Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLuiza Carreiro Ximenes Alterado mais de 6 anos atrás
1
UNIDADE 1 A plataforma Moodle e suas ferramentas
Olá Turma! Vamos a mais duas ferramentas do Moodle. Tudo bem? Diário e Wiki
2
Diário
3
É um espaço onde os alunos podem registrar seu andamento do curso, ou uma experiência que significou muito para este aluno, promovendo um lugar para que o aluno possa refletir, sendo orientado por um moderador. O professor/moderador pode fazer comentários a cada anotação no Diário (feedback). Esses comentários só poderão ser visualizados pelo estudante e pelo professor/moderador. Os diários podem ser criados por tópicos, por capítulos, por semana, entre outros. Como de costume, uma definição para entendermos a concepção da ferramenta
4
Profa. Silvana Salomão nos fala de algumas potencialidades pedagógicas dessa ferramenta;
Disponível em:
5
Vamos ao passo-a-passo?
Utilizando o Diário Vamos ao passo-a-passo? Os campos do diário são a descrição da tarefa e um botão “Iniciar ou editar a minha anotação” clicando nele é possível escrever sua resposta. Após ter escrito, clique em “Salvar Mudanças” e pronto reflexão entregue! Se você não gostar do que escreveu ou precisar mudar conforme a resposta do professor, clique em “Iniciar ou editar a minha anotação” novamente edite-o e salve. Este tipo de atividade não tem prazo de entrega definido, vai de acordo como foi definido pelo professor.
6
Depois clique no botão “Iniciar ou editar a minha entrada no diário”
Na página inicial da disciplina, no tópico da semana, clique sobre o ícone do diário para começar a utilizá-lo Não há mistério. É só abrir o diário e começar a escrever. O seu professor (coordenador ou tutores) visualizará seu texto e poderá fazer comentários se achar necessário Depois clique no botão “Iniciar ou editar a minha entrada no diário”
7
Wiki
8
Você conhece a Wikipedia?
Pois é... Ela é um tipo de Wiki, isto é, um texto construído por vários autores; ela é uma enciclopédia construída colaborativamente. Vou postar um vídeo para vocês entenderem melhor o princípio da escrita colaborativa. Wiki é uma ferramenta para trabalho em grupo desenvolvendo um texto online colaborativo. Qualquer aluno pode acessar a wiki através do ícone a ela correspondente. Os alunos podem inserir editar ou apagar trechos do texto. Mas não se preocupem se algum outro aluno apagou ou modificou o trecho do texto que fez, pois a wiki armazena as versões anteriores de cada aluno que podem ser recuperadas a qualquer momento.
9
Pelo exemplo da Wikipedia, já deu pra perceber que Wiki não é uma ferramenta exclusiva do Moodle.
Existem outras plataformas Wikis bem famosas. Por exemplo, o Google Docs (do GMail), o Outlook (antigo Hotmail) e também a plataforma Wikispace (em Inglês). Todas são muito boas e proporcionam a experiência da escrita colaborativa online.
10
Passa-a-passo da Wiki
11
1- Clicar sobre o ícone da Wiki.
Se a página ainda não estiver formatada, selecione o formato. Depois clique em “criar página”
12
Observe esses botões. Eles indicam suas opções de “manuseio” da Wiki
Um dos mais importantes é o “Editar”. Para futuras alterações na sua Wiki Observe esses botões. Eles indicam suas opções de “manuseio” da Wiki Aqui você insere o seu texto e o formata como quiser. Não esqueça de Salvar as suas alterações.
13
Agente se encontra lá no Fórum!
Pronto! Agora é hora de ler as Orientações Detalhadas sobre as tarefas da semana. Agente se encontra lá no Fórum!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.