A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CYRO, O TRANSFIGURADOR DO ÓBVIO Biografia visual por Liana Timm.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CYRO, O TRANSFIGURADOR DO ÓBVIO Biografia visual por Liana Timm."— Transcrição da apresentação:

1

2 CYRO, O TRANSFIGURADOR DO ÓBVIO Biografia visual por Liana Timm

3 Exposição no Memorial da América Latina São Paulo – SP/set-nov 2001

4 O espaço da Biblioteca Victor Civita, no Memorial da América Latina, em São Paulo, mostrou-se ideal para a Biografia Visual criada por Liana Timm; destacando-se sobremodo entre os tantos locais por onde a exposição itinerou. Os grandes painéis, dispostos em articulações harmônicas com a amplitude das curvas da arquitetura de Oscar Niemeyer, tiveram sua beleza realçada. Essa montagem propiciou uma dinâmica inusitada à circulação dos visitantes, à sua apreciação de imagens e textos. As fotos que seguem dão uma idéia do espetáculo visual que levou a exposição a permanecer aberta bem mais do que a temporada prevista.

5

6

7 Vitrine com exemplares da obra completa de Cyro Martins

8

9

10

11

12

13

14

15 Visita Monitorada : conversando sobre a exposição

16 Tendo visto uma panorâmica da exposição, propõe-se a leitura de quadro por quadro, conforme a ordem dada por Liana Timm, com os respectivos textos de Cyro Martins selecionados e apresentados pela artista.

17 CYRO, O TRANSFIGURADOR DO ÓBVIO Ensaio visual livre por LIANA TIMM, criado para as comemorações de CYRO MARTINS 90 ANOS - 1998 - Exposição no Museu de Artes do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

18 A presente exposição documental, sobre a vida e obra de Cyro Martins, revitaliza esta importante figura da cultura do Rio Grande do Sul a seu molde. Pinça os mais significativos momentos e dizeres de sua vida e obra, enfatizando a sabedoria de quem transfigurava o óbvio, elevando-o à categoria de surpreendente e novo. Mostra, no espontâneo deixar-se buscar pela vida, seu jeito de usufruí-la. Revela, na valorização do simples, o segredo que torna sempre exitosa a comunicação entre autor e leitor, a empatia entre semelhantes e a interação dos afetos.

19 Ao aprofundar meus conhecimentos sobre Cyro Martins descobri quanto ele era claro em objetivos. Queria, ao lançar mão de palavras, idéias e imagens, transformá-las em desejos e fantasias possíveis. Daí o seu carisma, a sua diferença. Além de escritor, era um sabedor na prática, das necessidades, possibilidades e dificuldades humanas. Um contorno disso define o seguinte pensamento: O sonho é muitas vezes covarde na realização dos desejos. Cyro mostrou, sem condescendência, mas com a delicadeza que lhe era peculiar, quanto somos responsáveis por: vez que outra irmos ao encontro das nossas visões, as dos fantasmas evanescentes que ficaram para trás e as que ainda nos fascinam abrindo clareiras nos esconderijos do porvir. Liana Timm, arquiteta e artista plástica- 1998

20 Entre o público e o artista, em especial entre o leitor e o ficcionista, deve ser mantida uma certa faixa de ambigüidade, e o digo seguindo a mesma linha de conceito de ambigüidade poética de William Empson, para deixar margem à fantasia do leitor. Porque é preciso não esquecer que nos sustentamos principalmente à custa de fantasias. (Cyro Martins)

21 Minha literatura regionalista não é saudosista. Ela tem um sentido de protesto. Fala do gaúcho que foi uma figura de grande destaque histórico, mas marginalizado pela evolução natural dos fenômenos sociais, econômicos e políticos. (CM)

22 "Permaneço na condição de escritor bissexto, pois toda a minha literatura é feita no rabo das horas". (CM)

23 "É assim que vemos o artista, o escritor, como órgão social, cuja função precípua consiste em elaborar e transmitir, esteticamente, experiências subjetivas e impressões sensoriais provindas do mundo exterior, mas transfiguradas pela projeção". (CM)

24 "O destino é nosso, inteiramente, desde as raízes, isto é, desde o substrato pulsional que desencadeia a ação, para o bem ou para o mal. É nosso o nosso destino. Nós o fazemos. Esta é uma idéia própria da psicanálise, que foge do pensar comum, sempre inclinado, nas suas concepções do mundo e da vida, a desfazer a clivagem existente entre o ideal e a realidade, em especial quando se ocupa do futuro". (CM)

25 "...aquele estado de espírito sutil, elástico e envolvente que aproxima as criaturas, pela simpatia. Pairando acima das ideologias preconceituais, essa sabedoria deverá ensinar os homens a contornar o destino. Para tanto, necessiat o homem primordialmente, do conhecimento de si mesmo, para não passar a existência inteira, repetindo os erros que, de cada vez, lhe fecham as portas do êxito". (CM)

26 " O perigo de crescer, vivenciado na infância, consiste numa sensação de estranheza contínua em relação a si mesmo e às solicitações cada vez mais fortes que a vida vai trazendo. Crescer é, pois, um processo de perder e integrar. Não há crescimento inteiramente pacífico. Este é um dado concernente às vicissitudes da condição humana". (CM)

27 " Os estudos psicanalíticos de obras de ficção e de arte em geral, que se restringem à busca dos conteúdos pulsionais, numa perigosa simplificação, correm o risco grave de se monotonizarem, pela repetição dos eternos achados". (CM)

28 FICHA TÉCNICA Composição da mostra: Painel 1: Abertura – Cyro, o transfigurador do óbvio Painel 2: O perigo de crescer Painel 3: Minha literatura Painel 4: Escritor bissexto Painel 5: Eternos achados Painel 6: É nosso o nosso destino Painel 7: A fantasia do leitor Painel 8: Escritor órgão social Painel 9: As portas do êxito Criação: Liana Timm – arquiteta e artista plástica – a partir de fotos do acervo do CELP Cyro Martins, com textos de autoria de Cyro Martins Técnica: computação gráfica em reprodução a laser sobre papel, montada em painéis tipo poster Apresentação em PPoint, por Scientific Post – São Paulo (SP) Fotos da exposição e coordenação geral: Maria Helena Martins Realização: CELP Cyro Martins São Paulo, abril de 2006


Carregar ppt "CYRO, O TRANSFIGURADOR DO ÓBVIO Biografia visual por Liana Timm."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google