A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Meios de transmissão Rafael Martins nº1 PA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Meios de transmissão Rafael Martins nº1 PA."— Transcrição da apresentação:

1 Meios de transmissão Rafael Martins nº1 PA

2 As redes por cabos são as mais utilizadas no transporte de informação
As redes por cabos são as mais utilizadas no transporte de informação. Estas podem ser constituídas por dois tipos principais de cabos, Eléctricos e Ópticos. Os cabos Eléctricos subdividem-se em dois tipos, Par entrançado e Coaxial, e estes subdividem-se em STP e UTP o cabo Par entrançado, e Fino e Grosso o cabo coaxial.

3 Par entrançado Dois fios de cobre enrolados helicoidal mente
Até 1998, era comum a existência de par entrançados de categoria3 (a). Logo após, porém, surgiram os pares trançados de categoria5 (b).

4 Classificação dos Pares Trançados
* mais utilizado actualmente.

5 Classificação quanto à blindagem
Cabos sem blindagem: •UTP (UnshieldedTwistedPair) Cabos blindados: •FTP (FoiledTwistedPair) •STP (ShieldedTwistedPair) •SSTP (ScreenedTwistedPair)

6 Cabos UTP São os mais comuns em instalações residenciais e comerciais (Cat5e). UnShielded Twisted Pair usado para interior. Sem malha de protecção contra ruídos externos (máximo de 150 m com velocidades de 10 Mbp, 100 Mbp ou 1 Gbp).

7 Cabos Blindados FTP: possuem somente blindagem externa.
Blindagem protege contra interferência entre dois ou mais cabos. STP: possuem blindagem interna (individual). Blindagem protege contra interferência entre os pares do cabo.

8 SSTP: possuem ambos os tipos de blindagem.
Blindagem protege contra interferências externas e internas.

9 Cravagem de cabo 1º Pegue numa quantidade de fio há sua medida antes de descarnar e colocar a capa protectora. 2º Retire a capa externa do cabo, deixando cerca de 3cm dos fios torcidos. Tenha cuidado para cortar somente a parte externa, e nenhum fio. Depois de remover esta capa, vai haver oito fios torcidos em 4 pares. Cada par tem um fio de cor sólido, e outro é branco com uma lista colorida a combinar com o seu par. Por vezes um fio branco também está presente.

10 3º - Inspeccione os fios para ver se algum deles foi partido ao cortar a parte externa. Se algum deles estiver com o cobre exposto, corte todos os fios rente ao corte da mesma parte, comece tudo de novo. Fios expostos vão causar linha cruzada, perda de performance ou simplesmente não conectar. É importante a capa de todos os fios internos e intacta.

11 4º - Desenrole os pares deixando-os alinhados e achatados entre os seus dedos. O cordão branco pode ser cortado e posto fora. 5º - Ordene os fios baseado na especificação que está a seguir. Coloque os fios na seguinte ordem, da esquerda para a direita: 1)Branco/Laranja 2)Laranja 3)Branco/Verde 4)Azul 5)Branco/Azul 6)Verde 7)Branco/Castanho 8)Castanho

12 6º - Acerte os fios para que fiquem paralelos entre os seus dedos
6º - Acerte os fios para que fiquem paralelos entre os seus dedos. Verifique se a ordem deles continua a mesma. Corte a capa de todos os fios alinhados, a 19mm da base. Os cortes devem deixar os fios intactos e alinhados. Este passo é importante, pois fios tortos ou meio partidos não vão fazer contacto dentro do cabo por traçado, e pode estragar todo o cabo.

13 7º - Mantenha os fios alinhados enquanto os coloca dentro da ficha RJ-45 com a parte chata para cima. O fio branco/laranja deve estar a esquerda, na direcção para baixo no conector. Podemos ver se todos os fios entraram nos seus lugares olhando o conector da frente, deve haver um fio em cada buraco. Podemos ter que forçar um pouco para empurrar os pares de fios no conector. Pelo menos 6mm da capa do cabo deve entrar para dar firmeza ao cabo. Podemos também precisar esticar a capa para conseguir isto. Certifique-se uma última vez que os fios estão em ordem correcta antes de cravar o cabo.

14 8º - Coloque os fios no alicate de cravar, aperte com força o cabo
8º - Coloque os fios no alicate de cravar, aperte com força o cabo. Vais ouvir uns sons característicos, e depois de ter terminado o cabo vai voltar para a posição de aberto. 9º - Repita com o outro lado do cabo. O modo como vai prender o outro lado.

15 10º - Teste o cabo para garantir o seu funcionamento
10º - Teste o cabo para garantir o seu funcionamento. Cabos incompletos e mal montados podem causar muita dor de cabeça mais a frente. Com o advento do “Power-over-Ethernet” (electricidade via Ethernet), cabos mal presos podem danificar seriamente o equipamento. Um testador de cabos pode verificar esta informação com precisa. Se tiver um, teste a conectividade passo-a-passo.

16 Cabo Coaxial Este tipo de cabo é constituído por diversas camadas concêntricas de condutores e isolantes, daí o nome coaxial. O cabo coaxial é constituído por um fio de cobre condutor revestido por um material isolante e rodeado de uma blindagem. Este meio permite transmissões até frequências muito elevadas e isto para longas distâncias.

17 Tipos de Cabos Coaxial:
Cabo Coaxial Fino: O cabo coaxial fino, também conhecido como cabo coaxial banda base ou 10Base2, é utilizado para transmissão digital e possui impedância característica geralmente de Zo=50 Ω. É o meio mais largamente empregado em redes locais. Cabo Coaxial Grosso: O cabo coaxial grosso, também conhecido como cabo coaxial de banda larga ou 10Base5, é utilizado para transmissão analógica. O cabo coaxial grosso, possui uma blindagem geralmente de cor amarela.

18 Fibra Óptica Fibra óptica é um pedaço de vidro ou de materiais poliméricos com capacidade de transmitir luz. Tal filamento pode apresentar diâmetros variáveis, dependendo da aplicação, indo desde diâmetros ínfimos, da ordem de micrómetros (mais finos que um fio de cabelo) até vários milímetros.

19 Tipos de Fibra Óptica Monomodo: Multimodo:
Permite o uso de apenas um sinal de luz pela fibra. Dimensões menores que os outros tipos de fibras. Maior banda passante por ter menor dispersão. Geralmente é usado laser como fonte de geração de sinal. Multimodo: Permite o uso de fontes luminosas de baixa ocorrência tais como LED´s (mais baratas). Diâmetros grandes facilitam o acoplamento de fontes luminosas e requerem pouca precisão nos conectores. Muito usado para curtas distâncias pelo preço e facilidade de implementação pois a longa distância tem muita perda


Carregar ppt "Meios de transmissão Rafael Martins nº1 PA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google