A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Brasil azul : litoral brasileiro. TURISMO : FONTE DE RENDA PARA O PAÍS !! Você considera que no extenso litoral brasileiro o turismo é bem explorado ?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Brasil azul : litoral brasileiro. TURISMO : FONTE DE RENDA PARA O PAÍS !! Você considera que no extenso litoral brasileiro o turismo é bem explorado ?"— Transcrição da apresentação:

1 Brasil azul : litoral brasileiro

2 TURISMO : FONTE DE RENDA PARA O PAÍS !! Você considera que no extenso litoral brasileiro o turismo é bem explorado ? Você conhece alguma parte deste litoral ? Vamos viajar um pouco !!

3 Praia do Farol Santa Marta/ SC Cerca de 9000 Km de litoral !!

4 Com cerca de 98% de sua cobertura vegetal original praticamente intactos, o Amapá pode ser considerado um verdadeiro santuário ecológico. Cortado pela imaginária Linha do Equador, tem a maior parte de sua superfície, de mais de 142 mil quilômetros quadrados, no Hemisfério Norte. Sem ligação rodoviária com o restante do país, só se chega ao estado de barco ou avião, sendo recomendado, para usufruir de tamanha natureza virgem, vacinar-se previamente contra a febre amarela.

5 Rio Oiapoque, divisa entre o Brasil e a Guiana Francesa

6 Forte São José - Macapá - Amapá

7 O litoral do Pará, conhecido como Amazônia Atlântica, oferece uma grande diversidade de paisagens em aproximadamente quinhentos quilômetros, estendidos desde o arquipélago de Marajó até o município de Viseu, na fronteira com o Maranhão. Em Belém, capital do Pará, além de diversas opções de lazer e cultura, há belas praias de rio, muito freqüentadas, algumas até com ondas, o que é um fenômeno bastante raro em todo o mundo.Belém

8 Belém,capital do Pará,preserva construções históricas como o mercado de ver o peso

9 Situado numa área de transição entre as regiões Norte e Nordeste, o Maranhão é o estado brasileiro que possui maior variedade de ecossistemas, entre os quais um impressionante areal de mais de 150 mil hectares, coalhado de lagos de água doce e cristalina. Barreirinhas, pequena cidade erguida às margens do Rio Preguiças, guarda a principal entrada para os Barreirinhas Lençóis MaranhensesLençóis Maranhenses, um incrível deserto de areias brancas e dunas gigantescas, repleto de lagoas, lagos e poças de todos os tamanhos, formadas pelas chuvas que caem de dezembro a julho, coloridas em tons de azul e verde, num espetáculo único e arrebatador.

10 Lençóis Maranhenses

11

12 No estreito litoral do Piauí, de apenas 66 km de extensão, destaca-se a forte influência do rio Parnaíba que, além de marcar a fronteira com o Maranhão, assinala a transição da caatinga, vegetação típica do semi-árido nordestino, para as úmidas matas amazônicas. Em seu encontro com o Atlântico, o Parnaíba se espalma num enorme delta, cuja área, estimada em 2700 km², tem cerca de 80 ilhas, algumas praticamente virgens.

13 Dunas do Delta do Rio Parnaíba

14

15 O Ceará tem um litoral de 578 km de extensão, cheio de praias paradisíacas, divididas entre as chamadas Costa do Sol Poente e Costa do Sol Nascente. Fortaleza, a capital do estado, além de belas praias, possui diversas opções turísticas, como museus, construções históricas e um grande parque aquático. A Costa do Sol Poente começa junto à fronteira de Ceará com o Piauí. Em Camocim, 369 km ao norte de Fortaleza, o destaque é a belíssima Tatajuba. Jericoacoara, apesar da fama internacional, consolidada principalmente após o jornal Washington Post ter lhe conferido lugar entre as dez praias mais bonitas do mundo, continua quase isolada, graças às dificuldades de acesso. FortalezaCamocimJericoacoara

16 Praia Canoa Quebrada

17 Praia Tatajuba.

18 Praia de JericoacoaraJericoacoara

19 Tanto a história, quanto a orla costeira de Natal, capital do Rio Grande do Norte, têm início na estratégica foz do Rio Potengi, onde, em 1568, os portugueses começaram a levantar, sobre os arrecifes, uma sólida fortaleza em forma de estrela de cinco pontas, com enormes pedras de granito trazidas da Europa, conhecida como Forte dos Reis Magos. Dominado pelos holandeses de 1630 a 1654, o forte abriga uma capela com cisterna de água doce e um marco de posse, usado como sinal do domínio de Portugal sobre as terras descobertas. O lugar, muito visitado, oferece, ao redor, a Praia do Forte, com piscinas naturais na maré baixa. Descendo pela orla, há uma sucessão de belas praias, entre as quais se destaca Ponta Negra, onde ficam diversos bares e restaurantes, além do célebre Morro do Careca, duna de 120 metros de altura, com acesso interditado.

20 Natal, Rio Grande do Norte

21 Praia da Pipa

22 A capital da Paraíba, João Pessoa, além de um notável conjunto de prédios históricos, possui belas praias de águas calmas, protegidas por recifes,João Pessoa

23 Ponta do Seixas - Paraíba

24 João Pessoa, Paraíba

25 O litoral de Pernambuco tem cerca de 187 km de praias deslumbrantes, com águas mornas que variam do azul turquesa ao verde esmeralda. Seu maior tesouro, porém, é o fantástico e deslumbrante arquipélago de Fernando de NoronhaFernando de Noronha e suas 21 ilhas paradisíacas, a 550 km da capital. OlindaOlinda é Patrimônio Histórico da Humanidade. Segundo a lenda, a vista excepcional do mar teria lhe dado o nome de batismo, a partir da expressão "Ó linda !" Porto de Galinhas, 70 km ao sul de Recife, tem nas piscinas naturais, de águas mornas e translúcidas, com variados peixes coloridos, a razão maior de sua celebridade, Porto de Galinhas mas possui outras praias maravilhosas, como Muro Alto, Cupe e Maracaípe.

26 Muro Alto - Porto de Galinhas

27 Olinda, capital e patrimônio da humanidade

28 Fernando de Noronha - Pernambuco

29 Numa extensão de 230 km, o litoral de Alagoas oferece praias de areias brancas e densos coqueirais, mas seu atrativo mais famoso é o grande número de piscinas naturais, com águas calmas e cristalinas, repletas de cardumes coloridos. Maceió é uma das capitais de estado mais bonitas do país, não só por ter o mar intensamente verde e lindas praias, como Garça Torta e Pratagi, mas também lagoas como a de Mundaú, com 9 ilhas bastante visitadas. Da praia de Pajuçara, partem jangadas para as piscinas naturais a 2 km do litoral. Maceió

30 Maceió - Alagoas

31 Maragogi - Alagoas

32 Praia do Francês - Alagoas

33 O pouco explorado litoral de Sergipe, com cerca de 163 km de extensão entre a foz do Rio São Francisco, ao norte, e a do Rio Real, ao sul, ainda conserva muitas de suas praias praticamente selvagens. Aracaju, a capital, Aracaju não tem aspecto de grande cidade. Com menos de 500 mil habitantes, a capital de Sergipe foi planejada com avenidas largas, que proporcionam boa circulação e fácil acesso à belas praias marítimas e fluviais.

34 Foz do Rio São Francisco

35 Canindé de São Francisco - Sergipe

36 Aracaju, capital de Recife

37 Estância, litoral sul de Sergipe

38 A costa da Bahia é grande e próspera, com cenários deslumbrantes ! Na Baía de Todos os Santos, Salvador, a histórica capital da Bahia, conserva o maior conjunto arquitetônico barroco da América Latina, tombado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.Salvador A Costa do Cacau começa em Itacaré, que tem ótimos pontos de surfe e diversas praias, sete delas magníficas. Itabuna fica a 36 km de Ilhéus, cidade histórica com muitas praias.ItacaréItabunaIlhéus A Costa do Descobrimento, têm praias de beleza excepcional. Na tranqüila Santo André existem quatro. Em Santa Cruz Cabrália, duas. A histórica Porto Seguro, possui três. Arraial dAjuda, outras três. Trancoso, mais cinco. Curuípe, três, incluindo a Praia do Espelho, uma das mais bonitas do Brasil, e Caraíva possui outras quatro praias. A Costa das Baleias, começa na belíssima Ponta do Corumbau. Cumuruxatiba é uma vila rústica com excelentes praias. Prado é agitada na temporada. Alcobaça possui casas de veraneio. Caravelas é o principal ponto de partida para o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, área de reprodução das baleias jubarte, seguido de Nova Viçosa. Mucuri guarda praias selvagens, junto à divisa da Bahia com o Espírito Santo.Santo AndréSanta Cruz CabráliaPorto Seguro Arraial dAjuda TrancosoCuruípeCaraívaPonta do Corumbau CumuruxatibaPradoAlcobaçaCaravelasNova ViçosaMucuri

39 Praia do Forte - Bahia

40 Abrolhos, arquipélago no sul da Bahía, é um parque nacional marinho, protegido pelo IBAMA,onde as baleias Jubarte podem procriar !

41 A Baía de Vitória,capital doVitória Espírito Santo, abriga um arquipélago de 33 ilhas, sendo a maior delas, a "Ilha do Mel. Fundada em 1551, Vitória guarda muitas construções coloniais, casas, fortes e igrejas. Vila VelhaVila Velha, fundada ainda antes, em 1535, é uma das cidades mais antigas do país. Ligada à capital por várias pontes, tem como principal atração histórica o Convento de Nossa Senhora da Penha, e é onde ficam as melhores opções de balneário da região.

42 Vila Velha

43 Vitória

44 Principal destino turístico do país, a cidade do Rio de Janeiro Rio de Janeiro é famosa em todo o mundo por seus encantos naturais, espalhados entre o mar e as montanhas, como o Corcovado, o Pão de Açúcar, e as praias de Copacabana, Ipanema, Arpoador, Leblon, Pepino, Grumari e Prainha. Do outro lado da Baía de Guanabara, fica Niterói,Niterói onde se destacam as praias de Camboinhas e Itacoatiara.

45 Na chamada Costa do Sol, Quissamã, Macaé, Rio das Ostras e Barra de São João oferecem belas praias. Já a antiga vila de pescadores de Armação de Búzios é um dos balneários mais charmosos do Rio de Janeiro e do país, com praias maravilhosas, enquanto Arraial do Cabo, que também tem praias exuberantes, é considerado um dos melhores pontos de mergulho da costa brasileira. Ainda na Costa do Sol, surge a Região dos Lagos, onde despontam as lagoas de Araruama, segunda maior do Brasil, Saquarema, Jaconé e Maricá, em torno das quais estão Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Araruama, Praia Seca, Saquarema, Maricá e Itaipuaçu.QuissamãMacaéRio das OstrasBarra de São JoãoArmação de BúziosArraial do Cabo Cabo FrioSão Pedro da Aldeia,Iguaba Grande AraruamaPraia SecaSaquaremaMaricáItaipuaçu

46 Ao sul da capital, a Costa Verde, coberta por resquícios da Mata Atlântica, inicia-se por Itaguaí, Itacuruçá e Mangaratiba. Com bons locais de mergulho e praias lindíssimas, Ilha Grande tem diversas trilhas que possibilitam uma volta completa em sua orla, com caminhadas em meio à mata original, sem a presença de automóveis, proibidos na ilha. Angra dos Reis, com suas águas cor de esmeralda, calmas e transparentes, ótimas para o mergulho, possui mais de 60 praias e centenas de ilhas, que as contagens mais entusiasmadas dizem chegar a 365,ItaguaíItacuruçáMangaratibaIlha GrandeAngra dos Reis uma para cada dia do ano. Paraty, um dos maiores tesouros do litoral brasileiro, fundada ainda no século XVI, até hoje preserva à beira-mar um notável conjunto de construções, tombado pelo Patrimônio Histórico. Além do calçamento antigo e dos casarões coloniais, em ruas onde o trânsito de automóveis não é permitido, Paraty oferece várias ilhas e praias de grande beleza.

47 Rio de Janeiro

48 Paraty, Rio de janeiro

49 Búzios

50 A costa do estado de São Paulo tem aproximadamente 622 km de extensão, com belas praias e ilhas, além de algumas importantes reservas naturais, como a Estação Ecológica Juréia- Itatins e o Parque Estadual da Ilha do Cardoso. No Litoral Norte, a estância climática de Cunha é uma opção serrana, distante apenas 47 km de Paraty, no estado do Rio de Janeiro. Dali é possível avistar as baías de Angra e Paraty. Ubatuba tem cerca de setenta praias, muitas excepcionalmente belas, algumas selvagens,Cunha Ubatuba com trechos preservados da Mata Atlântica

51 Ubatuba, costa paulista

52 Com apenas 98 km de extensão, o litoral do Paraná tem na Baía de Paranaguá, que alcança cerca de 300 km² de superfície, sua principal referência. A Ilha do Superagüi integra o Parque Nacional do Superagüi, uma das áreas de Mata Atlântica mais preservadas do Brasil. Antonina mantém a tranqüilidade e alguns prédios da época colonial, oferecendo também banhos de rio e cachoeira.Ilha do Superagüi Antonina Em Pontal do Paraná fica a praia mais próxima da Ilha do Mel,Pontal do Paraná chamada Pontal do Sul

53 Ilha do Mel, Paraná

54 Com cerca de 562 km de extensão, a costa de Santa Catarina oferece centenas de praias. Florianópolis, a capital do estado, fica numa ilha de 440 km², com 40% da superfície cobertos pela vegetação original e cerca de 42 praias, algumas ainda conservandoFlorianópolis aspecto de vilas de pescadores. No Litoral Norte, Itapoá tem as águas mais quentes do sul do país.Itapoá JoinvilleJoinville oferece passeios de barco pela Baía de Babitonga. São Francisco do Sul, tombada pelo Patrimônio Histórico,São Francisco do Sul é a cidade mais antiga de Santa Catarina.

55 Balneário Camboriú - Santa Catarina

56 Lagoinha, Florianópolis

57 Na chamada Costa Doce do Rio Grande do Sul, o Parque Nacional da Lagoa do Peixe abrange uma área utilizada por mais de trinta espécies de aves migratórias, ]vinte e seis delas provenientes do Hemisfério Norte, pelas temperaturas mais baixas da região, além de aproximadamente cento e cinqüenta espécies residentes na região. No Litoral Norte do Rio Grande do Sul, a sofisticada e exótica cidade de Torres, deve seu nome às três impressionantes falésias em forma de torre, do alto das quais é possível avistar várias praias Torres CassinoCassino, pertencente ao município de Rio Grande, possui aquela que é considerada a maior praia do mundo, com mais de 200 km, grande parte dos quais desertos. ChuíChuí é a cidade que marca o extremo sul do território nacional

58 Praia do Cassino


Carregar ppt "Brasil azul : litoral brasileiro. TURISMO : FONTE DE RENDA PARA O PAÍS !! Você considera que no extenso litoral brasileiro o turismo é bem explorado ?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google