÍSES Estratégias de Desenvolvimento e Promoção de Produtos e Destinos Segmentação PPP’s Promoção Apoio à Comercialização Oferta Demanda

12 TENDÊNCIAS DE SEGMENTAÇÃO
29/06/09 TENDÊNCIAS DE SEGMENTAÇÃO Busca do Autêntico e do Diferente Equilíbrio Emocional e Psicológico Status Consumo Frequência

13 29/06/09

14 CLUBE DE PRODUTOS E SUAS ESTRATÉGIAS
29/06/09 PPP’s Clube de Produtos Fortalecimento e União de Empresas Turísticas Estruturação e Qualificação de Produtos Promoção e Apoio à Comercial. Redes Capacitação Seminários Pesquisas Estruturação Qualificação Ações Promocionais Comunicação Parcerias Público-Privadas para Promoção e Apoio à Comercialização de Produtos CLUBE DE PRODUTOS E SUAS ESTRATÉGIAS

15 FASES E EVOLUÇÃO DO CLUBE DE PRODUTO
29/06/09 FASES E EVOLUÇÃO DO CLUBE DE PRODUTO Órgão Promocional Órgão de Planejamento Criação e Estruturação do Clube de Produto Apoio Técnico para Formatação dos Produtos Estruturação e Qualificação dos Produtos Certificação e Promoção dos Produtos Órgão de Planejamento Trade Órgão Promocional Trade Órgão Promocional Trade

16 Segmentação / Ações Promocionais
ESTUDO DE CASO - ESPANHA Segmentação / Ações Promocionais Mercados Oferta Demanda 31 Oficinas Espanholas de Turismo – OET no exterior Sol e Praia Cultural e Urbano Eventos, Congressos e Incentivos Esporte (Golfe, Náutico, Esqui, Montanha) Saúde e Bem-Estar Rural Orientação dos produtos oferecidos nos sites de acordo com o perfil da demanda

17 Apoio à Comercialização – Parcerias Público-Privadas
ESTUDO DE CASO - ESPANHA Apoio à Comercialização – Parcerias Público-Privadas Organização Atividades Clubes de Produtos: Saúde Idiomas Enológico Náutico Congressos e Incentivos Plano de Marketing Seminários Integração com ações da TURESPAÑA: estudos de mercado, apoios, campanhas co-financiadas.

18 Experiência dos Clubes de Produtos
29/06/09 ESTUDO DE CASO - ESPANHA Experiência dos Clubes de Produtos Estruturação da Oferta Turística Identificação com produtos segmentados

19 Segmentação / Ações Promocionais
29/06/09 ESTUDO DE CASO – MÉXICO Segmentação / Ações Promocionais Mercados Oferta Demanda Países Estratégicos: Estados Unidos; Canadá; Reino Unido; Itália; Espanha; França; Alemanha; Brasil Sol e Praia Náutico e Esportes; Negócios Cultural; Saúde; Natureza; Social Cruzeiros Religioso Urbano Ecoturismo e Aventura Segmentos Especializados: linhas de produtos de interesse especial para diversificar a oferta turística

20 Apoio à Comercialização – Parcerias Público-Privadas
29/06/09 ESTUDO DE CASO - MÉXICO Apoio à Comercialização – Parcerias Público-Privadas Organização Atividades Clubes de Produtos: Natureza Cultura Associação de empresários em projetos comuns; Investigação de necessidades dos mercados específicos; Identificação de mercados e segmentos com potencial; Avaliação de experiências exitosas; Criação de novos pacotes; Seminários

21 Experiência do Clube de Produtos - BENEFICIOS
29/06/09 ESTUDO DE CASO – MÉXICO Experiência do Clube de Produtos - BENEFICIOS Tipo Integrantes Turista Comunidade Econômicos Maiores oportunidades de mercado e de ingresso de divisas com menor custo Maiores alternativas de consumo Maiores oportunidades de emprego Fisicos Maior penetração de mercado com menor esforço individual; Maior previsão de demanda por temporada Maior diversidade de oferta em pontos de venda Maior prevenção de fluxo de demanda

22 Experiência do Clube de Produtos - BENEFICIOS
29/06/09 ESTUDO DE CASO – MÉXICO Experiência do Clube de Produtos - BENEFICIOS Tipo Integrantes Turista Comunidade Emocionais Maior certeza das ações no mercado Maior competitividade Maior credibilidade Melhor imagem comercial Maior certeza na compra Maior confiança na qualidade dos prestadores de serviços Melhor imagem do destino Maior confiança nas próprias capacidades

23 LIÇÕES APRENDIDAS – CLUBE DE PRODUTOS
29/06/09 LIÇÕES APRENDIDAS – CLUBE DE PRODUTOS A implantação de um novo processo de marketing e comercialização caracterizado pela pró-atividade, deve ser baseada na atuação segmentada e na aproximação do produto ao mercado; Segmentação da Demanda: a estratégia de marketing por produto deve ser realizada para cada mercado e perfil de cliente

24 “O crescente interesse nas parcerias para o desenvolvimento do turismo é a crença de que as áreas de destinação turísticas podem ser capazes de ganhar vantagem competitiva ao trazer coletivamente conhecimento, expertise, capital e outros recursos de muitos stakeholders.” KOTLER, 1993

25 OBRIGADA!


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