A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO Natureza e Tipos de Conhecimento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO Natureza e Tipos de Conhecimento"— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO Natureza e Tipos de Conhecimento
Tipos de Conhecimento: o mítico e o senso comum. A natureza do conhecimento acadêmico: A Ciência A Filosofia Mestrado Profissional em Administração A Arte PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO Natureza e Tipos de Conhecimento 1) O MÍTICO E O SENSO COMUM: Tomas e Ronaldo 2) CIÊNCIA: Juliana 3) FILOSOFIA: Marcelo 4) ARTE: Luiz Flávio

2 Mestrado Profissional
Tipos de Conhecimento: o mítico e o senso comum. A natureza do conhecimento acadêmico: A Ciência A Filosofia A Arte Mestrado Profissional em Administração Mítico e o Senso Comum O mito - O mito induz o comportamento e inibe o pensamento - O mito tenta explicar o inexplicável, liberando os indivíduos de pensar; - A ciência não seria um mito? 2 2

3 Mestrado Profissional
Tipos de Conhecimento: o mítico e o senso comum. A natureza do conhecimento acadêmico: A Ciência A Filosofia A Arte Mestrado Profissional em Administração Mítico e o Senso Comum O Senso Comum - Expressão criada pela ciência; - O senso comum é aquilo que não é ciência mas inclui as receitas do dia-a-dia; É não saber soluções e respostas já dadas; É a base de formação da ciência. 3 3

4 A natureza do conhecimento acadêmico
Tipos de Conhecimento: o mítico e o senso comum. A natureza do conhecimento acadêmico: A Ciência A Filosofia A Arte Mestrado Profissional em Administração A natureza do conhecimento acadêmico A Ciência - (senso comum e/ou mítico) O que as pessoas comuns pensam quando as palavras CIÊNCIA ou CIENTISTA são mencionadas?

5 A natureza do conhecimento acadêmico
Tipos de Conhecimento: o mítico e o senso comum. A natureza do conhecimento acadêmico: A Ciência A Filosofia A Arte Mestrado Profissional em Administração A natureza do conhecimento acadêmico A Ciência - Conceito A ciência é uma especialização, um refinamento de potenciais comuns a todos.

6 A natureza do conhecimento acadêmico
Tipos de Conhecimento: o mítico e o senso comum. A natureza do conhecimento acadêmico: A Ciência A Filosofia A Arte Mestrado Profissional em Administração A natureza do conhecimento acadêmico A Ciência - Objetivos Uma teoria científica tem sempre o objetivo de oferecer uma receita UNIVERSALMENTE VÁLIDA, VÁLIDA PARA TODOS OS CASOS.

7 A natureza do conhecimento acadêmico
Tipos de Conhecimento: o mítico e o senso comum. A natureza do conhecimento acadêmico: A Ciência A Filosofia A Arte Mestrado Profissional em Administração A natureza do conhecimento acadêmico A Ciência – Teoria Científica A primeira inspiração da ciência é uma FALTA DE ORDEM. Quando um cientista enuncia uma teoria, define COMO se processa a ORDEM, oferecendo um MODELO DE ORDEM. E assim, poderá PREVER como a natureza vai se comportar no futuro. TESTAR UMA TEORIA

8 A natureza do conhecimento acadêmico
Tipos de Conhecimento: o mítico e o senso comum. A natureza do conhecimento acadêmico: A Ciência A Filosofia A Arte Mestrado Profissional em Administração A natureza do conhecimento acadêmico A Ciência – Limitações Algumas divisões da ciência: física, química, biologia, psicologia, sociologia, economia (...) Técnicas especializadas que se conflitam: Físicos não entendem sociólogos, que não sabem traduzir as afirmações dos biólogos (...)

9 A natureza do conhecimento acadêmico
Tipos de Conhecimento: o mítico e o senso comum. A natureza do conhecimento acadêmico: A Ciência A Filosofia A Arte Mestrado Profissional em Administração A natureza do conhecimento acadêmico A Ciência - Limitações “ A ciência não é um sistema de declarações certas e bem estabelecidas; nem é ela um sistema que avança para um estado final. Nossa ciência é o conhecimento: ela não pode NUNCA pretender haver atingido a verdade, nem mesmo um substituto para ela, como a probabilidade” (Karl Popper. The Logic of Scientific Discovery, p. 278)

10 A natureza do conhecimento acadêmico A Ciência - Considerações
Tipos de Conhecimento: o mítico e o senso comum. A natureza do conhecimento acadêmico: A Ciência A Filosofia A Arte Mestrado Profissional em Administração A natureza do conhecimento acadêmico A Ciência - Considerações A inspiração mais profunda da ciência não é um privilégio dos cientistas, porque a exigência da ordem se encontra presente mesmo nos níveis mais primitivos da vida. A ciência é uma função da vida. Uma ciência que se divorciou da vida perdeu a legitimação.

11 A aprendizagem da Ciência
Tipos de Conhecimento: o mítico e o senso comum. A natureza do conhecimento acadêmico: A Ciência A Filosofia A Arte Mestrado Profissional em Administração A Filosofia A aprendizagem da Ciência A aprendizagem da ciência é um processo de desenvolvimento progressivo do senso comum. Só podemos ensinar e aprender partindo do senso comum de que o aprendiz dispõe. 11 11

12 Capacidade de Adaptação
Tipos de Conhecimento: o mítico e o senso comum. A natureza do conhecimento acadêmico: A Ciência A Filosofia A Arte Mestrado Profissional em Administração A Filosofia Capacidade de Adaptação A distância que separa o homem das pedras e dos animais inferiores pode ser medida pela capacidade de adaptação, isto é, a capacidade de aprender soluções novas para problemas novos. 12 12

13 Mestrado Profissional
Tipos de Conhecimento: o mítico e o senso comum. A natureza do conhecimento acadêmico: A Ciência A Filosofia A Arte Mestrado Profissional em Administração A Filosofia Fernando Pessoa Fernando Pessoa diz que “ pensamento é doença dos olhos”. É verdade, mas nem toda. O mais certo seria “pensamento é doença do corpo”. A gente pensa que porque as coisas não vão bem – alguma coisa incomoda. Quando tudo vai bem, a gente não pensa, mas simplesmente goza e usufrui. 13 13

14 Todo Pensamento começa com um problema
Tipos de Conhecimento: o mítico e o senso comum. A natureza do conhecimento acadêmico: A Ciência A Filosofia A Arte Mestrado Profissional em Administração A Filosofia Todo Pensamento começa com um problema Quem não é capaz de perceber e formular problemas com clareza não pode fazer ciência. 14 14

15 Mestrado Profissional
Tipos de Conhecimento: o mítico e o senso comum. A natureza do conhecimento acadêmico: A Ciência A Filosofia A Arte Mestrado Profissional em Administração A Filosofia Perguntas Existem várias perguntas que devem ser feitas: Qual é o problema? O que é isto? Como é que você procedeu? Qual seria o procedimento a partir daqui? 15 15

16 Mestrado Profissional
Tipos de Conhecimento: o mítico e o senso comum. A natureza do conhecimento acadêmico: A Ciência A Filosofia A Arte Mestrado Profissional em Administração A Filosofia A ordem Não teria sido a presença da ordem, em meio a milhares de outras possibilidades de desordem? A ordem sempre fascinou os homens. Por que é que as estações se sucedem sempre numa mesma ordem e regularidade constante? Por que é que as estrelas giram permanentemente? 16 16

17 Mestrado Profissional
Tipos de Conhecimento: o mítico e o senso comum. A natureza do conhecimento acadêmico: A Ciência A Filosofia A Arte Mestrado Profissional em Administração A Filosofia A ordem Por que é que certas aves migram em momentos precisos? Por que é que determinadas causas produzem sempre efeitos determinados e previsíveis? A ordem permite que se façam previsões. 17 17

18 Mestrado Profissional
Tipos de Conhecimento: o mítico e o senso comum. A natureza do conhecimento acadêmico: A Ciência A Filosofia A Arte Mestrado Profissional em Administração A Filosofia A ordem Procedemos de forma ordenada porque pressupomos que haja ordem. Sem ordem não há problema a ser resolvido. Porque o problema é exatamente construir uma ordem ainda invisível de uma desordem visível e imediata. 18 18

19 Mestrado Profissional
Tipos de Conhecimento: o mítico e o senso comum. A natureza do conhecimento acadêmico: A Ciência A Filosofia A Arte Mestrado Profissional em Administração A Filosofia A lógica Foi necessária muita imaginação a Copérnico, Galileu, Kepler, Newton e Einstein, porque o jogo de xadrez que eles observavam era muito complicado. A observação, sozinha, os teria deixado com a descrição do tabuleiro e do movimento das peças. A lógica do jogo tem de ser construída mentalmente, porque ela não é um dado, como o são o tabuleiro e as peças. 19 19

20 Mestrado Profissional
Tipos de Conhecimento: o mítico e o senso comum. A natureza do conhecimento acadêmico: A Ciência A Filosofia A Arte Mestrado Profissional em Administração A Filosofia A lógica É essa lógica que, invisivelmente, preside o jogo. Quando é que o jogo termina? Peões, cavalos, torres, bispos e a rainha podem ser tomados. Qual é a peça que não é tomada nunca, sendo que o objetivo do jogo é a sua tomada? Aqui você encontrará as pistas para a sua imaginação criadora. 20 20

21 Mestrado Profissional
Tipos de Conhecimento: o mítico e o senso comum. A natureza do conhecimento acadêmico: A Ciência A Filosofia A Arte Mestrado Profissional em Administração A Filosofia A Coisa A “coisa” a que os modelos se referem não é dada à observação direta. Eles se referem a uma ordem oculta, invisível. Esta é a razão por que, muito embora a observação ofereça pistas para a sua construção, a imaginação é o artista que dá forma a esta matéria bruta e informe. 21 21

22 O conhecimento só ocorre em situações-problema
Tipos de Conhecimento: o mítico e o senso comum. A natureza do conhecimento acadêmico: A Ciência A Filosofia A Arte Mestrado Profissional em Administração A Filosofia O conhecimento só ocorre em situações-problema “coisa alguma, em si mesma, se constitui como problema ou descoberta; ela pode ser um problema somente se produz perplexidade e incômodo a alguém, e será uma descoberta se aliviar alguém do peso do problema” (Michael Polanyi, op. Cit, p122) 22 22

23 O conhecimento só ocorre em situações-problema
Tipos de Conhecimento: o mítico e o senso comum. A natureza do conhecimento acadêmico: A Ciência A Filosofia A Arte Mestrado Profissional em Administração A Filosofia O conhecimento só ocorre em situações-problema “O indivíduo pensa somente para continuar a ação interrompida” (G.H. Mead, On Social Psychology, p122) “Todo conhecimento tem uma finalidade. Saber por saber, por mais que se diga em contrário, não passa de um contra-senso” (Miguel de Unamuno, O Sentimento Trágico da Vida, p. 28) 23 23

24 Ver com clareza e dizer com clareza
Tipos de Conhecimento: o mítico e o senso comum. A natureza do conhecimento acadêmico: A Ciência A Filosofia A Arte Mestrado Profissional em Administração A Filosofia Ver com clareza e dizer com clareza Quem não diz com clareza, não está vendo com clareza. Dizer com clareza é a marca do entendimento, da compreensão. 24 24

25 Ver com clareza e dizer com clareza
Tipos de Conhecimento: o mítico e o senso comum. A natureza do conhecimento acadêmico: A Ciência A Filosofia A Arte Mestrado Profissional em Administração A Filosofia Ver com clareza e dizer com clareza “É triste ter que trabalhar para um fim que você não deseja. Coisas tristes e tolas como estas frequentemente acontecem, dentro e fora da escola, mas o professor deve evitar que ocorram em classe. O estudante deve entender o problema. Mas não basta que ele o entenda. É necessário que ele deseje a sua solução” (G. Polya, How to Solve it, p. 6) 25 25

26 A consciência ordinária do homem comum
Tipos de Conhecimento: o mítico e o senso comum. A natureza do conhecimento acadêmico: A Ciência A Filosofia A Arte Mestrado Profissional em Administração A Filosofia A consciência ordinária do homem comum “Temos que reconhecer que a consciência ordinária do homem comum é uma criatura de desejos e não de estudo intelectual, investigação e especulação.” “O homem vive num mundo de sonhos antes que os fatos, e um mundo de sonhos que é organizado em torno de desejos cujo sucesso ou frustração constitui a sua própria essência” (John Dewey, Reconstruction in Philosophy, p 5 e 7) 26 26

27 Conhecer é reduzir o desconhecido ao conhecido
Tipos de Conhecimento: o mítico e o senso comum. A natureza do conhecimento acadêmico: A Ciência A Filosofia A Arte Mestrado Profissional em Administração A Filosofia Conhecer é reduzir o desconhecido ao conhecido O conhecido, o familiar, é a rede com que nos aventuramos a pescar no mar do ignorado. Compreensivelmente – e não poderia ser de outra forma - a gente só pesca aquilo que cabe nesta rede. (O que não quer dizer que, de vez em quando, a rede não sofra alterações) 27 27

28 Mestrado Profissional
Tipos de Conhecimento: o mítico e o senso comum. A natureza do conhecimento acadêmico: A Ciência A Filosofia A Arte Mestrado Profissional em Administração CONCEITO DE ARTE 1) Preceitos que culminam na execução perfeita de algo; 2) Execução prática de uma idéia; 3) “Perícia” ou habilidade 4) Astúcia (sagacidade, ardil) 5) Traquinada

29 Mestrado Profissional
Tipos de Conhecimento: o mítico e o senso comum. A natureza do conhecimento acadêmico: A Ciência A Filosofia A Arte Mestrado Profissional em Administração Tipos de arte

30 Mestrado Profissional
Tipos de Conhecimento: o mítico e o senso comum. A natureza do conhecimento acadêmico: A Ciência A Filosofia A Arte Mestrado Profissional em Administração TIPOS DE CONHECIMENTO 1) Conhecimento Científico Objeto: juízo de fato – realidade factual 2) Conhecimento filosófico juízo de valor – nível simbólico 3) Conhecimento artístico

31 CONHECIMENTO ARTÍSTICO
Tipos de Conhecimento: o mítico e o senso comum. A natureza do conhecimento acadêmico: A Ciência A Filosofia A Arte Mestrado Profissional em Administração CONHECIMENTO ARTÍSTICO Juízo estético “filosofia das belas artes” “ciência que trata do belo, na natureza e na arte” por que existe o belo? Imagem com sensibilidade Conceitos objetivos e subjetivos

32

33

34 Do Lar comprando alimento: Gestora e não especialista
Tipos de Conhecimento: o mítico e o senso comum. A natureza do conhecimento acadêmico: A Ciência A Filosofia A Arte Mestrado Profissional em Administração Do Lar comprando alimento: Gestora e não especialista Valor simbólico (religioso) Aspecto de temporada Aspecto econômico Aspecto sócio-político Aspecto estético

35 “Se possível, represente o problema
Tipos de Conhecimento: o mítico e o senso comum. A natureza do conhecimento acadêmico: A Ciência A Filosofia A Arte Mestrado Profissional em Administração Problema de Pesquisa “Se possível, represente o problema de forma gráfica. O desenho revela relações que permanecem escondidas na escrita e na fala”. Rubem Alves (1981, p. 52)

36 Mestrado Profissional
Tipos de Conhecimento: o mítico e o senso comum. A natureza do conhecimento acadêmico: A Ciência A Filosofia A Arte Mestrado Profissional em Administração Ambiente externo Distúrbios com mobilização Detecção pela mobilização Decisão SISTEMA POLÍTICO InPut IMPACTO OutPut  Cultura  Prática Social  Art. 5º, LV, CF  Fiscalização frágil INEFICÁCIA

37 Mestrado Profissional
Tipos de Conhecimento: o mítico e o senso comum. A natureza do conhecimento acadêmico: A Ciência A Filosofia A Arte Mestrado Profissional em Administração

38 Mestrado Profissional
Tipos de Conhecimento: o mítico e o senso comum. A natureza do conhecimento acadêmico: A Ciência A Filosofia A Arte Mestrado Profissional em Administração Em busca da Ordem Imaginação, modelos Música Ilusões Literatura Pintura Criatividade Realidade DESEJO Ciência Preconceitos Religião

39 FIM Obrigado a todos pela atenção! (pausa para o café)
Tipos de Conhecimento: o mítico e o senso comum. A natureza do conhecimento acadêmico: A Ciência A Filosofia A Arte Mestrado Profissional em Administração FIM Obrigado a todos pela atenção! (pausa para o café)


Carregar ppt "PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO Natureza e Tipos de Conhecimento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google