A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instalação do Windows XP. 1. Reinicie o seu PC e aperte a tecla DEL (que é a mais usada na maioria dos computadores para entrar na Bios).

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instalação do Windows XP. 1. Reinicie o seu PC e aperte a tecla DEL (que é a mais usada na maioria dos computadores para entrar na Bios)."— Transcrição da apresentação:

1 Instalação do Windows XP

2 1. Reinicie o seu PC e aperte a tecla DEL (que é a mais usada na maioria dos computadores para entrar na Bios).

3 2. Vai aparecer uma tela que lhe permite configurar todos os aspectos relativos à configuração do hardware do seu computador. Importa salientar que existem Bios diferentes e como tal nem todas as definições se encontram no mesmo local. Vamos apresentar os dois casos mais comuns.

4

5 3. No caso de possuir uma Bios semelhante à representa nas imagens apenas teria que ir à op ç ão Boot, e escolher Boot Device Priority

6

7 4. Nessa op ç ão o CDROM tem sempre que aparecer primeiro que o Disco R í gido de forma a que o boot possa ser feito a partir do CD. Caso contr á rio o sistema ira iniciar do disco r í gido ignorando o que se encontra no leitor. Sintetizando, não h á qualquer problema em ter o drive de disquetes em primeiro lugar. Tenham é aten ç ão a posi ç ão do CD-ROM em rela ç ão ao disco r í gido. CD-ROM sempre primeiro. No caso de possuir uma bios diferente desta da American Megatrends, por exemplo uma da AMIBIOS, teria de seleccionar a op ç ão Advanced Bios Features e a í procurar pela op ç ão Boot Device. Não se esque ç a CD-ROM sempre primeiro que o disco r í gido. J á est á ? Muito bem então grave as altera ç ões e saia da Bios.

8

9 A instala ç ão do Windows

10 1. Quando a instalação do Windows vai aparecer em primeiro lugar um menu de Boas Vindas ao programa de configuração. Aí clique no Enter para dar inicio ao processo de instalação do Windows XP.

11

12 2. Vai surgir uma janela que mostra o contrato de licen ç a do Windows XP. Vamos concordar com o mesmo e como tal damos um clique em F8.

13

14 3. Neste caso não temos nenhuma partição nosso disco rígido, e tudo o que temos de fazer é apertar a tecla Enter, mas podíamos ter. Ora nesse caso em vez de aparecer uma janela na qual aparece a informação Espaço não particionado, teríamos uma informação do genero: C: Partição 1 [FAT32] ou [NTFS]. Neste caso para a eliminar teríamos que carregar na tecla em seguida quando aparecesse uma nova tela a dizer que a partição que pretendemos eliminar é uma partição do sistema,apertamos o Enter. Agora após eliminar a partição irá obter uma tela que diz Espaço não particionado. Aperte Enter.

15

16 4. É nesta nova janela que vamos definir o espaço que queremos dar a partição. Poderá criar uma partição que use todo o espaço do disco rígido ou então por exemplo criarmos uma só com metade do espaço disponível. Contudo como neste guia queremos simplificar ao máximo o processo da instalação definimos o espaço máximo. Ou seja se o espaço disponível no disco rígido é de MB criamos uma partição com Ou seja se tiver um disco de MB, 40GB, o tamanho da sua partição será Aperte a tecla Enter para criar.

17

18 5. Agora ir á aparecer uma tela com a informa ç ão do C: Parti ç ão 1 (Novo ). Aperte a tecla Enter.

19

20 6. Na nova tela escolha a opção Formatar a partição utilizando o sistema de arquivos NTFS. Poderá também optar por uma formatação rápida mas recomendamos a terceira opção. Ou seja em NTFS e não rápida. Porque razão devemos escolher NTFS? Bem, em primeiro lugar é um sistema bastante seguro e além disso suporta arquivo com mais de 4GB, coisa que não acontece com a FAT. Este aspecto é particularmente útil para todos aqueles que trabalham com edição de vídeo e afins. Após selecionar a opção pretendida com os cursores aperte Enter.

21

22 7. Irá ter inicio a formatação. Dependendo da dimensão do disco este processo poderá levar de 5 a 30 minutos ou até mais.

23

24 8. Após o disco estar formatado e os primeiros arquivos estaram copiados o seu computador vai ser reiniciado.

25

26 9. A instalação do Windows XP vai ser retomada. Aguarde. Vão sempre sendo indicados os minutos que faltam para que o processo de instalação ficar concluído.

27

28 10. Quando lhe surgir a janela para definir as opções regionais e de idioma uma vez que esta versão do Windows XP é em Português não terá de fazer qualquer tipo de alterações e pode dar um clique e seguir. Agora já pode continuar com o processo de instalação dando um clique em seguinte.

29

30 11. Na pr ó xima janela ter á que introduzir o seu nome de se desejar o nome da empresa. Não é obrigat ó rio. Clique em Seguinte.

31

32 12. Agora terá que introduzir o número de série do Windows. Procure no seu manual junto do certificado de autenticidade. Como indica na janela na parte inferior deste certificado.

33

34 13. De seguida ter á de introduzir o nome do seu computador. Escolha um nome a seu gosto. Não se esque ç a que não pode ter mais do que 15 caracteres nem espa ç os.

35

36 14. Agora caso seja necessário acerte os aspectos relativos à data e hora e também ao Fuso Horário. Na versão portuguesa não é necessário alterar o Fuso horário.

37

38 15. Agora aguarde enquanto o Windows XP é instalado.

39

40 16. Assim que o Windows estiver instalado vai aparecer uma janela de Boas Vindas ao sistema operacional da Microsoft. Clique em seguinte.

41

42 17. Agora irá surgir uma janela que o questiona a forma como se vai ligar à Internet. Se possuir uma ligação à ADLS escolha ignorar uma vez que o seu ISP lhe forneceu certamente um CD de instalação do modem e ainda os dados relativos ao seu acesso. No caso de possuir um operador por cabo como a Netcabo então escolha Rede Local (LAN). Clique em Seguinte.

43

44 18. Agora na Configuração de uma ligação de banda larga coloque um visto na opção Obter um IP Automaticamente e também em Obter o DNS Automaticamente.

45

46 19. Agora vai aparecer uma janela que lhe pergunta se pretende ativar o Windows ou não? Pode ativá-lo logo aqui ou então fazê-lo mais tarde. Se pretender ativá-lo escolha a opção Sim, ativar o Windows através da Internet agora, caso contrário selecione a opção Não, lembrar-me periodicamente. Clique agora em seguinte.

47

48 20. A instala ç ão do Windows est á praticamente conclu í da. Resta-lhe apenas indicar o nome ou nick que ir á usar no computador.

49

50 21. É tempo de atualizarmos o Windows. Para isso vamos ao Menu Iniciar, e de seguida dentro de Todos os programas escolhemos Windows Update.

51

52 22. Se lhe aparecer uma janela a perguntar-lhe se pretende instalar e executar Windows Update clique em Sim.

53

54 23. Agora clique em Pesquisar por atualizações.

55

56 24. Vão ser encontradas certamente um grande n ú mero de atualiza ç ões que vão servir para proteger o seu sistema. Ora clique em Rever e instalar atualiza ç ões. Se o seu Windows XP ainda não possui o Service Pack 1 vai-lhe aparecer uma mensagem a vermelho indicando que o total de items selecionados inclui um item exclusivo que tem que ser instalado separadamente de outras atualiza ç ões. Clique em Instalar Agora. A primeira atualiza ç ão a ser instala ser á o Service Pack 1, uma vez que muitas das atualiza ç ões criticas encontradas são resolvidas por este pacote.

57

58 25. Vai-lhe aparecer uma nova janela com a mesma informação acerca do item exclusivo que neste caso é o Service Pack 1. Clique em Ok.

59

60 26. O Service Pack 1 vai ser instalado. Este processo irá demorar algum tempo como tal aguarde. Após a instalação do mesmo será pedido que reinicie o seu computador. Faça isso enquanto o mesmo tiver reiniciado faça de novo o processo de atualização do Windows Update. Deverá fazê-lo até que à parte de atualizações críticas e Service Packs apareça o número 0. Das outras atualizações que se encontram sob o separador Windows XP deve dar especial atenção ao DirectX9 e também ao Windows Media Player 9. Instale estes componentes. Agora já temos o Windows XP atualizado e instalado, apenas faltam os programas de que necessitamos para trabalhar e também os drivers. Vai encontrar também uma lista dos sites onde poderá fazer download dos drivers que possa necessitar.

61

62 Bibliografia: Bibliografia: –Site:http://www.winajuda.com/ –Site:http://www.cdrwxp.co.pt/


Carregar ppt "Instalação do Windows XP. 1. Reinicie o seu PC e aperte a tecla DEL (que é a mais usada na maioria dos computadores para entrar na Bios)."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google