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Professor Leonardo Aula de Véspera 01. Depois de anos de interrupção, ocorreu no ano de 2005 a retomada de lançamentos do.

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1 Professor Leonardo Aula de Véspera 01. Depois de anos de interrupção, ocorreu no ano de 2005 a retomada de lançamentos do ônibus espacial pela NASA, desta vez com sucesso. Nas imagens divulgadas do dia-a-dia no ônibus espacial girando ao redor da Terra, pudemos ver os astronautas realizando suas atividades, tanto fora da nave como no seu interior. Considerando que as órbitas da nave e dos astronautas sejam circulares, analise as afirmações seguintes.

2 Professor Leonardo Aula de Véspera I. Não há trabalho realizado pela força gravitacional para manter um astronauta em órbita ao redor da Terra. Verdadeira II. A aceleração de um astronauta girando ao redor da Terra deve-se exclusivamente à ação da força gravitacional. Verdadeira III. A velocidade vetorial do astronauta ao redor da Terra é constante. Falsa

3 Professor Leonardo Aula de Véspera Estão corretas as afirmações: a) II, somente. b) III, somente. c) I e II, somente. d) II e III, somente. e) I, II e III.

4 Professor Leonardo Aula de Véspera 02. Um bloco de massa igual a 0,5 kg é abandonado, em repouso, 2 m acima de uma mola vertical de comprimento 0,8 m e constante elástica igual a 100 N/m, conforme o diagrama. Calcule o menor comprimento que a mola atingirá. Considere g = 10 m/s 2.

5 Professor Leonardo Aula de Véspera

6 Professor Leonardo Aula de Véspera cm 30 0,30m 0,5-0,8 L logo m, 0,5x :temos equação, a Resolvendo 0x2x10x x2 x )x2(105,0 xK 2 1 )x2(gm min pot B A elástica grav

7 Professor Leonardo Aula de Véspera Exercício 03: Exercício 03: Para melhorar a sustentação de um edifício pelo solo, os engenheiros utilizam uma máquina chamada bate-estacas, que crava, verticalmente no solo, compridas estacas de cimento para construir o edifício sobre elas. A sustentação é melhorada devido as forças de resistências que o solo exerce sobre toda a superfície da estaca. Para cravar as estacas, motores levantam, através de cabos, um grande bloco resistente, sob a ação do campo gravitacional, até uma certa altura acima da extremidade superior da estaca, e soltam-no em queda livre.

8 Professor Leonardo Aula de Véspera O bloco colide com a extremidade superior da estaca, fincando-a uma certa profundidade no solo. Esse movimento é repetido várias vezes, até conseguir a penetração desejada da estaca no solo. Considerando apenas a força que o solo aplica na estaca como dissipativa, é correto afirmar:

9 Professor Leonardo Aula de Véspera (001) Enquanto o bloco está subindo, apenas o cabo realiza trabalho sobre o bloco. Falsa (002) Após o bloco ser solto, sua velocidade aumenta porque a energia potencial gravitacional é convertida em energia de movimento. Verdadeira

10 Professor Leonardo Aula de Véspera (004) Enquanto a estaca está sendo cravada, a força que o solo aplica na estaca é a reação da força peso da estaca. (008) Enquanto a estaca está sendo cravada, a força que a estaca faz no solo é maior que a força que o solo faz na estaca. Falsa

11 Professor Leonardo Aula de Véspera (016) Enquanto a estaca está sendo cravada, a força peso da estaca não realiza trabalho. Falsa (032) A força que a estaca faz no bloco é a reação da força que o bloco faz na estaca. Verdadeira

12 Professor Leonardo Aula de Véspera Uma balança assentada no piso de um elevador em repouso registra a massa (m) de um bloco colocado sobre a mesma balança (figura ao lado). Seja (m) o valor da massa lido na balança quando o elevador está em movimento. É correto afirmar que: Exercício 04:

13 Professor Leonardo Aula de Véspera (001) m = m se o elevador desce em movimento uniformemente acelerado. Falsa (002) m > m se o elevador sobe em movimento uniformemente acelerado. Verdadeira

14 Professor Leonardo Aula de Véspera (004) m = m se o elevador desce em movimento uniforme. Verdadeira (008) m < m se o elevador desce em movimento uniformemente retardado. Falsa (016) m = 0 se o cabo do elevador se rompe e há queda livre. Verdadeira Corretas: =022


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