A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto."— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto

2 ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto ANALISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Conteúdo Programático desta aula Contextos de produção das atividades de linguagem Tipos de variação linguística Noção de texto Coesão e coerência Noção de hipertexto BAÚ

3 ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto As atividades de linguagem são exercidas em diferentes contextos. Para contextos diferentes há linguagens diferentes O ser humano possui a capacidade de adequar sua fala, o que é permitido devido à faculdade da linguagem.

4 ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto

5 ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto REFLETIR Não se pode encarar a língua simplesmente como uma quantidade de palavras que comunicam. A língua faz parte da maneira de ser do indivíduo como um todo. Caso contrário, não necessitaria estar adequada.

6 ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto EXEMPLO: O paciente vai ao médico para se consultar e fala ao médico: AÍ, DOUTOR, TÔ COM UMA DOR DE CABEÇA DANADA, ME ARRANJA UM COMPRIMIDO AÍ... A língua é uma instituição social. Numa mesma comunidade todos necessitam conhecer e dominar a mesma estrutura linguística, porém, há variações.

7 ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto COMO ISSO É POSSÍVEL ?

8 ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto ATENTE PARA OS TIPOS DE VARIAÇÕES DESCRITAS NOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS: Variações diatópicas ou geográficas Variações diastráticas ou sociais Variações diafásicas ou situacionais Variações diacrônicas

9 ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto ATENTEM PARA O SEGUINTE: Se todos se entendem dentro de uma mesma comunidade, apesar das variações, é porque há uma estrutura básica que não é modificada. Portanto, há uniformidade na diversidade.

10 ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Como a língua serve também à comunicação, vamos verificar o que serve a essa comunicação. Se admitimos que há uma estrutura que é básica para o entendimento das pessoas, poderia ser, por exemplo, algo como: 1)Causado embora então gato alienável disponibilidade. 2)A repercussão daquela situação foi muito grande, ainda que houvesse cuidado em desmentir o fato. 3) A casa é 4) Silêncio!

11 ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto 1)Possui várias palavras legítimas da Língua Portuguesa, no entanto, com esse agrupamento, não formam uma ideia; 2)Nesta sequência, a organização das palavras permite que haja uma ideia transmitida; 3)Percebemos palavras legítimas na língua e encadeamento que conduz a determinada comunicação, contudo, a ideia não está completa; 4)Temos, nesta ocorrência, uma ideia completa transmitida através de uma palavra apenas.

12 ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto DAÍ, O QUE PODEMOS DEDUZIR? Para haver comunicação de uma ideia completa, não há obrigatoriedade de uma grande quantidade de palavras. Necessitamos de combinações que comuniquem uma ideia completa.

13 ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Podemos ter uma ideia completa comunicada através de uma única palavra? Silêncio! Fogo!

14 ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Temos, assim, a noção de texto como sendo unidade mínima de comunicação, que pode conter, no mínimo, uma palavra, e não possui quantidade máxima. Ex.: A bíblia é um texto assim como a palavra silêncio também é. Avancemos, então:

15 ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto O que diferencia um texto de um amontoado de palavras que não produzem sentido ? Podemos dizer, basicamente, que a maneira como as palavras estão conectadas - a coesão - e o sentido que a mensagem produz - a coerência - são os pontos fundamentais de entendimento do texto.

16 ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto EXEMPLO Bandidos matam cabo da PM durante arrastão no Rio 07:27 | 08 de Julho de 2009 Por Ricardo Valota São Paulo - Um arrastão contra pedestres e motoristas no bairro de Irajá, na zona norte do Rio de Janeiro, terminou ontem à noite com a morte do cabo Alexandre Pereira dos Santos, lotado no 6º Batalhão, da Tijuca. Quatro bandidos armados, após atacar pedestres e motoristas nas ruas da região, resolveram investir contra Pereira, que, de folga e à paisana, deixava a casa de sua mãe. Sem saber que a vítima era um policial, o grupo exigiu um cordão de ouro que estava no pescoço do cabo, de 36 anos. O policial então sacou uma pistola, o que deu início a um tiroteio.

17 ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Baleado, Pereira, que teve a arma roubada, foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento do bairro, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. A quadrilha fugiu de carro. Nenhum suspeito foi localizado pela polícia durante a madrugada. O latrocínio - roubo seguido de morte - foi registrado no 27ª Distrito Policial (DP), de Vicente de Carvalho. AS MARCAÇÕES COLORIDAS MOSTRAM OS ELOS COESIVOS, PARA NÃO SERMOS REPETITIVOS.

18 ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto A coerência diz respeito ao sentido, à unidade da mensagem: Ex.: Um aspecto importante na constituição de uma vida saudável portanto não serão visitados pela paróquia da igreja, a qual não está vestida adequadamente para o evento.

19 ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Note que, no exemplo, não entendemos a mensagem porque a unidade do texto não foi seguida, ou seja, foram introduzidos outros tópicos que não têm continuidade. A coesão e a coerência não estão restritas ao universo das palavras. Um texto pode apresentar outros elementos como responsáveis pelo entendimento, por exemplo; figuras, desenhos, tabelas etc., que são essenciais para a compreensão da mensagem, é o chamado hipertexto.

20 ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Hipertexto - conexão entre as informações que pode ser lida em diferentes sequências. O leitor segue vários caminhos para desvendar a mensagem, segue, inclusive, links. Portanto, é necessário exercitar a habilidade de estabelecer relações entre o texto e outros elementos que o compõem. Interp. figura

21 ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto VEJAMOS

22 ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Para cada situação temos uma linguagem diferente, importante é sabermos adequá-la a cada contexto; A língua possui uma uniformidade que convive com as variações (geográfica, social, situacional, diacrônicas) O texto é uma unidade de comunicação que transmite uma ideia completa através de coesão e coerência O hipertexto conecta informações de figuras, desenhos, links, além de palavras. RESUMINDO O QUE VIMOS NESTA AULA:

23 ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto OBRIGADA! ATÉ A PRÓXIMA AULA!


Carregar ppt "ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google