A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Uma Introdução

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Uma Introdução"— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Uma Introdução
Fredric M. Litto ABED-Associação Brasileira de Educação a Distância

2 Definição Educação a Distância é um sistema de aprendizagem em que:
o aluno está distante do professor, ou da fonte de informação, em termos de espaço, ou tempo, ou ambos

3 Definição... durante toda ou a maior parte do tempo da realização do curso ou da avaliação do conhecimento…. utilizam-se meios de comunicação convencionais ou tecnológicos modernos para superar barreiras de espaço/tempo

4 Definição... tem uma ou mais instituições de apoio responsáveis por seu planejamento, implementação, controle e avaliação dirige-se ao estudo individual ou em grupo essencialmente é auto-aprendizagem, auto-estudo

5 Definição... é como se o próprio professor estivesse presente
é capaz de transmitir conhecimentos, habilidades, atitudes

6 Áreas de Atuação/Públicos Apropriados para EAD
ensino convencional de todos os níveis ensino supletivo ensino rural enriquecimento da educação formal

7 Áreas de AtuaçãoPúblicos...
preparação/atualização de professores educação para indivíduos ou grupos isolados (em prisões, em plataformas marítimas de petróleo, deficientes físicos) para suprir a falta de professores qualificados

8 Áreas de Atuação/Públicos...
para suprir a falta de vagas nas escolas para atender um número maior de alunos, aumentando apenas a multiplicação de material, mantendo baixo o custo de produção (economia de escala)

9 Formas de Comunicação em EAD
Uni-direcional (passiva) impressos (guias de estudo ou estudo independente) kits contendo material didático (fios, placas, pedras, mapas)

10 Formas de... Uni-direcional
rádio e televisão abertos (transmissão direta) TV a cabo, TV por satélite áudio e videocassete cinema

11 Formas de... Bi-direcional (interativa) correspondência telefone
rádio amador computador (“stand-alone” com cd-rom, ou via rede)

12 Formas de... Bi-direcional
áudio e vídeo teleconferência (tutoria face-a-face) audiographics (quadro branco via fone)

13 Quatro Gerações de EAD [Romiszowski/Litto]
1. Ensino por correspondência  material impresso, distribuído pelo correio  aproveitamento medido por tarefas resolvidas  interação lenta e infreqüente, às vezes inadequada  taxa de desistência alta

14 Quatro Gerações... 2. Tele-educação
 meios de comunicação de massa (rádio, TV + textos)  aproveitamento medido pelo número de participantes  interação infreqüente ou inexistente  taxa de desistência média

15 Quatro Gerações... 3. Sistemas Eletrônicos
 multimeios ou multimídia, em software, cd-roms, ou Internet  aproveitamento medido pelo desempenho acadêmico/profissional do aluno  interação freqüente e rápida no caso da Internet; inexistente ou lenta nos demais  taxa de desistência baixa

16 Quatro Gerações... 4. Escolas/Universidades Virtuais
 World Wide Web, com trabalhos em grupo, colaboração intensiva  aproveitamento medido pelo valor/benefício do trabalho  interação síncrona/assíncrona de indivíduos ou grupos  taxa de desistência muito baixa

17 Elementos Estratégicos de EAD
 objetivos  provedor  populações-alvo  sistemas de entrega  grau de “presencialidade”  línguas/linguagens

18 Elementos...  professores e equipe de suporte  metodologias
 aspectos econômicos  professores e equipe de suporte  metodologias  validação  credenciamento

19 Equipe de Produção  facilitadores  pessoal de suporte
 professores / autores  facilitadores  pessoal de suporte  administradores

20 EAD versus Presencial Em Educação Presencial
o centro de atenção é o Professor Em Educação a Distância o centro de atenção é o Aluno

21 EAD versus... pode compor o melhor corpo docente possível
garante a permanência do aluno em seu meio cultural original com o que se evitam êxodos que incidem no desenvolvimento regional

22 EAD versus... oferece possibilidade de atualização de base de conhecimento de trabalhadores no seu local de trabalho oferece “uma segunda chance” para quem quer estudar

23 EAD versus... oferece oportunidade àqueles com desvantagens do tipo: - tempo limitado - deficiência física - moradia distante

24 EAD versus Educação Aberta
Características de Educação Aberta - não existem pré-requisitos acadêmicos para participar - não existe restrição social, econômica ou profissional

25 EAD versus... Características de Educação Aberta
- materiais didáticos acessíveis a qualquer pessoa - velocidade de aprendizagem sob controle do aluno

26 “No Significant Difference” “Nenhuma Diferença Significativa”
Fenômeno identificado pelo Dr. Tom Russell, NCSU <http://tenb.mta.ca/ phenom/phenom.html> Baseado em testes com Aúdio e Vídeo Conferências, Tecnologia Baixa e Alta não é mais a verdade o aproveitamento hoje é melhor devido aos “chats” entre alunos

27 Outros Aspectos... “Telecommuting” Globalização Mega-universidades
Propriedade Intelectual

28 Outros Aspectos... +50% de universidades norteamericanas considerem eficâcia da EAD como sendo alta ou muito alta <www.cca-consults.com> Nos EUA, EAD em : uma indústria de +US$ 1.5 Bilhões <www.findsvp.com> Tempo para chegar a 50 milhões de usuários: Rádio [40 anos]; TV [13 anos]; WWW [4 anos]

29 Tendências para o Futuro de EAD
Educação sob medida para cada aluno Escolha de tecnologia pelo aluno Gerenciamento da aprendizagem pelo aluno [volume,velocidade,hora] Educação Continuada Permanente

30 Semana Internacional de EAD ICDE-ABED, São Paulo, 13-18 Agosto, 2000
ICDE SCOP-Standing Committee of Presidents of Open & Distance Learning Institutions (13-15/08) ICDE Regional Conference for Latin America & Caribbean (15-17/08) ABED 7o Annual Int’l. Congress (16-18/08)

31 Semana Internacional de EAD ICDE-ABED, São Paulo, 13-18 Agosto, 2000
ICDE SCOP-Standing Committee of Presidents of Open & Distance Learning Institutions (13-15/08) Palestrantes Principais: Molly Broad, Pres. University of North Carolina, USA Helmut Hoyer, Reitor, Fernuniversität, Alemanha Abdul Khan, Vice-Reitor, Indira Gandhi Nat’l Open University, Índia Rafael Sostmann, Reitor, Inst. Tecn Monterrey, Mexico Graham Spanier, Pres., Pennsylvania State Univ. USA Peter Swannell, Vice-Reitor, Univ.Southern Queensland, Australia

32 Semana Internacional de EAD ICDE-ABED, São Paulo, 13-18 Agosto, 2000
Mini-Cursos (14-15 Agosto) “Tendências Internacionais de Pesquisa em Educação a Distância” Robin Mason “Software que Apoia Estudos de Custo/Benefício em EAD” Frank Jewett “Passado, Presente, Futuro de Educação Continuada” Kay Kohl

33 Semana Internacional de EAD ICDE-ABED, São Paulo
“Novas Formas de Pensar Sobre Aprendizagem em EAD” Carl Bereiter “Desenvolvimento de Multimídia Interativa” Alexander Romiszowski “Como Preparar Material Didático para EAD” Consuelo Fernandez

34 Semana Internacional de EAD ICDE-ABED, São Paulo
“Critérios de Qualidade em Educação a Distância” Carmen de Castro Neves, MEC “Administração de Educação a Distância” Mário Cândido da Silva, Consultor

35 Obrigado pela atenção! Associe-se à ABED hoje!


Carregar ppt "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Uma Introdução"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google