A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Agricultura Tradicional/ convencional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Agricultura Tradicional/ convencional"— Transcrição da apresentação:

1 Agricultura Tradicional/ convencional

2 O que é a agricultura Convencional?
Tipo de actividade agrícola que utiliza técnicas rudimentares, destinando-se a sua produção ao consumo familiar. Apresenta baixo rendimento e baixa produtividade. É essencialmente praticada nos países em desenvolvimento.

3 Vantagens A manutenção da saúde: directamente das famílias que vivem no campo e indirectamente das famílias que vivem nas cidades (pois essas não bebem água contaminada com químicos e nem comida contaminada).

4 Vantagens A manutenção da biodiversidade: As plantas e animais selvagens que circulam pelas redondezas das quintas não são afectados e permanecem vivos dando continuidade ao ciclo da natureza, aos ecossistemas.

5 Vantagens A manutenção da autonomia do camponês: Plantando sem usar veneno e sementes geneticamente modificadas (que geram frutos inférteis), os camponeses não dependem das grandes multinacionais de produtos agrícolas. Livres dessa dependência podem sobreviver sem sentir os efeitos das variações dos preços desses produtos.

6 Desvantagens Dependência das condições naturais;
Fraca produtividade (pouca qualidade); Envelhecimento e baixa instrução da população que pratica a agricultura tradicional; Desertificação física e humana; Esgotamento dos solos; A monocultura degrada a paisagem

7 Características Produzir para consumo próprio, ou para venda em quantidades reduzidas; Efectuar as tarefas manualmente ou com maquinaria pequena; Épocas adequadas para plantar; Reaproveitar produtos que já foram semeados, para nova plantação; Não utilizar pesticidas em grandes quantidades.

8 Impactes ambientais A desertificação; A erosão;
A diminuição do teor orgânico dos solos; A contaminação por metais pesados; A impermeabilização (compressão devido ao uso de ferramentas pesadas); Empobrecimento da biodiversidade (pesticidas); Salinização.

9 Ana Gonçalves Ana Martins Eliana Silva Élvio Mendonça Sérgio Inácio
STC_6 – Ruralidade e Urbanidade Formadora: Maria Canudo Data: 24/01/2011 Ana Gonçalves Ana Martins Eliana Silva Élvio Mendonça Sérgio Inácio


Carregar ppt "Agricultura Tradicional/ convencional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google