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Ferramentas da Qualidade para Controle da Qualidade e Resolução de Problemas.

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Apresentação em tema: "Ferramentas da Qualidade para Controle da Qualidade e Resolução de Problemas."— Transcrição da apresentação:

1 Ferramentas da Qualidade para Controle da Qualidade e Resolução de Problemas

2 FERRAMENTAS Fluxograma Lista de Verificação Diagrama de causa e efeito Diagrama de Pareto Histograma Diagrama de dispersão Brainstorming

3 FASE N DO PROCESSO INÍCIO FASE 1 DO PROCESSO FIM DECISÃO FLUXOGRAMA

4 PROBLEMA M Ê S TOTAL A B C D E TOTAL I IIIII IIIIIII III I I II IIII II IIIIIIII III IIIII I IIIIIIIIIII IIIIIII II II II LISTA DE VERIFICAÇÃO Lista de verificação são formulários usados para padronizar e verificar resultados de trabalho, ou para verificar e coletar dados que poderão ser úteis para clarificar e identificar problemas

5 Diagrama causa e efeito OU Diagrama de Ishikawa OU Espinha de Peixe O diagrama de causa-e-efeito mostra sistematicamente as relações entre problemas no trabalho(efeito) e suas causas. Na solução de problemas, seleciona-se como efeito o problema que se deseja solucionar, e então busca suas causas.

6 Diagrama Causa e Efeito CAUSA PRIMÁRIA CAUSA SECUNDÁRIA CAUSA SECUNDÁRIA CAUSA SECUNDÁRIA CAUSA SECUNDÁRIA CAUSA SECUNDÁRIA CAUSA SECUNDÁRIA CAUSA PRIMÁRIA EFEITO

7 Classes de causas: os 4 Ms PROBLEMA DE PRODUÇÃO MATERIALMÉTODO MÃO DE OBRAMÁQUINA

8 Causa e Efeito: Um Bom Restaurante Bom Restaurante pratos quentes pratos frios ingredientes preparo variedades higiene Atendimento Localização Instalações garçons Comida acesso maitre prédio decoração segurança silêncio limpeza paladar barman porteiro

9 ALTO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL Material Método Carro Motorista Não escutar o motor Uso incorreto das marchas Manutençã o do motor Pouco treinamento Falta de atenção Direção imprópria Ajuste marcha lenta Combustível fora de especificação Ajuste carburador Dirigir muito rápido Sempre atrasado Impaciência Calibração incorreta Falta de calibração Falta de conheciment o Manutençã o inadequada Falta de óleo Óleo incorreto Lubrificação inadequada Pressão pneus Velas Ajuste ignição manual do proprietário Desconhecimento do Rádio alto Problema de audição Falta de manual Diagrama Causa e Efeito: Variabilidade

10 Diagrama de Ishikawa: relação causa => efeito EFEITO MEIO AMBIENTE MÃO-DE-OBRAMÉTODO MATÉRIA-PRIMAMÁQUINAMEDIÇÃO Fornecedores Fornecimento próprio Deterioração Manutenção Instrumento Condições locais Inspeção Oficina Clima Físico Mental Informação Instrução Procediment o CAUSAS Fatores de qualidade Itens de verificação Características da qualidade Itens de controle PROCESSO FATORES DE PRODUÇÃO = 6M Figura 3.1 / pág 18

11 Ms Mão de obra MétodoMaterialMáquina Meio ambiente Medição Management (gestão) 4Ms 5o M5o M 6o M6o M 7o M7o M

12 Os 4 Ps 4 Ps PolíticasProcedimentos PlantaPessoal

13 Diagrama de causa e efeito Derrota em uma partida esportiva SaúdeMoral EstratégiaTécnica Descanso Relaxamento Divertimento Sono Tempo Profundidade Alimentação NutriçãoCalorias Quantidade Informação Análise Observação Avaliação da situação Experiências em partidas Programa QualidadeQuantidade Planejamento Tempo Regras Bom senso Estudo do adversário Movimento Força Velocidade Trabalho de equipe Cooperação Função Recomendação Repetição Modelo Forma Exercício Espírito de luta Encorajamento Orgulho Dedicação Compostura Calma Confiança Cuidado Paciência Concentração Fonte: KUME, H, Métodos estatísticos para melhoria da qualidade. São Paulo: Gente, 1993.

14 Diagrama de Pareto Pareto é um gráfico de barras mostrando uma estratificação de várias causas ou características de defeitos, falhas, reclamações, e outros problemas. O número ou custos dessas causas ou fenômenos são mostrados em ordem decrescente através de barras de tamanhos diferentes. Gráficos de Pareto são usados para correta e objetivamente identificar os problemas mais importantes, e clarear as metas a serem atacadas na solução de problemas

15 ABDCE D E F E I T O S P E R C E N T U A L DIAGRAMA DE PARETO

16 Diagrama de barras Número do contrato errado Código de preço errado Código do fornece- dor errado Número de peça errado Data de entrega errada Erros em pedidos de peças Freqüência de erros Porcentagem de erros

17 Defeitos por tipo - Tabela

18 Defeitos por tipo - ordenada

19 Defeitos por tipo - Diagrama de barras

20 Princípio de Pareto 20 % dos indivíduos 80 % do resultado

21 Histograma O histograma é uma forma gráfica de apresentar a distribuição de freqüências de uma variável. O histograma é um gráfico de barras verticais construído com os resultados da tabela de freqüências

22 Medidas de cintura

23 Tabela de classes e freqüências

24 Distribuição Normal ''''''' ±3 99,7% ± 68,3% ±2 95,4%

25 Parâmetros de uma distribuição Média Variância Desvio padrão

26 Diagrama de dispersão È um gráfico onde pontos de dois conjuntos de dados que compartilham de alguma dependência são colocados num gráfico. É um instrumento que permite saber se os dois conjuntos de dados são correlacionados

27 VARIÁVEL 1 VARIÁVEL 2 DIAGRAMA DE DISPERSÃO

28 Porcentagem de defeitos x pressão de sopro

29 Diagrama de dispersão

30 Correlação PositivaNegativa Provavelmente negativaProvavelmente positiva ''''''''''' y x ''''''''''' y x y x ''''''''''' y x '''''''''''

31 Sem correlação visível

32 Peso e altura de 50 pessoas 2,00- 1,95- 1,90- 1,85- 1,80- 1,75- 1,70- 1,65- 1,60- 1,55- 1,50- Altura (m) Peso (Kg) ''''''''''' ,00- 1,95- 1,90- 1,85- 1,80- 1,75- 1,70- 1,65- 1,60- 1,55- 1,50- Altura (m) Peso (Kg) homem mulher ''''''''''' a) 50 pessoas sem estratificação: não há correlação aparente b) as mesmas 50 pessoas, mas com estratificação de homens e mulheres: a correlação torna-se visível.

33 Brainstorming Tempestade de Idéias Brain = Idéia Storming = Tempestade

34 Brainstorming: Tempestade de idéias PreparaçãoBrainstormingSeleção convergente divergente convergente idéia! Esclarecer o problema e os objetivos Levantar um grande número de idéias Detalhar a solução mais adequada para implementação

35 Tipos de Brainstorming Estruturado participantes apresentam suas idéias segundo ordem pré-estabelecida. Não estruturado participantes apresentam suas idéias conforme elas ocorrem. Misto começa estruturado muda para não estruturado quando idéias escasseiam

36 Regras do Brainstorming

37 Seleção Selecionar idéias viáveis Agrupar idéias redundantes Melhorar idéias Escolher as melhores (votação múltipla) Estruturar solução (diagrama de afinidades)

38 6 SIGMAS – HISTÓRIO/DEFINIÇÃO A abordagem seis sigma foi desenvolvida pela Motorola, na d é cada de oitenta, com o objetivo de reduzir a taxa de falhas em seus produtos eletrônicos manufaturados. O programa foi elaborado com o severo desafio do desempenho livre de defeitos, e tinha como principais objetivos o aprimoramento da confiabilidade do produto final e a redu ç ão de sucata. A origem do padrão Seis Sigma est á num trabalho de benchmarking conduzido pela Motorola. Foram associados os dados internos de sua experiência de pedidos, pagamento de fatura e ordens de pagamento a outras estat í sticas vinculadas ao dia-a-dia nos Estados Unidos, como a precisão de contas de restaurante, perda de bagagem a é rea e prescri ç ão de medicamentos. Tamb é m foram pesquisadas empresas conhecidas como tendo alta qualidade e n í veis elevados de satisfa ç ão do cliente (conhecidas como best-in-class ) e comparadas com empresas m é dias. As empresas m é dias tinham taxas de falhas numa faixa de 3000 a por milhão de passos/procedimentos, o que é equivalente a um n í vel Sigma de 3 a 4. Os resultados das melhores empresas, as tais best-in-class, foram pr ó ximos a 3,4 falhas por milhão, que é equivalente ao n í vel de 6 Sigma.

39 SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia Figura : Tradução do nível da qualidade para a linguagem financeira.

40 OUTRAS FERRAMENMTAS Análise do campo de forças Benchmarking, 5 S 4 W 3 H = 4Q1POC (o que, quando, quem, quanto, porque, onde, como) Kamban Just in Time Ciclo PDCA ETC.


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