A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Uma Introdução Fredric M. Litto ABED-Associação Brasileira de Educação a Distância.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Uma Introdução Fredric M. Litto ABED-Associação Brasileira de Educação a Distância."— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Uma Introdução Fredric M. Litto ABED-Associação Brasileira de Educação a Distância

2 Educação a Distância é um sistema de aprendizagem em que: n o aluno está distante do professor, ou da fonte de informação, em termos de espaço, ou tempo, ou ambos Definição

3 Definição... n durante toda ou a maior parte do tempo da realização do curso ou da avaliação do conhecimento…. n utilizam-se meios de comunicação convencionais ou tecnológicos modernos para superar barreiras de espaço/tempo

4 n tem uma ou mais instituições de apoio responsáveis por seu planejamento, implementação, controle e avaliação n dirige-se ao estudo individual ou em grupo n essencialmente é auto-aprendizagem, auto-estudo Definição...

5 n é como se o próprio professor estivesse presente n é capaz de transmitir conhecimentos, habilidades, atitudes Definição...

6 Áreas de Atuação/Públicos Apropriados para EAD n ensino convencional de todos os níveis n ensino supletivo n ensino rural n enriquecimento da educação formal

7 n preparação/atualização de professores n educação para indivíduos ou grupos isolados (em prisões, em plataformas marítimas de petróleo, deficientes físicos) n para suprir a falta de professores qualificados Áreas de AtuaçãoPúblicos...

8 n para suprir a falta de vagas nas escolas n para atender um número maior de alunos, aumentando apenas a multiplicação de material, mantendo baixo o custo de produção (economia de escala) Áreas de Atuação/Públicos...

9 Formas de Comunicação em EAD Uni-direcional (passiva) n impressos (guias de estudo ou estudo independente) n kits contendo material didático (fios, placas, pedras, mapas)

10 Formas de... Uni-direcional n rádio e televisão abertos (transmissão direta) n TV a cabo, TV por satélite n áudio e videocassete n cinema

11 Bi-direcional (interativa) n correspondência n telefone n rádio amador n computador (stand-alone com cd-rom, ou via rede) Formas de...

12 Bi-direcional n áudio e vídeo teleconferência (tutoria face-a-face) n audiographics (quadro branco via fone) Formas de...

13 Quatro Gerações de EAD [Romiszowski/Litto] 1. Ensino por correspondência material impresso, distribuído pelo correio aproveitamento medido por tarefas resolvidas interação lenta e infreqüente, às vezes inadequada taxa de desistência alta

14 2. Tele-educação meios de comunicação de massa (rádio, TV + textos) aproveitamento medido pelo número de participantes interação infreqüente ou inexistente taxa de desistência média Quatro Gerações...

15 3. Sistemas Eletrônicos multimeios ou multimídia, em software, cd-roms, ou Internet aproveitamento medido pelo desempenho acadêmico/profissional do aluno interação freqüente e rápida no caso da Internet; inexistente ou lenta nos demais taxa de desistência baixa Quatro Gerações...

16 4. Escolas/Universidades Virtuais World Wide Web, com trabalhos em grupo, colaboração intensiva aproveitamento medido pelo valor/benefício do trabalho interação síncrona/assíncrona de indivíduos ou grupos taxa de desistência muito baixa Quatro Gerações...

17 Elementos Estratégicos de EAD objetivos provedor populações-alvo sistemas de entrega grau de presencialidade línguas/linguagens

18 Elementos... aspectos econômicos professores e equipe de suporte metodologias validação credenciamento

19 Equipe de Produção professores / autores facilitadores pessoal de suporte administradores

20 EAD versus Presencial n Em Educação Presencial – o centro de atenção é o Professor n Em Educação a Distância – o centro de atenção é o Aluno

21 EAD versus... n pode compor o melhor corpo docente possível n garante a permanência do aluno em seu meio cultural original com o que se evitam êxodos que incidem no desenvolvimento regional

22 EAD versus... n oferece possibilidade de atualização de base de conhecimento de trabalhadores no seu local de trabalho n oferece uma segunda chance para quem quer estudar

23 EAD versus... n oferece oportunidade àqueles com desvantagens do tipo: - tempo limitado - deficiência física - moradia distante

24 EAD versus Educação Aberta n Características de Educação Aberta - não existem pré-requisitos acadêmicos para participar - não existe restrição social, econômica ou profissional

25 EAD versus... n Características de Educação Aberta - materiais didáticos acessíveis a qualquer pessoa - velocidade de aprendizagem sob controle do aluno

26 No Significant Difference Nenhuma Diferença Significativa n Fenômeno identificado pelo Dr. Tom Russell, NCSU n Baseado em testes com Aúdio e Vídeo Conferências, Tecnologia Baixa e Alta n não é mais a verdade n o aproveitamento hoje é melhor devido aos chats entre alunos

27 Outros Aspectos... n Telecommuting n Globalização n Mega-universidades n Propriedade Intelectual

28 Outros Aspectos... n +50% de universidades norteamericanas considerem eficâcia da EAD como sendo alta ou muito alta n Nos EUA, EAD em : uma indústria de +US$ 1.5 Bilhões n Tempo para chegar a 50 milhões de usuários: Rádio [40 anos]; TV [13 anos]; WWW [4 anos]

29 Tendências para o Futuro de EAD n Educação sob medida para cada aluno n Escolha de tecnologia pelo aluno n Gerenciamento da aprendizagem pelo aluno [volume,velocidade,hora] n Educação Continuada Permanente

30 Semana Internacional de EAD ICDE-ABED, São Paulo, Agosto, 2000 ICDE SCOP-Standing Committee of Presidents of Open & Distance Learning Institutions (13-15/08) ICDE Regional Conference for Latin America & Caribbean (15-17/08) ABED 7 o Annual Intl. Congress (16-18/08)

31 Semana Internacional de EAD ICDE-ABED, São Paulo, Agosto, 2000 ICDE SCOP-Standing Committee of Presidents of Open & Distance Learning Institutions (13-15/08) Palestrantes Principais: Molly Broad, Pres. University of North Carolina, USA Helmut Hoyer, Reitor, Fernuniversität, Alemanha Abdul Khan, Vice-Reitor, Indira Gandhi Natl Open University, Índia Rafael Sostmann, Reitor, Inst. Tecn Monterrey, Mexico Graham Spanier, Pres., Pennsylvania State Univ. USA Peter Swannell, Vice-Reitor, Univ.Southern Queensland, Australia

32 Semana Internacional de EAD ICDE-ABED, São Paulo, Agosto, 2000 Mini-Cursos (14-15 Agosto) Tendências Internacionais de Pesquisa em Educação a Distância Robin Mason Software que Apoia Estudos de Custo/Benefício em EAD Frank Jewett Passado, Presente, Futuro de Educação Continuada Kay Kohl

33 Semana Internacional de EAD ICDE-ABED, São Paulo Novas Formas de Pensar Sobre Aprendizagem em EAD Carl Bereiter Desenvolvimento de Multimídia Interativa Alexander Romiszowski Como Preparar Material Didático para EAD Consuelo Fernandez

34 Semana Internacional de EAD ICDE-ABED, São Paulo Critérios de Qualidade em Educação a Distância Carmen de Castro Neves, MEC Administração de Educação a Distância Mário Cândido da Silva, Consultor

35 Obrigado pela atenção! Associe-se à ABED hoje!


Carregar ppt "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Uma Introdução Fredric M. Litto ABED-Associação Brasileira de Educação a Distância."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google