A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mecanização e Automação nos Campos Experimentais da Embrapa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mecanização e Automação nos Campos Experimentais da Embrapa"— Transcrição da apresentação:

1 Mecanização e Automação nos Campos Experimentais da Embrapa
Diretoria Executiva de Administração e Finanças Reunião de Gestores, 21/11/ 2013 Brasília-DF

2 Impactos na eficiência e eficácia das atividades de suporte à P&D&I
Situação Atual Alta dependência de trabalho humano: 2.876 empregados com área de atuação localizada nos campos experimentais e laboratórios das Unidades. Convivência com dificuldades administrativas: Horas extra; Riscos de processos judiciais ( com 529 processos de insalubridade, sendo 515 entre 2009 e 2013). Defasagem tecnológica: Diagnóstico 2009 indicou forte necessidade de investimentos. Exemplo: 59,7% das máquinas em situação regular ou ruim. Impactos na eficiência e eficácia das atividades de suporte à P&D&I

3 Histórico de Ações PAC-Embrapa 2008-2010
Grande demanda reprimida + orçamento limitado = foco limitado à recuperação de passivos Investimentos Anuais em Infraestrutura Aportes continuados + orçamento insuficiente + ausência de ação estruturada = avanços importantes, mas insuficientes Conquistamos avanços, mas precisamos avançar na mecanização e na automação para manter a Embrapa competitiva!

4 Objetivos Aumento na qualidade do resultado do trabalho – eficácia;
Redução do tempo na realização das operações – eficiência; Maximização do uso da mão de obra disponível; Aumento na segurança e saúde do trabalhador; Maior facilidade e leveza para execução do trabalho.

5 Comparando Soluções Mecanização e Automação VERSUS NOVAS CONTRATAÇÕES
Indisponibilidade de vagas; Demandas concorrentes de outras áreas; Cenário desfavorável ao aumento de quadro; Obrigatoriedade do concurso dificulta contratação; Indisponibilidade de oferta de trabalhadores aptos ao campo; Soluções possivelmente complementares.

6 Comparando Soluções Mecanização e Automação VERSUS TERCEIRIZAÇÃO
Contratação complexa; Limitações ao uso com PCE, CLT etc.; Impacto significativo nas contas de custeio; Responsabilidade trabalhista solidária; Risco à segurança da informação e do conhecimento. Soluções possivelmente complementares.

7 Adoção de Tecnologias Deixar o cabo da enxada e rumar para a modernidade, fazendo por nós, aquilo que ensinamos aos agricultores brasileiros.

8 Estratégia de Implementação
Reconhecimento do problema Avaliação estratégica de soluções Comprometimento da alta gestão Sensibilização da organização Estruturação de Ação Gerencial Benchmarking e catálogo de soluções (interno e externo) Orçamentação e estratégia de financiamento Modernização ótima dos Campos piloto (*) Expansão escalonada da ação a outros campos (*) aquisição de maquinário poderá ser amplo para gerar ganho de escala na compra.

9 Unidades Piloto Semiárido Agrossilvipastoril Arroz e Feijão
Gado de Leite (José Bruschi) Soja Clima Temperado (Terras Baixas) Critérios predominantes na escolha: distribuição geográfica dos campos; facilidade de acesso; infraestrutura em boas condições; amostragem de produtos agropecuários e operações; suporte a diferentes núcleos de pesquisa (hub); contexto econômico e tecnológico do entorno; apelo social, político ou econômico do campo ou da cultura nele predominante.

10 Obrigada


Carregar ppt "Mecanização e Automação nos Campos Experimentais da Embrapa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google