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A Experiência da Embratur na Segmentação do Turismo Salão do Turismo São Paulo, 02 de julho de 2009 Karem Baena Basulto Gerente de Apoio à Comercialização.

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1 A Experiência da Embratur na Segmentação do Turismo Salão do Turismo São Paulo, 02 de julho de 2009 Karem Baena Basulto Gerente de Apoio à Comercialização

2 ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO 1.Contextualização do trabalho de segmentação da Embratur 2.Estudo realizado – benchmarking de experiências internacionais na promoção internacional de segmentos 3.Caso 1: Espanha 4.Caso 2: México 5.Lições aprendidas

3 CONTEXTO Missão da Embratur: promoção do Brasil nos mercados internacionais Promoção do Destino Brasil: estratégia de diversificação da oferta, com foco em segmentos turísticos e seus nichos Plano Aquarela define as diretrizes para as ações de promoção e abordagem nos mercados internacionais prioritários Execução das ações de promoção com foco em segmentos se dá essencialmente por meio das parcerias com o setor privado – associações de segmento

4 Cinco principais segmentos definidos pelo Plano Aquarela: Sol & Praia Ecoturismo & Aventura CulturaEsportes Negócios & Eventos + Descubra o Brasil

5 PARCERIA PARA PROMOÇÃO DE SEGMENTOS PROGRAMA BUREAUX BRASILEIRO DE COMERCIALIZAÇÃO OBJETIVO: fortalecimento do Brasil no mercado internacional nos segmentos e nichos trabalhados no País apoiando a promoção, divulgação e comercialização dos destinos e produtos turísticos brasileiros. AÇÕES PRINCIPAIS: Feiras Especializadas Workshops Missões Comerciais Noites Brasileiras Apoio e Captação de Eventos Internacionais Especializados Confecção de Material Promocional – Informativo e Educativo

6 ATUAIS PARCEIROS BUREAU DE INTERCÂMBIO BUREAU DE RESORTS BUREAU DE GOLFE BUREAU DE ECOTURISMO

7 LINHA DO TEMPO - PROMOÇÃO DA OFERTA SEGMENTADA Criação do Bureau de GOLFE ª NAFSA 2006 Estudo de readequação do programa Criação do Bureau de RESORTS Criação do Bureau de ECOTURISMO Criação do Bureau de PESCA Criação do Bureau de INTERCÂMBIO Novos Convênios com Bureaux: ECOTURISMO INTERCÂMBIO RESORTS GOLFE Novo Convênio Bureau de GOLFE Novo Convênio Bureau de GOLFE Novo Convênio Bureau de RESORTS FORMAÇÃO DO CLUBE DE PRODUTOS DE LUXO

8 PAÍSES PESQUISADOS África do Sul Argentina Austrália Canadá Chile EUA Espanha França Índia Japão México Nova Zelândia Portugal Reino Unido Emissores e receptores; Excelência gestão turística Proximidade geográfica

9 Aspectos Analisados no Estudo: 1.Estrutura Organizacional (Planejamento e Promoção); 2.Planos e Programas; 3.Principais Campanhas; 4.Segmentação (mercados alvo, oferta e demanda); 5.Marca; 6.Promoção e Comercialização – Parcerias Público Privadas (organização e atividades) METODOLOGIA

10 FATORES COMUNS: Estratégias de Promoção e de Parcerias Público-Privadas Existência de Órgãos específicos de Promoção Turística Internacional; Elaboração de Planos Estratégicos e de Promoção e Apoio à Comercialização; Orientação das Ações Promocionais por meio de segmentos específicos; Ações Promocionais voltados a mercados prioritários; Parcerias Público-Privadas para Apoio à Comercialização

11 RESULTADO DA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE PAÍSES Estratégias de Desenvolvimento e Promoção de Produtos e Destinos SegmentaçãoPPPs PromoçãoApoio à Comercialização OfertaDemanda

12 Busca do Autêntico e do Diferente Equilíbrio Emocional e Psicológico Status Consumo Frequência TENDÊNCIAS DE SEGMENTAÇÃO

13

14 PPPs Clube de Produtos Fortalecimento e União de Empresas Turísticas Estruturação e Qualificação de Produtos Promoção e Apoio à Comercial. Redes Capacitação Seminários Pesquisas Estruturação Qualificação Ações Promocionais Comunicação Parcerias Público- Privadas para Promoção e Apoio à Comercialização de Produtos CLUBE DE PRODUTOS E SUAS ESTRATÉGIAS

15 Criação e Estruturação do Clube de Produto Apoio Técnico para Formatação dos Produtos Estruturação e Qualificação dos Produtos Certificação e Promoção dos Produtos Órgão Promocional Trade Órgão de Planejamento Trade Órgão Promocional Trade Órgão Promocional Órgão de Planejamento FASES E EVOLUÇÃO DO CLUBE DE PRODUTO

16 Segmentação / Ações Promocionais MercadosOfertaDemanda 31 Oficinas Espanholas de Turismo – OET no exterior Sol e Praia Cultural e Urbano Eventos, Congressos e Incentivos Esporte (Golfe, Náutico, Esqui, Montanha) Saúde e Bem-Estar Rural Orientação dos produtos oferecidos nos sites de acordo com o perfil da demanda ESTUDO DE CASO - ESPANHA

17 Apoio à Comercialização – Parcerias Público-Privadas OrganizaçãoAtividades Clubes de Produtos: Saúde Idiomas Enológico Náutico Congressos e Incentivos Plano de Marketing Seminários Integração com ações da TURESPAÑA: estudos de mercado, apoios, campanhas co-financiadas. ESTUDO DE CASO - ESPANHA

18 Experiência dos Clubes de Produtos Estruturação da Oferta Turística Identificação com produtos segmentados ESTUDO DE CASO - ESPANHA

19 Segmentação / Ações Promocionais MercadosOfertaDemanda Países Estratégicos: Estados Unidos; Canadá; Reino Unido; Itália; Espanha; França; Alemanha; Brasil Sol e Praia Náutico e Esportes; Negócios Cultural; Saúde; Natureza; Social Cruzeiros Religioso Urbano Ecoturismo e Aventura Segmentos Especializados: linhas de produtos de interesse especial para diversificar a oferta turística ESTUDO DE CASO – MÉXICO

20 Apoio à Comercialização – Parcerias Público-Privadas OrganizaçãoAtividades Clubes de Produtos: Natureza Cultura Associação de empresários em projetos comuns; Investigação de necessidades dos mercados específicos; Identificação de mercados e segmentos com potencial; Avaliação de experiências exitosas; Criação de novos pacotes; Seminários ESTUDO DE CASO - MÉXICO

21 Experiência do Clube de Produtos - BENEFICIOS TipoIntegrantesTuristaComunidade EconômicosMaiores oportunidades de mercado e de ingresso de divisas com menor custo Maiores alternativas de consumo Maiores oportunidades de emprego FisicosMaior penetração de mercado com menor esforço individual; Maior previsão de demanda por temporada Maior diversidade de oferta em pontos de venda Maior prevenção de fluxo de demanda ESTUDO DE CASO – MÉXICO

22 Experiência do Clube de Produtos - BENEFICIOS TipoIntegrantesTuristaComunidade EmocionaisMaior certeza das ações no mercado Maior competitividade Maior credibilidade Melhor imagem comercial Maior certeza na compra Maior confiança na qualidade dos prestadores de serviços Melhor imagem do destino Maior confiança nas próprias capacidades ESTUDO DE CASO – MÉXICO

23 LIÇÕES APRENDIDAS – CLUBE DE PRODUTOS A implantação de um novo processo de marketing e comercialização caracterizado pela pró-atividade, deve ser baseada na atuação segmentada e na aproximação do produto ao mercado; Segmentação da Demanda: a estratégia de marketing por produto deve ser realizada para cada mercado e perfil de cliente

24 O crescente interesse nas parcerias para o desenvolvimento do turismo é a crença de que as áreas de destinação turísticas podem ser capazes de ganhar vantagem competitiva ao trazer coletivamente conhecimento, expertise, capital e outros recursos de muitos stakeholders. KOTLER, 1993

25 OBRIGADA!


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