A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade de Brasília/FE/PIE1. 2 3 4 escrita cuneiformehieroglifos pergaminhopapiro tipografiagazetas manuscritoscódices.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade de Brasília/FE/PIE1. 2 3 4 escrita cuneiformehieroglifos pergaminhopapiro tipografiagazetas manuscritoscódices."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade de Brasília/FE/PIE1

2 2

3 3

4 4 escrita cuneiformehieroglifos pergaminhopapiro tipografiagazetas manuscritoscódices

5 Universidade de Brasília/FE/PIE5 Para responder, consulte: http://www.paremasmaquinas.com.br/histbrasil.htm http://www.klickeducacao.com.br/Conteudo/Referenc ia/CDA/Item_View/0,1655,886-portugues-21,00.html http://www.artevida.hpg.ig.com.br/historia_da_impre nsa.htm

6 Universidade de Brasília/FE/PIE6 Em 1746, no Rio de Janeiro, Antônio Isidro da Fonseca tentou abrir uma tipografia, contrariando as ordens de Portugal. Mal tinha ele imprimido quatro livros quando, no ano seguinte, foi deportado e a sua tipografia fechada e enviada para a metrópole. A ordem de apreensão dizia que, no Brasil, não é conveniente que se imprimam papéis no tempo presente, nem pode ser de utilidade aos impressores trabalharem no seu ofício.

7 Universidade de Brasília/FE/PIE7 Apesar das perseguições, dos percalços e do atraso, o Brasil hoje ocupa o terceiro lugar em número de jornais diários. Com 370 títulos, aproximadamente, perde apenas para a Índia (2300) títulos) e Estados Unidos (com 1.570), segundo dados da UNESCO, divulgados em 1992.

8 Universidade de Brasília/FE/PIE8 Se considerarmos a quantidade de jornais, talvez. Mas se for levado em conta a formação do público leitor, o Brasil até hoje ainda não se recuperou do atraso imposto pela Coroa Portuguesa. Cerca de 5 mil municípios ainda não possuem bibliotecas e o consumo per capita de livros é pequeno por pessoa (2,3).

9 Universidade de Brasília/FE/PIE9 http://www.multirio.rj.gov.br/cime/ME02/ME02_014.h tml http://www.pagebuilder.com.br/casinhafeliz/jornal5/pg 3.htm http://www.ines.org.br/ines_livros/24/24_002.HTM http://www.ines.org.br/ines_livros/24/24_PRINCIPAL. HTM

10 Universidade de Brasília/FE/PIE10 " Letramento é diversão É leitura à luz de vela Ou lá fora, à luz do sol. É uma receita de biscoitos Uma lista de compras, Recados colados na geladeira. Um bilhete de amor, Telegramas de parabéns e Cartas de velhos amigos. É um atlas do mundo... "

11 Universidade de Brasília/FE/PIE11


Carregar ppt "Universidade de Brasília/FE/PIE1. 2 3 4 escrita cuneiformehieroglifos pergaminhopapiro tipografiagazetas manuscritoscódices."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google